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Siscomex - Comércio Exterior

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  1. 3 points
    Não discuto a importância de um bom despachante para fazer as importações, mas cobrar até R$ 1.000,00 para habilitação no Radar é completamente absurdo. Se a empresa não tem nenhum problema com a documentação e o fiscal da Receita não for muito chato, qualquer pessoa com primeiro grau completo consegue juntar os documentos. O mais importante de tudo: VOCÊ NÃO PAGA NADA PARA TIRAR O RADAR! SE ENTREGAR A DOCUMENTAÇÃO ERRADA PODE MUITO BEM RETIFICAR QUANTAS VEZES FOR NECESSÁRIO. Claro que vai perder tempo, mas é melhor do que pagar R$ 1.000,00. São pouquíssimos os documentos solicitados: Art. 4º O requerimento de habilitação, na modalidade simplificada, será instruído com os seguintes documentos, conforme disposto no art. 10 da IN SRF nº 650, de 2006. http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/Legislacao/Ins/2012/IN1245/Anexo1IN12452012.doc Assinado e com firma reconhecida I - cópia do documento de identificação do responsável pela pessoa jurídica, ou do signatário do requerimento, se forem pessoas diferentes; e Copia autenticada de RG e CPF II - instrumento de outorga de poderes para representação da pessoa jurídica, quando for o caso. Se não precisa levar se você mesmo for dar entrada (...) I - cópia dos atos constitutivos da pessoa jurídica, ou de sua última consolidação, e alterações realizadas nos últimos dois anos; Se for ME, levar cópia autenticada do Requerimento de Empresário II - certidão simplificada da Junta Comercial expedida há, no máximo, noventa dias; Aqui em Pernambuco esta certidão pode ser solicitada até pela internet no site da Junta Comercial. No mesmo dia que eu paguei (R$ 28,00) recebi a certidão. III - relativos aos imóveis onde funcionam o estabelecimento matriz e o principal depósito da requerente: a) cópia da guia de apuração e lançamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR), com os dados cadastrais do imóvel; e Cópia autenticada do carnês de IPTU onde a empresa está instalada. O IPTU deve estar no nome de sua empresa ou se o imóvel for alugado o IPTU deverá estar no nome de quem celebrou o contrato de aluguel com sua empresa. Se for imóvel alugado, levar cópia do contrato de aluguel com todas as vias autenticadas. cópia da nota fiscal de energia elétrica ou de telefone do mês anterior ao da protocolização do requerimento. Conta simples de luz ou telefone que esteja em nome da sua empresa Aqui em Recife solicitaram outro documento, a inscrição estadual e a situação no Sintegra, mas a fiscal foi muito solícita. Ela entrou no site http://www.sintegra.sefaz.pe.gov.br/ imprimiu a via e anexou ao meu processo. Preenchi o requerimento e preparei toda esta documentação em menos de 2 hora (contando o tempo esperando no cartório pelas autenticações e reconhecimentos de firma). No mesmo dia entreguei na Receita Federal. O comunicado do deferimento chegou apenas 7 dias úteis após eu entregar a documentação. Tem algo de complicado nisso ai? Se precisar de ajuda no preenchimento do requerimento de habilitação podem me perguntar.
  2. 2 points
    O radar pode ser emitido por qualquer pessoa. O valor é cobrado pois exige observância e estudo das leis aduaneiras vigentes e demanda de disposição e tempo ( e muito, ultimamente ) para acompanhamento. Lembrar que quando um despachante esta correndo atrás da habilitação de radar, ele deixa de fazer fazer desembaraços, então nada mais justo cobrar. Abcs.
  3. 1 point
    Boa tarde , Para importação formal se faz necessário a empresa ou pessoa física possuir RADAR no siscomex e seu representante ou despachante ter perfil para acesso ao siscomex, só assim será possível fazer o despacho de importação.Notar que se for pessoa física não pode ser feito comercialização,em relação aos correios só pode ser feito importação de:peças como molas, presilhas, parafusos e gatilhos, mediante prévio Certificado Internacional de Importação fornecido pelo Exército. Ver Parte II, §§ 2 e 2.7, o CII anteriormente era solicitado via correios no exercito mas agora é tudo feito pelo siscomex, sendo necessário registro de licença de importação, ou seja, mesmo trazendo via correios, vai ser necessário ter RADAR. Pedro acredito que você só tenha conseguido fazer a LI, como você não conseguiu pagar os impostos quer dizer que não foi registrada a DSI - Eletronica. Para debitar os impostos do siscomex você vai precisa ir até o seu banco e pedir autorização de debito de impostos para empresa e o representante"você ou o despachante". Eu recomendo utilizar um despachante, pois qualquer dado errado na declaração você sai com um prejuízo minimo de R$ 500,00. Segue exemplo de carta para mandar ao banco. Ao Banco do Brasil S.A. Autorização * IMPORTADOR AUTORIZADO NOME CNPJ *DESPACHANTES AUTORIZADOS: NOME CNPJ A "EMPRESA OU PESSOA". autoriza o Banco do Brasil S.A. a debitar em sua conta corrente Nº , da Agência , sempre que apresentado via SISCOMEX, o(s) valor(es) referente(s) ao imposto de importação e do IPI vinculado, constantes da(s) declaração(ões) de importação (DI) enviada(s) pelo sistema integrado de comercio exterior - SISCOMEX, bem como o débito via sistema Mercante do AFRMM relativa(s) a(s) operação(ões) realizada(s) pelo(s) importador(es) ou pelo(s) despachante(s) acima identificados, sendo destes a responsabilidade exclusiva pelas informações, inclusive quanto aos valores, constantes da(s) declaração(ões) de importação.
  4. 1 point
    Ola amigo, Realmente o programa instalado (Desktop) não existe mais, o acesso se deve ser realizado pelo Portal Único, via web. http://portal.siscomex.gov.br/ https://portalunico.siscomex.gov.br/portal/ Segue link direto do módulo importação: https://www1.siscomex.receita.fazenda.gov.br/siscomexImpweb-7/login_cert.jsp Abraços,
  5. 1 point
    Antes fazia o pagamento dos tributos normalmente pelo ambiente Minhas Importações, nos correios, que aumentou, desde o ano passado; o limite de U$500 para U$3000, porém, ao que foi falado, para a RF, por se tratar de produto controlado, precisa disso. Não confirmei ainda.
  6. 1 point
    Elias, Estou com o mesmo problema e vaárias pessoas tambem...Minha saga de descobrir como conseguir acesso ao siscomex para cadastro de despachantes , já que tenho deferido meu processo de radar, já dura 01 mes... basicamente o que descobri, porque nem os fiscais sabem ao certo: se voce ja tem radar e aparece esta mensagem no siscomex, é porque o fiscal que deferiu seu radar, esqueceu de VINCULAR seu CPF ao CNPJ....Voce deve emitir os forms COTC 61 e a solcitação de Dossie digital de atendimento e entregar em uma sede da RFB....Com estes dois forms e boa vontade deles, voce terá acesso ao siscomex atraves do seu e-cpf.... eu ainda não tenho acesso apesar de fazer estes dois forms, mas como estão em greve a meses, tenho que esperar a boa vontade de um fiscal para fazer esta veinculação de cpf ao meu cnpj.... ESPERO AJUDAR AS PESSOAS COM ESTA " MINHA DESCOBERTA "......
  7. 1 point
    Bruno, complementando a resposta do colega Maicon, no objeto social tem que sempre constar importação. Pode ser o que você coloca abaixo ou mais abrangente ainda. 3 - objeto social - pode ser Comércio varejista de plantas e flores naturais e importação de plantas e flores naturais ? Quanto ao capital social, já vimos fiscais da Receita solicitarem liquidez em reais correspondente a mais de US$ 150 mil para conceder o Radar Ilimitado. Para o Expresso, não há tantas exigências e para o Limitado, o mesmo raciocínio se aplica do Ilimitado. Mário Lopes IBSolutions - Consultoria e Gestão de Importação e Exportação
  8. 1 point
    Ola Bruno, 1 - Nome empresarial - é necessário constar a palavra "importação" ? Não obrigatoriamente, mas já que vai constituir a empresa agora, é interessante mencionar. 2 - capital social - existe um valor mínimo ? Não, porém o valor do capital social vai ser considerado na obtenção do Radar. Notar que não basta apenas mencionar, precisa ser integralizado. 3 - objeto social - pode ser Comércio varejista de plantas e flores naturais e importação de plantas e flores naturais ? Seria interessante checar com o contador. Uma pergunta, a empresa já fez uma análise na legislação para importara estes produtos? Creio que deverá haver anuência do MAPA para importar produtos deste segmento. Abcs,
  9. 1 point
    Ola Edmar, isso mesmo que o amigo Moacir informou. Para fazer a habilitação via portal único, apenas empresas que possuam "QSA", ou seja, quadro societário, sendo assim MEIs e Empresários Individuais não conseguem, o portal ainda não esta pronto para isso. Então...só no "tradicional" mesmo.... Abcs,
  10. 1 point
    Prezado Edmar, bom dia! Através do Portal Único não é possível requerer habilitação de Empresário Individual (ME), o CNPJ não aparece conforme você menciona. Ao contatar a RFB, fui informado que para ME e EIRELI o requerimento da habilitação via Portal não funciona. Para EIRELI alguns colegas afirmam ter conseguido. No entanto a fundamentação e o motivo do veto não foi esclarecido. Para obter o registro eu faria o pedido via processo administrativo com petição informando o ocorrido a fim de evitar o indeferimento e arquivamento do pedido. Um Feliz 2018 para você, seus afetos e todos os participantes do Forum Siscomex. Um abraço do Moacir
  11. 1 point
    Talvez 7319-0/02 - Promoção de vendas..... Abcs,
  12. 1 point
    Ola Giuseppe, MEI pode sim atuar no comércio exterior, inclusive até obter a habilitação no Radar. Abcs,
  13. 1 point
    Ola Carlos Eduardo, bem vindo Com certeza irá agregar, pois classificação fiscal sempre exige muito conhecimento e conforme sabemos, a mesma pode ser o detalhe que separa o sucesso do caos! Abcs,
  14. 1 point
    Link atualizado pessoal: http://mkt.maino.com.br/planilha-nota-fiscal-importacao?utm_source=blog&utm_medium=post http://www.maino.com.br/
  15. 1 point
    Alexandre, suas importações estão limitadas aos US$ 50 mil pelo prazo de seis meses. Caso não seja necessário o valor, deverá entrar com um pedido de revisão de saldo. Normalmente a Receita Federal levará em consideração a apresentação de novos elementos como ativo circulante (conta, banco a receber) e recolhimento no mercado interno dos impostos. Abaixo seguem respostas. 1 - Devo já solicitar o envio como formal ou enviar como encomenda normal e caso caia em canal vermelho procedo com o desembaraço formal utilizando o radar? IBSolutions: a forma mais rápida é já pedir o formal. Se embarcar como Courier e cair para um formal, levará tempo para a documentação ficar disponível para o despachante. 2 - Posso pagar com paypal ou devo usar contrato de cambio ou outra forma de pagamento? IBSolutions: pode usar as duas formas de pagamento. Note que o contrato de câmbio tem um custo fixo por operação (sendo no banco ou casa de cambio) e o paypal tem o IOF do cartão de crédito, além da taxa do dólar ser diferenciada ás vezes. 3 - Referente a Mercadoria, sei que não podemos importar produtos de marca conhecida, porém se for marca chinesa existe algum problema? IBSolutions: não se pode importar de nenhuma marca sem a autorização do fabricante, independentemente se for famosa ou não. Não parta do princípio que a Receita olhará apenas para as marcas famosas. 4 - Como vou iniciar com uma importação pequena de no máximo 1000usd pretendo fazer o envio pela DHL express, posso contratar outro despachante que não seja a da própria DHL ? IBSolutions: Você deverá contratar um despachante que não seja da DHL para a liberação formal. Mas antes deverá seguir os procedimentos para que a carga venha Courier e seja liberada formalmente. Se informe na DHL. 5 - Qual é a média de custo ( impostos + taxas ) que terei ao fazer uma importação formal na faixa de 1000usd ? IBSolutions: O custo de qualquer importação formal vai depender de vários fatores como: origem e destino, peso e volume, classificação fiscal do produto entre outros. Sugerimos a realização de simulações de cenários de custo de importação antes do início da operação. Analisar a viabilidade de importação nesse momento é essencial. Atenciosamente, Mário Lopes IBSolutions - Gestão e Consultoria de Importação e Exportação
  16. 1 point
    Armando, em complemento à resposta acima, note artigo do Regulamento Aduaneiro. Art. 18. O importador, o exportador ou o adquirente de mercadoria importada por sua conta e ordem têm a obrigação de manter, em boa guarda e ordem, os documentos relativos às transações que realizarem, pelo prazo decadencial estabelecido na legislação tributária a que estão submetidos, e de apresentá-los à fiscalização aduaneira quando exigidos (Lei nº 10.833, de 2003, art. 70, caput): § 1o Os documentos de que trata o caput compreendem os documentos de instrução das declarações aduaneiras, a correspondência comercial, incluídos os documentos de negociação e cotação de preços, os instrumentos de contrato comercial, financeiro e cambial, de transporte e seguro das mercadorias, os registros contábeis e os correspondentes documentos fiscais, bem como outros que a Secretaria da Receita Federal do Brasil venha a exigir em ato normativo (Lei no 10.833, de 2003, art. 70, § 1o). Art. 19. As pessoas físicas ou jurídicas exibirão aos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil, sempre que exigidos, as mercadorias, livros das escritas fiscal e geral, documentos mantidos em arquivos magnéticos ou assemelhados, e todos os documentos, em uso ou já arquivados, que forem julgados necessários à fiscalização, e lhes franquearão os seus estabelecimentos, depósitos e dependências, bem assim veículos, cofres e outros móveis, a qualquer hora do dia, ou da noite, se à noite os estabelecimentos estiverem funcionando (Lei no 4.502, de 30 de novembro de 1964, art. 94 e parágrafo único; e Lei no 9.430, de 27 de dezembro de 1996, art. 34). Atenciosamente, Mário Lopes IBSolutions - Gestão e Consultoria de Importação e Exportação
  17. 1 point
    Armando, boa tarde! O que normalmente fazemos para os embarques de nossos clientes é escanear todos os documentos originais para mantê-los disponíveis no computador. Já tivemos solicitação de documentos pela Receita e bancos para fins de comprovação de fechamento de câmbio e nunca tivemos dificuldade na apresentação dos documentos escaneados. Por outro lado, o próprio contador normalmente disponibiliza espaço para que seus clientes mantenham os documentos impressos de exportação e importação arquivados. A própria Receita Federal tem migrado para o recebimento de documentos somente por meio digital, o que economiza tempo e dinheiro. Atenciosamente, Mário Lopes IBSolutions - Gestão e Consultoria de Importação e Exportação
  18. 1 point
    Maicon , Boa Tarde, a minha questão não foi nem por ela cobrar o serviço de "tirar" o radar pela empresa e cobrar por isso, embora não seja uma atividade fim de uma empresa de comércio exterior, tem muita gente que prefere terceirizar isso, é a famosa cultura de pagar por seviços burocráticos que é muito enraizada do país, diferente de muitos países lá fora, o brasileiro gosta geralmente de tudo pronto e as vezes prefere pagar por isso (ou não heheh), então, não condeno ela por cobrar em fazer o serviço, ela irá ter dispêndios de tempo e recursos e é normal sim que ela cobre, agora o que eu acho um absurso sim é cobrar por uma INFORMAÇÃO DADA...é como se eu cobrasse por informar a um desinformado qual rua ele deve pegar para chegar ao seu destino mais rápido, isso é mesquinhez das brabas. Quanto aos seus exemplos, coincidentemente, somente os casos negativos, uma possível tentativa de amedrontar quem tenta sozinho, onde talvez seja até contra as políticas de um fórum como esse, que é a INFORMAÇÃO e COMPARTILHAMENTO das mesmas, eu ainda prefiro ficar com os casos de sucesso, em que MEI sem endereço comercial, tirou sim o RADAR. agradeço pela sua "ajuda"...
  19. 1 point
    Já que ninguém respondeu, eu respondo. Só precisei dos seguintes documentos: Certificado de MEI Declaração simplificada Copia do RG e CPF ( Não precisa autenticar) E-Cnpj. Só isso, o radar já foi deferido. Não precisei pagar 1.500 reais para ninguém.
  20. 1 point
    Olá! Com base no que tenho estudado e no pouco que já aprendi, desenvolvi uma planilha simples para cálculo do imposto e cálculo do preço final da mercadoria utilizando o Importa Fácil. Desde já esclareço que sou iniciante no assunto, criei a planilha para meus estudos e simulações, portanto se os amigos quiserem propor correções, alterações ou sugestões de melhorias, ficarei agradecido. Em anexo segue a planilha para download dos que interessarem, espero poder ajudar. Att, Osmar Ribeiro Simulação Importa Fácil.xls
  21. 1 point
    Qual a classificação fiscal que voce esta usando para a consulta?
  22. 1 point
    Eu quero me expressar sobre a quantidade de informações de a Dra. Karina me "deu". Informação vale ouro! O despachante serve pra realizar os serviços gerados pela burocracia. Eu posso contratá-lo ou não, diante do tamanho da minha disposição de ir a bancos, filas, repartições, emitir documentos etc. Como quando eu vou transferir um carro, ou enterrar um morto etc. Se eu estivesse muito ocupado, muito cansado, ou com muito dinheiro pra gastar, eu contrataria de primeira. Agora, esconder os caminhos para tal num Estado democrático, de Direito, como se fosse uma serviço altamente técnico e exclusivo - não dá. Nesse país as pessoas tem que apreender a produzir e fazer a diferença! Salve a Despachantologia Simplificada!
  23. 1 point
    Perfeito comentário Maicon. Acrescento ainda que o estudo das leis aduaneiras vigentes são feitas diariamente pois todos os dias são publicadas novas normas relacionadas ao assunto. Sempre se aplica o velho exemplo: "Apertar parafusos para regular uma máquina é fácil, mas saber abertar um parafuso, aquele que é o correto e o seu ponto de equilibrio tem que ter um custo". Aliás R$ 1.000,00 é pouco não paga a manutenção mensal de uma empresa estruturada. Um abraço a todos! Moacir Ferreira da Silva Filho GREEN SERVIÇOS INTERNACIONAIS LTDA Importação e Exportação - Despachante Aduaneiro Import and Export Department - Custom Broker Home: www.greenservicos.com.br Blog: http://greenconsultores.blogspot.com Twitter: @moacirferreira
  24. 1 point
    Eloá boa tarde, respondendo a sua pergunta: precisarei habilitar a empresa no Radar. Procede? Não, não procede. A habilitação no RADAR é apenas para empresas que realizem operações de importação ou exportação de mercadorias. Transações financeiras são controladas pelo BACEN e devem ser registradas como prestação de serviço. Acho que seu contador quer ganhar um dinheiro fácil hehe Lembre-se somente de também manter um contrato com a empresa no exterior, caso seja questionada quanto ao serviço prestado. Ajuda e evidenciar a legalidade da operação junto ao BACEN. Deverá também manter cadastro atualizado em uma corretora, mesmo que seja a do seu próprio banco. dúvidas, só perguntar. abs lucas
  25. 1 point
    Jacque, são quantas pedras de quantos modelos?
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