Jump to content
Siscomex - Comércio Exterior

hbaer

Premium
  • Content Count

    60
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    5

hbaer last won the day on May 31 2014

hbaer had the most liked content!

Community Reputation

10 Boa

About hbaer

  • Rank
    Frequentador

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • Estado
    Goiás
  • Perfil
    Pessoa física regular

Recent Profile Visitors

650 profile views
  1. Nandy, mais um que caiu na mão desses bandidos. Bem vindo a realidade de um pais que é assim, você ja sabe como. O "servico" Importa Facil funciona tao bem quanto os servicos publicos em geral. Entao voce tem duas opções: 1. Utilizar o servico inclusive a burocracia idiota e um tempo de processamento de 6-12 semanas 2. Recusar e enviar de volta para o remetente. Na notificação deve ter os contatos.
  2. Diego, achei interessante que a UPS envia de volta, pois na DHL vai para perdimento, experiencia própria. É um absurdo, mas mais uma vez deve ter algum "jeitinho" no meio. No post anterior tentei explicar que voce pode importar na PJ e quando a remessa é descaraterizada, você usa o Radar. Agora do jeito confuso que esta, não sei se agora vai cair toda vez na modalidade formal, mas normalmente não. Porem, cada vez vai ter que usar um despachante para fazer o desembaraço formal. E tem mais detalhe: Empresas como a DHL nao fazem o DSI (Decl. Simplficada de Importacao), mas apenas o DI (Declaração de importação), que envolve mais custos fixos, ou seja a taxa Siscomex. Eles alegam que cai no canal vermelho, mas como importador novo sempre cai, então é mais uma desculpa esfarrapada. E ainda tem que conferir se o seu produto requer uma licença de importação (LI)o que traz mais desgosto, tempo e dinheiro. Detalhe, na modalidade DSI não precisa de LI, ou seja, mais um argumento para fazer DSI. Em outros posts falam que no canal vermelho demora uma semana em Guarulhos.
  3. De acordo com meu conhecimento a mercadoria vai para perdimento se for descaraterizado na pessoa fisica. A solucao so pode ser importar via PJ e quando precisar, utilizar o Radar. Tipicamente neste equema as pessoas compram no varejo. Este é seu caso? Nao conheco as margens em seu negocio, mas geralmente comprando no atacado e importando formalmente ainda gera uma boa margem de lucro.
  4. Isso pode funcionar algumas vezes mas no médio e longo prazo com certeza nao.
  5. Ola, apenas tenho experiencia com DHL vindo da Europa e geralmente chega bem rapido. Uma vez houve roubo de carga no Rio mas isso deve ser algo diario e totalmente normal, entao é muito importante que seja bem segurado. O problema como ja disse quando usa os servicos de despachante deles e tambem de outras. Aqui tem alguns posts sobre problemas.
  6. Nao existe remessa courier que passa para Importa Facil. Remessa courier descaraterizada vai para a importacao formal com Radar. Na modalidade courier muitas remessas sao procesdados no regime RTS sem. A vantagem é a rapidez, pois o desembaraco acontece no mesmo dia. Para importacoes pequenas isso pode ser vantagoso, pois nao tem os cusos fixos da importacao formal. Apenas a remessa postal pode cair no Importa Difiicil.
  7. Sim, via courier DHL voce paga os impostos da importação formal, sobre o NCM. Porem, voce precisa ter o Radar. Os despachantes alegam que cai automaticamente no canal vermelho, onde tem mais "analise" e claro, demora. Porem, aparentemente sempre cai no canal vermelho se você ainda não fez varias importações.
  8. Ola, pelo que vi em seu post voce mesmo vai fazer o despacho? No caso de importação via correio, tendo o Radar, voce pode fazer a importação via despachante. A Importa Fácil nao é uma boa opção a ser que você pode esperar 2-3 meses. Na importação formal via Radar você não paga o imposto no regime RTS (60%), senão não teria vantagem nenhuma. O problema fazer importação formal via correios é que muitas vezes passa pela alfandega, sem ser taxado ou barrado. Eu mesmo tenho esta experiencia com remessas da Alemanha. Eles falam para colocar no regime EMS mas isto não funciona em todos os lugares. Outra opção seria importar via courier, tipo UPS, DHL etc. No caso de DHL, eles se recusam fazer o despacho via DSI, por que dizem que cai sempre no canal vermelho. Claro que eles não dizem que para importações novas SEMPRE cai no canal vermelho. Em geral os despachantes também não gostam de fazer DSI, mas se você não depende deles, melhor ainda.
  9. De acordo com meu conhecimento pode utilizar sem problema. Acredito a partir de um certo valor tem que ser fechamento de cambio.
  10. hbaer

    DI versus DSI

    Esses dias queria fazer uma importação formal via DHL e me informaram que fazem apenas DI quando agem como despachante. Em geral estão querendo sempre puxar para fazer DI mas eu nao o mesmo encarece a importação pela taxa de Siscomex e minha importações sao pequenas. Tambem usam o argumento de canal vermelho mas de outro lado sabemos que sempre cai no canal vermelho nas primeiras importacoes. É tao dificil de fazer um DSI mesmo? Outra duvida, é correto que o DSI dispensa LSI quando é exigido pelo Decex/Secex? Seria mais uma vantagem ao favor do DSI.
  11. Do ponto de vista logico, quem paga os impostos de importação e o importador. Se é voce, a empresa alema instalado no Brasil nao é relevante. Os impostos vão para a Receita Federal Brasileira, certo? Para importar qualquer alimento, sen nao estiver enganado, tem que lidar com a Anvisa. Eu sei que este orgao eh um dos mais corruptos que existe neste pais e para conseguir a licença em tempo hábil vai ter que desembolsar. Nao sei como sao os preços para esta area, mas as farmacêuticas pagam fortunas. Talvez por isto uma trading especializada seria mais viável. Eles tambem devem cobrar bastante, mas talvez ainda sobre algum lucro. Boa sorte!
  12. Uma otima pergunta, afinal trata-se de mais uma aberracao da burocracia Brasileira. Uma falta total de bom senso, colocando o peso liquido de cada item. Mas duvido que vai receber uma resposta neste forum, pois cada vez menos posts ganham um resposta....
  13. Esta "explicao" da Sony ja foi bastante comentada. Ate leigos no assunto logo descobriram que esta calculo esta errado. De qualquer jeito, como um valor de 858,00 pode virar 2524.00? Certamente nao com os impostos que valem. O valor final é quase 3 vezes maior. Este calculo é tosco demais, os percentuais se relacionam ao valor TOTAL de 4000,00. Desta forma, sao 63% de impostos mas de fato o acréscimo em cima do valor do produto é 194%.
  14. Neste calculo faltam ainda taxa Siscomex, despachante e alguma taxa de armazenagem, mas isto ate dilui com uma importação razoável. Agora, acredito que ninguém tem a menor duvida que se trata mais uma vez de um verdadeiro estupro do consumidor Brasileiro. Infelizmente ainda existem suficiente pessoas que pouco se importam quanto pagam, especialmente aquelas que recebem renda facil.....sao estas que alimentam as margens de lucro astronômicas mesmo num ambiente de impostos como este....
  15. Minha duvida sobre a Importação PJ sem ImportaFacil ainda continua: Como que funciona a identificação da remessa quando chega no Brasil? No caso de remessa courier esta claro, basta enviar via formal import mas no casso via correio? Minha preocupação naturalmente esto com o tempo pois esperar os correios entrarem em contato certamente nao é uma boa opção. Nesse caso quando a encomenda chegar no Brasil serei notificado e faço o registro da DSI (opção para realizar a tributação normal)? Tenho que informar os Correios sobre a improtação com antecedencia(não pretendo utilizar o Importa Fácil)?
×
×
  • Create New...