Jump to content
Siscomex - Comércio Exterior

Gustavo.Bastos

Premium
  • Content Count

    66
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    6

Gustavo.Bastos last won the day on July 18 2019

Gustavo.Bastos had the most liked content!

Community Reputation

7 Neutra

About Gustavo.Bastos

  • Rank
    Frequentador

Contact Methods

  • Website URL
    https://www.rdfnet.com
  • Skype
    vgustavo2

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • Estado
    Paraná
  • Cidade
    Curitiba-PR
  • Perfil
    Despachante Aduaneiro
  • Empresa
    RDF COM. EXT. E ARM GERAIS LTDA

Recent Profile Visitors

1,301 profile views
  1. Então deve ter entrado em exigencia automatico, ai o responsável por deferir não sabia como mudar o status, nesses casos o ideal é você fazer uma LI substitutiva para o exercito conseguir deferir.
  2. O ICMS é recolhido de acordo com o estado do contribuinte(importador)
  3. Boa tarde, Como foi necessário você emitir o LI, a partir desse momento o correio não consegue fazer o despacho do produto. Pois o correio só faz o despacho simplificado, no seu caso o despacho passou para comum, onde o próprio contribuinte ou despachante aduaneiro faz a DI. Então o recolhimento de impostos será feito diretamente por você ou o despachante aduaneiro. Referente a LI, como você fez depois do embarque da mercadoria, terá multa de LI. Em relação a LI estar em exigência, é devido o tempo sem vinculação a uma DI, as LI's com anuência pelo exercito são anuídas em duas oportunidades, uma antes do embarque da mercadoria, onde ocorre a autorização e outra quando é feita a vistoria pelo exercito na chegada da mercadoria onde o exercito pode deferir a LI caso não haja nenhuma discrepância na documentação ou colocar em exigência quando há alguma pendencia na documentação. A DI eu recomendo você contratar um despachante para fazer pra você, pois qualquer erro de preenchimento pode gerar multa.
  4. Kstilhos, Essa LI tem anuência de que órgão? O que fala na exigência ? Você fazendo a LI substitutiva para incluir o valor do frete, a LI ao ser analisada novamente, vai voltar ao status autorizado. As vezes quando passa de 60 dias da autorização sem que a LI seja vinculada a uma DI a LI entra em exigência. Porém se passar de 90 dias do vencimento da autorização de embarque a LI será cancelada.
  5. Bom dia, Os 6 primeiros dígitos são padrão no mundo,sendo assim com as informações sobre o produto apenas verifique os 2 últimos dígitos.
  6. Bom dia Leduar, tudo bom? O que você pode fazer é pedir para o seu despachante de Guarulhos fazer o registro da DI e no Rio de Janeiro apenas contratar um despachante para fazer o tramite no terminal(geralmente o seu despachante de Guarulhos faz isso e apenas te repassa o custo).
  7. Hilton, bom dia ! Naquele momento não consegui resolver, mas hoje eu tentaria as duas opções abaixo: 1 - Tentar abrir um processo administrativo na Receita Federal explicando o motivo, caso fosse deferido vinculava esse processo administrativo a DI,na analise iria aparecer o alerta impeditivo mas iria deixar registrar a DI sem problemas.Porém esse processo iria cair em canal amarelo. 2- Caso a mercadoria estivesse numa zona secundaria(EADI), registraria uma DA e depois disso registraria uma DI de nacionalização de entreposto. o Porque disso? Quando você entreposta uma mercadoria de forma fictícia a mercadoria ainda pertence ao exportador,ou seja, a mercadoria estaria esperando para ser vendida, então quando você for nacionalizar a mercadoria a multa de autorização de embarque não é devida, assim previsto na legislação. Claro qualquer das opções você deve avaliar o custo da mercadoria ficar parada pagando armazenagem, mas dependendo do tempo de demora do anuente ou se a multa cair no teto máximo vale a pena tentar.
  8. Pedro, Identifiquei o erro, a condição de venda está DAP- DELIVERY AT PLACE, nessa condição a mercadoria já vem com o frete pago, então no VMLE da DI você vai ter que colocar 87,95(149,95 - 62,00) que é o valor sem o frete internacional.Caso o problema persista, vá até a aba adições entre na adição e vá até a aba "Valor Aduaneiro" e veja que valor está informado no Valor da Mercadoria no Local do Embarque,após identificar o valor informe o mesmo no campo VMLE da aba carga.
  9. A vinculação da conta bancaria com o CPF do representante/despachante com o CPF/CNPJ do importador da DI tem que ser feito antes do registro,senão você não consegue registrar a DI.Então esse erro de VMLE, é erro de preenchimento da DI, o (VMLE)Valor da Mercadoria no Local de Embarque da LI deve ser igual ao mencionado na DI.Apenas pra constar pode ser que você tenha que pagar multa por licença de importação deferida após o embarque.
  10. Pedro,boa tarde ! Anteriormente eu fazia da mesma forma por formulário, mas agora faço diretamente no siscomex fazendo uma LI e tenho autorização em 30 dias . Como a importação é de pessoa física, o exercito deve ter mantido a opção por correio.A respeito do uso do despachante cada pessoa tem o direito de contratar ou não, eu entendo que a contratação do profissional é como um seguro. Esse profissional acaba ajudando o importador a não pagar multas absurdas ou até mesmo a perder seu bem. A importação de produtos controlados por exemplo o importador está sujeito a multas por exemplo : 30% sobre o valor aduaneiro quando a mercadoria não tem autorização prévia ao embarque, perca do bem quando o mesmo não possuir registro no exercito, sem contar com os custos de armazenagem.
  11. Pedro, boa tarde ! Essa solicitação você deve fazer no seu Banco, é só falar que você quer cadastrar CPF ou CNPJ para debitar tributos do siscomex na sua conta bancaria.
  12. Boa tarde , Para importação formal se faz necessário a empresa ou pessoa física possuir RADAR no siscomex e seu representante ou despachante ter perfil para acesso ao siscomex, só assim será possível fazer o despacho de importação.Notar que se for pessoa física não pode ser feito comercialização,em relação aos correios só pode ser feito importação de:peças como molas, presilhas, parafusos e gatilhos, mediante prévio Certificado Internacional de Importação fornecido pelo Exército. Ver Parte II, §§ 2 e 2.7, o CII anteriormente era solicitado via correios no exercito mas agora é tudo feito pelo siscomex, sendo necessário registro de licença de importação, ou seja, mesmo trazendo via correios, vai ser necessário ter RADAR. Pedro acredito que você só tenha conseguido fazer a LI, como você não conseguiu pagar os impostos quer dizer que não foi registrada a DSI - Eletronica. Para debitar os impostos do siscomex você vai precisa ir até o seu banco e pedir autorização de debito de impostos para empresa e o representante"você ou o despachante". Eu recomendo utilizar um despachante, pois qualquer dado errado na declaração você sai com um prejuízo minimo de R$ 500,00. Segue exemplo de carta para mandar ao banco. Ao Banco do Brasil S.A. Autorização * IMPORTADOR AUTORIZADO NOME CNPJ *DESPACHANTES AUTORIZADOS: NOME CNPJ A "EMPRESA OU PESSOA". autoriza o Banco do Brasil S.A. a debitar em sua conta corrente Nº , da Agência , sempre que apresentado via SISCOMEX, o(s) valor(es) referente(s) ao imposto de importação e do IPI vinculado, constantes da(s) declaração(ões) de importação (DI) enviada(s) pelo sistema integrado de comercio exterior - SISCOMEX, bem como o débito via sistema Mercante do AFRMM relativa(s) a(s) operação(ões) realizada(s) pelo(s) importador(es) ou pelo(s) despachante(s) acima identificados, sendo destes a responsabilidade exclusiva pelas informações, inclusive quanto aos valores, constantes da(s) declaração(ões) de importação.
  13. Lierbeth, É possível sim, o valor de USD 3.000,00 se trata de limite para despacho simplificado, caso você opte por despacho comum, você como pessoa física pode importar valor acima de USD 3000,00.O interessante é você descobrir a NCM do motor, assim é possível saber mais detalhes do produto, como se há regulação de algum órgão anuente e etc.
  14. Bom dia DeCinelli, Bebida alcoólica você não pode trazer por courier ou correio devido as restrições impostas pela legislação.A única maneira é trazer por importação comum, mas devido os custos acaba inviabilizando.
×
×
  • Create New...