Ir para

- - - - -

IMPORTAÇÃO E SEU DESEMBARAÇO

11 replies to this topic

#1 R.D

Recém-chegado

• Membros
  • Pip
  • 3 Posts:
  • Estado:Rio de Janeiro

Postou 30 maio 2010 - 15:56

Olá amigos, estou querendo abrir uma importadora em alguns meses, mas tenho uma grande dúvida. Posso fazer desembaraço aduaneiro sem uso de um despachante aduaneiro?
Poderei promover em meu nome como pessoa jurídica através de minha importadora o despacho aduaneiro de importação de mercadorias por mim adquiridas no exterior, para revenda sem auxílio de um despachante?
Sei que um despachante aduaneiro resolveria isso de forma prática e objetiva, porém acho que demanda muito dinheiro e pesaria muito no orçamento de minha empresa. Estou procurando maneiras para minimizar os gastos. Agradeço desde já a colaboração de todos!
Att, Rose

#2 Fernando M.

CEO

• Administradores
  • 685 Posts:
  • Twitter:@Martinewski
  • Estado:Rio Grande do Sul

Postou 31 maio 2010 - 09:11

Rose, o despacho aduaneiro deve obrigatoriamente ser realizado por um despachante aduaneiro.

Fernando M.

-- "Existem 10 tipos de pessoas no mundo: as que entendem binário e as que não entendem."

-- "Qualquer idéia boa que precise ser realizada imediatamente, acredite, não é uma idéia boa."

Ajude a manter o fórum e tenha benefícios! Veja os detalhes aqui.

Imagem

#3 R.D

Recém-chegado

• Membros
  • Pip
  • 3 Posts:

Postou 31 maio 2010 - 14:00

Obrigada F.M! Meses atrás uma atendente de um curso de despacho aduaneiro havia me informado que se eu fizer em nome de minha empresa não haveria necessidade de um despachante, desde que fosse somente para minha empresa e como pessoa júrida. Por isso a dúvida.

#4 Fernando M.

CEO

• Administradores
  • 685 Posts:

Postou 31 maio 2010 - 14:28

Talvez haja alguma situação específica, mas nunca ouvi falar.
O procedimento padrão é o despachante aduaneiro fazer o despacho. O que o exportador geralmente faz dentro da própria empresa é o RE (Registro de Exportação), para diminuir um pouco o custo do serviço prestado pelo despachante.

Fernando M.

-- "Existem 10 tipos de pessoas no mundo: as que entendem binário e as que não entendem."

-- "Qualquer idéia boa que precise ser realizada imediatamente, acredite, não é uma idéia boa."

Imagem

#5 JMauricio

Iniciante

• Membros
  • PipPip
  • 7 Posts:
  • Estado:São Paulo
  • Empresa:Jmauricio-Servicos Aduaneiros

Postou 31 maio 2010 - 21:21

O correto e mais pratico para V.Sa., é ter o auxilio de um despachante aduaneiro para atuar junto as suas importações/exportações. No tocante aos custos do despachente nada que uma boa conversa não ajude.

Este post foi editado por JMauricio: 31 maio 2010 - 21:21

José Mauricio de Campos
Despachante Aduaneiro
8D.02.685

#6 Fernando M.

CEO

• Administradores
  • 685 Posts:

Postou 01 junho 2010 - 09:35

Ver postJMauricio, em 31 maio 2010 - 21:21, disse:

O correto e mais pratico para V.Sa., é ter o auxilio de um despachante aduaneiro para atuar junto as suas importações/exportações. No tocante aos custos do despachente nada que uma boa conversa não ajude.

Concordo com você, José Maurício!
Também é importante se utilizar de um despachante aduaneiro com experiência no mercado. Muitas vezes uma pequena economia em uma importação pode trazer enormes custos, como uma multa, por exemplo.

Fernando M.

Imagem

#7 JMauricio

Iniciante

• Membros
  • PipPip
  • 7 Posts:

Postou 01 junho 2010 - 10:23

Ver postF.M., em 01 junho 2010 - 09:35, disse:

Concordo com você, José Maurício!
Também é importante se utilizar de um despachante aduaneiro com experiência no mercado. Muitas vezes uma pequena economia em uma importação pode trazer enormes custos, como uma multa, por exemplo.

Sim a multa pode acontecer se o importador/exportador não fornecer ao despachante aduaneiro todas as informações necessárias, ou efetuar uma importação subfaturada ou superfaturada, fazendo com que o despachante fique em saia justa junto a fiscalização.
Desculpe mas suas explicações não demonstram seu menor interesse em atuar na area.
José Mauricio de Campos
Despachante Aduaneiro
8D.02.685

#8 JMauricio

Iniciante

• Membros
  • PipPip
  • 7 Posts:

Postou 01 junho 2010 - 10:33

[quote name='JMauricio' date='01 June 2010 - 11:23 AM' timestamp='1275398618' post='17634']
Sim a multa pode acontecer se o importador/exportador não fornecer ao despachante aduaneiro todas as informações necessárias, ou efetuar uma importação subfaturada ou superfaturada, fazendo com que o despachante fique em saia justa junto a fiscalização.
Desculpe mas V.sa., muita pessimista com relação ao profissional despachante aduaneiro, não respondo por todos, existem otimos e ruins eu tento oferecer o melhor de mim.

Em complemento a minha resposta acima, gostaria de informar que uma multa pode ser gerada, quando o importador informa ao despachante que efetuou a importação de um determinado produto e no ato da conferência fisica, veio muito mais produtos do que consta da fatura.
José Mauricio de Campos
Despachante Aduaneiro
8D.02.685

#9 Fernando M.

CEO

• Administradores
  • 685 Posts:

Postou 01 junho 2010 - 11:27

Ver postJMauricio, em 01 junho 2010 - 10:23, disse:

Desculpe mas suas explicações não demonstram seu menor interesse em atuar na area.

Acho que você não entendeu o que eu quis dizer. Estou afirmando que estou em pleno acordo com você. O despachante aduaneiro é essencial, ao contrário do que o amigo R.D está querendo fazer (importar sem despachante aduaneiro).

Também disse em relação à multa, que é sempre bom cuidar, pois sempre há os bons e os ruins em qualquer área de mercado. Se alguma coisa for feita errada no processo de importação, a multa será forte. Muitas vezes uma multa pode inviabilizar um negócio.

Não entendi por que você está dizendo que não tenho interesse em atuar na área. Me tomou como inimigo dos despachantes aduaneiros por uma má-interpretação?

Fernando M.

Imagem

#10 Fernando M.

CEO

• Administradores
  • 685 Posts:

Postou 01 junho 2010 - 11:46

Ver postJMauricio, em 01 junho 2010 - 10:23, disse:

Desculpe mas V.sa., muita pessimista com relação ao profissional despachante aduaneiro, não respondo por todos, existem otimos e ruins eu tento oferecer o melhor de mim.

Em complemento a minha resposta acima, gostaria de informar que uma multa pode ser gerada, quando o importador informa ao despachante que efetuou a importação de um determinado produto e no ato da conferência fisica, veio muito mais produtos do que consta da fatura.

Também não entendi por que está dizendo que sou pessimista em relação ao despachante aduaneiro. Trabalho com vários despachantes e não tenho nada de pessimista em relação a eles. São eles que resolvem meus problemas, por qual razão seria pessimista?

Fernando M.

Imagem

#11 JMauricio

Iniciante

• Membros
  • PipPip
  • 7 Posts:

Postou 01 junho 2010 - 11:47

Ver postF.M., em 01 junho 2010 - 11:27, disse:

Acho que você não entendeu o que eu quis dizer. Estou afirmando que estou em pleno acordo com você. O despachante aduaneiro é essencial, ao contrário do que o amigo R.D está querendo fazer (importar sem despachante aduaneiro).

Também disse em relação à multa, que é sempre bom cuidar, pois sempre há os bons e os ruins em qualquer área de mercado. Se alguma coisa for feita errada no processo de importação, a multa será forte. Muitas vezes uma multa pode inviabilizar um negócio.

Não entendi por que você está dizendo que não tenho interesse em atuar na área. Me tomou como inimigo dos despachantes aduaneiros por uma má-interpretação?

OK.
Se entendi errado o texto inicialmente postado sobre a multa, bem como os anteriores peço desculpas, retiro tudo o que disse. Se necessitar de meus serviços para atuar como representante de sua empresa, estarei sempre a disposição.
José Mauricio de Campos
Despachante Aduaneiro
8D.02.685

#12 R.D

Recém-chegado

• Membros
  • Pip
  • 3 Posts:

Postou 01 junho 2010 - 13:05

Agradeço a todos pelo retorno imediato, infelizmente a dúvida persiste ! Vou fazer curso em Comércio Exterior este ano e logo em seguida pretendo fazer um curso de despachante Aduaneiro; até lá espero ter essa dúvida esclarecida. Mesmo assim agradeço a colaboração de todos do forum.
Att, Rose

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)