Ir para conteúdo
Siscomex - Comércio Exterior
Anderson

Importação através do Importa Fácil dos Correios

Recommended Posts

ATENÇÃO:

Sugiro que dúvidas específicas, mesmo que sejam sobre o Importa Fácil, sejam tiradas em tópicos próprios. É melhor deixar este tópico mais abrangente, tratando do assunto geral e em tópicos individuais os questionamentos específicos.

Dúvidas sobre um produto, uma situação, por favor abram um novo tópico. Este está ficando confuso com tantos questionamentos sobre assuntos tão diferentes.

Obrigado,

Fernando.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá a todos...

este é o primeiro post que encontro com boas informações sobrer o Importa Fácil dos Correios e meios de importação para comercialização.ist

Gostaria de gastar um pouco o tempo de vocês fazendo uma crítica e tirando dúvidas.

A 01 ano estou investindo em produtos importados da China, como o mercado é muito bom e lucrativo, resolvi expandir e legalizar-me conforme solicita a constituição brasileira.

Com 06 meses de ótimos lucros, juntei mil reais, procurei alguns contadores e encontrei um bem atencioso. Então registrei um CNPJ como empresário para fazer a importação destes produtos que já trazia pelos correios sem pagar impostos.

Pesquisei bastante sobre o Importa Fácil dos Correios, entrei em contato via telefone e foi informado um ótimo serviço.

Em 15 de setembro foi postado dois pacotes da CHINA com destino ao Brasil para tributação e desembaraço pelo IMPORTA FÁCIL. Hoje dia 27 de dezembro estou com o prejuizo de 5 mil reais investido.

Os correios não sabem onde esta minhas encondas. As duas fora postadas iguais, uma foi liberada sem tributação pela alfandega e já viajou por todos estados do Brasil - menos perto da minha casa - e não a nenhuma resposta a mais de 1 mes sobre minha encomenda. A outra encomenda depois de 1 mes indo do RJ para SP recebi um e-mail.

No e-mail pede o seguinte. Cadastro no Importa Fácil dos Correios, informando todos os itens, valores, peso e quantidade que tem na caixa. Este cadastro foi feito e cancelado pelo próprio correio. Tambem solicitaram que eu comprove que paguei pelo produto, INVOICE - não tenho acesso pois esta anexado a caixa que esta em poder dos correios - e que informe os endereços e e-mails de compra da mercadoria. Por tabela, se informara que não comprovando o solicitado, será enviado de volta ao pais de origem as encomenda que comprei em SETEMBRO.

Então pergunto a vocês, que serviço de exelencia é este? Você compra, paga, queres pagar impostos e vender para obter lucro e os correios fazem esta sacanagem comigo, e o pior, já ligo a 30 dias para o CAC e não tem resposta para me dar sobre minha encomenda.

Estou a procura de um serviço melhor de desembaraço aduaneiro para pequenas compras, e vou tentar mais uma vez com um novo investimento, já que consegui pagar com outra forma de trabalho este 5 mil de prejuizo.

Quem puder me ajudar, agradeço.

Olá tudo bem !

Desculpa a pergunta, mas o que você importou ? (Algumas normas de importação, são alteradas e atualizadas constantemente)

A sua mercadoria teve que ter aprovação de algum Orgão Anuente ?

Importações da China, são as mais problemáticas, muitos fornecedores falsos, o setor de logística não é bom, mercadorias sem selo de qualidade e falsificações.

"Cuidado ! O barato sai caro"

Compartilhar este post

Link para o post

Quero começar a importar roupas dos eua para revender na minha empresa no Brasil e nao sei por qual opcao optar , se pelo o importa facil ou importacao normal .ja tenho inclusive ate o meu cadastro no sicomex mas como o meu volume de compras nunca chega a $3.000,00 nao sei o que vale a pena.Estou quase optando pelo o impota normal mas tenho muitas duvidas como proceder pois nenhum despachante se interessa pelo o volume baixo de importaçao , entao posso importar pelo o sicomex sem despachante ??? e quais os passos devo seguir ??? me desanimo logo quando dizem que preciso ter uma autorizacao para importar .Isso nao e o mesmo que a habilitaçao no siscomex ???apos feita a minha habilitaçao , o que devo fazer pra iniciar uma importaçao ???

Outra duvida e quanto a comercial invice pois quem faria as minhas compras seria uma amiga que mora nos Estados Unidos em lojas de outlets que nao fornecem invoice ,somente os cumpus fiscais , entao lhe pergunto se esse documento serve e caso nao sirva como consigo uma comercial invoice de lojas de outlets ???

Olá tudo bem !

1 - O cadastro é de PF ou PJ no SISCOMEX ?

2 - No seu caso é complicado, pelo o que eu entendi, se sua amiga enviar, o envio seria de uma pessoa física.

3 - Neste caso sugiro o Importa fácil, pois na importação normal, terá que fazer um contrato de Câmbio (exige dados do fornecedor PJ, os dados estão na fatura proforma) e o fornecedor PJ tem que emitir a commercial invoice.

4 - Sua amiga tem loja, empresa ou firma lá nos EUAs ?

se tiver fica mais fácil de fazer uma importação normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá tudo bem !

Se você utilizar o serviço Importa Fácil, isto é, endereçar a mercadoria para os correios, pagará 60% II + ICMS + 150,00 de despacho e você não terá trabalho algum, exemplo: contratar despachante e fazer o desembaraço da mesma, você apenas irá retirar a mercadoria na agência dos Correios mais próxima mediante o pagamento dos impostos e taxas.

A opção por tributação normal, depois que feito a importação pelo Importa Fácil não faz sentido, pois seria o mesmo que importar da forma normal.

É recomendado usar essa opção "tributação normal", quando o importador ou seu representante legal queira fazer o despacho e desembaraço da mercadoria diretamente na alfândega, pelo motivo da mercadoria ter sido entregue automaticamente pelos correios, independente do Importa Fácil ou não.

O que acontece quando você opta pela tributação normal, depois que a mercadoria chega na agência dos Correios:

1 - Você recebe uma carta dos correios, dizendo que a mercadoria chegou e está na agência mais próxima do seu endereço de entrega e que deve ser retirada.

2 - No momento da retirada da mercadoria, você informa para o funcionário do Correio, que quer formalizar uma tributação normal.

3 - Então a mercadoria será enviada de volta para o Correio Central e de lá, para Receita Federal e você terá que esperar alguns dias, até receber outra carta, desta vez da Receita Federal recomendando o que você deve fazer e onde retirar a mercadoria.

O Correio Central tem 3 unidades que fazem despacho aduaneiro e estão localizados em cidades diferentes; São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

No site dos Correios diz: Esclarecemos que a partir de dezembro de 2009 os Correios juntamente com a Receita Federal vem buscando a implantação de uma série de melhorias nas operações relativas à carga postal internacional. Uma dessas ações é a centralização do despacho aduaneiro das remessas postais em três localidades específicas, sendo elas: São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Com esta ação a ECT busca unificar os procedimentos aduaneiros aplicáveis aos objetos postais e, principalmente, aprimorar a qualidade dos serviços prestados aos clientes do Correio Internacional.

Você terá que fazer o Despacho e desembaraço da mercadoria, na unidade da SRF onde a mercadoria parou quando entrou no País, normalmente ela está localizada na mesma cidade onde está localizada a Central de despacho dos Correios, isto é, São Paulo, Rio de Janeiro ou Paraná. Então você terá que se deslocar de sua cidade até a cidade onde a mercadoria está parada para fazer o despacho.

Tributação Normal - O importador ou seu representante legal, fará o despacho, isto é, terá que formular a DSI ou DI se for o caso e tem que ter cadastro no SISCOMEX.

Pagará todos os impostos na forma da lei, salvo se ouver isenção.

Para o MEI ver a lei A Lei Complementar 128/2008.

Dione

Então a vantagem de utilizar a tributação normal importando pelo Importa Fácil seria a possibilidade de importar sem a necessidade de ter o Radar, é isso?

Uma outra dúvida é relacionada ao que vc disse sobre a mercadoria voltar para a RF. Sou do Rio de Janeiro, optando pela tributação normal a remessa vai dos correios para a RF e de lá retorna aos correios ou tenho que buscar? se tiver que ir buscar, seria somente na unidade de SP? ou a unidade do Rio também faz isso? Grato pela ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá.

Possuo uma loja de roupas e gostaria de saber como importar dos EUA. Estive no passado indo buscar pessoalmente mas da última vez fui barrado na receita e apreenderam minha mercadoria devido muitas peças serem iguais.

Quero importar legalmente e no máximo uns U$ 2000,00 por compra. Não são roupas de marca e sim vendidas no Target e WallMart, muito fácil para encontrar.

Possuo também minha irmã que mora perto de Miami. Será que ela pode enviar para mim, que sou PJ?

Poderiam me ajudar com qual opção mais barata e conveniente devo seguir.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Você terá que fazer o Despacho e desembaraço da mercadoria, na unidade da SRF onde a mercadoria parou quando entrou no País, normalmente ela está localizada na mesma cidade onde está localizada a Central de despacho dos Correios, isto é, São Paulo, Rio de Janeiro ou Paraná. Então você terá que se deslocar de sua cidade até a cidade onde a mercadoria está parada para fazer o despacho.

DioneCW

Muitíssimo obrigado pelos esclarecimentos.

Eu entrei em contato com os correios e descobri que a agência central aqui do Paraná não faz vistoria das encomendas expressas do tipo EMS, somente modalidade Priority e objetos pequenos. No caso me informaram que o desembaraço é feito em São Paulo, o que me obrigaria absolutamente a contratar um despachante aduaneiro pela inviabilidade de locomoção.

Entrei em contato com os Correios e fui informado que não há necessidade de se deslocar e fazer o desembaraço no local onde a mercadoria está. Você pode contratar um despachante na sua cidade e enviar todos os documentos via Sedex para a cidade onde está a mercadoria.

Editado por Edmar_Holanda

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, a Patricia citou o seguinte:

"Cada pacote pode pesar até 30 quilos e ter dimensões máximas 105 centímetros (1,05m) e a soma das três dimensões não poderá ultrapassar 150 centímetros (1,50 m)."

Pelo que entendi, pode ter mais de um pacote? ou seja, posso realizar a compra de uma empresa, e ela poderia fazer na mesma remessa, mais de um pacote, com as dimensoes permitidas e me enviar pelo Importa Facil?

Obrigado pela ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde a todos, essa é minha primeira postagem no forum. Preciso muito da ajuda de voces. Sou vendedor no mercado livre a 4 anos, e hoje recebi um "ultimato" do mercado livre me obrigando a me tornar pessoa juridica caso queira continuar a vender no site. Sempre vendi celulares importado da china cujo compro pelo meu cartao de credito e mais outros 2 cartoes de amigos meus, em media são 9 aparelhos por mes que da um total de compra de R$1899,00 reais. Fui até um contador da minha cidade para tirar duvidas referente ao MEI e micro empresa. Ele informou que o mei agora pode ter uma media de R$5.000,00 p/mes, gostei da noticia :D , porem vem as duvidas. Meus gastos com compra e venda não vao ultrapassar o limite do MEI porem eu posso utiliza-lo normalmente para continuar a fazer esse comercio mesmo que provavelmente o fornecedor da china não forneça nota fiscal da venda? Caso ele forneça apenas uma nota simples discriminando a minha compra e contendo todas as informações do fornecedor nessa nota, ela vai servir para eu apresentar na receita federal caso ela venha a solicitar algum esclarecimento? Como fica a historia de comprar da china e nao ser taxado ao entrar no Brasil devido a declarar um valor menor na embalagem e não na nota? Apos me tornar CNPJ eu terei que obrigatoriamente pedir para o fornecedor declarar na embalagem externa o exato valor da minha compra sem "esconder" os valores reais?...Sei que são muitas perguntas mas eu dependo e muito da renda que tenho nessas vendas e se não conseguir me adequar terei um grande prejuízo e estou muito preocupado com isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá gostaria de saber o que tenho que fazer para importar uma máquina de tatuagem da china? Fiz uma primeira compra e acabou voltando porque a ANVISA não liberou, disse que a importação de produtos para saúde sob controle sanitário e de uso profissional deverá ocorrer pela modalidade Siscomex – Módulo Importação com cumprimento de exigências previstas no Capítulo XXXIX, Procedimento 4 do Anexo da Resolução RDC nº 81, de 2008. A importação não é permitida por remessa postal. Como faço para solicitar o reenvio do pruduto só que agora do modo certo? Grata!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela resposta, mas tenho uma dúvida! Você disse que eu preciso ter uma empresa aberta, mas mesmo sendo para uso pessoal? Não quero para revender e nem quero abrir uma empresa só para isso! Grata!!

Compartilhar este post

Link para o post

Renata, procure a agência da ANVISA mais próxima, ou tente pelo 0800 que tem no site deles, fala que vc quer importar para uso próprio, não é para comércio, e seria sua ferramenta de trabalho, acredito que tenha alguma saída nesses casos.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Assim que eu importar, pelos correios, não posso deixar bem claro que quero uma importação formal? Evitando assim de a mercadoria vir, ir e vir.

No caso eu não precisaria contratar o importa fácil, correto?

Aproveitando, como seria uma importação formal por empresas de courrier? O desembaraço seria feito aonde? Do que precisaria?

Compartilhar este post

Link para o post

A opção por tributação normal, depois que feito a importação pelo Importa Fácil não faz sentido, pois seria o mesmo que importar da forma normal.

É recomendado usar essa opção "tributação normal", quando o importador ou seu representante legal queira fazer o despacho e desembaraço da mercadoria diretamente na alfândega, pelo motivo da mercadoria ter sido entregue automaticamente pelos correios, independente do Importa Fácil ou não.

O que acontece quando você opta pela tributação normal, depois que a mercadoria chega na agência dos Correios:

1 - Você recebe uma carta dos correios, dizendo que a mercadoria chegou e está na agência mais próxima do seu endereço de entrega e que deve ser retirada.

2 - No momento da retirada da mercadoria, você informa para o funcionário do Correio, que quer formalizar uma tributação normal.

3 - Então a mercadoria será enviada de volta para o Correio Central e de lá, para Receita Federal e você terá que esperar alguns dias, até receber outra carta, desta vez da Receita Federal recomendando o que você deve fazer e onde retirar a mercadoria.

Olá,

Assim que eu importar, pelos correios, não posso deixar bem claro que quero uma importação formal? Evitando assim de a mercadoria vir, ir e vir.

No caso eu não precisaria contratar o importa fácil, correto?

Aproveitando, como seria uma importação formal por empresas de courrier? O desembaraço seria feito aonde? Do que precisaria?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim seria feito por lá, somente se for Aeroporto Internacional, caso contrário não.

Aeroporto não internacional e que não tenha uma unidade da SRF, não recebe mercadorias de outros países e nem por conexão.

Qual empresa faz este procedimento ? Por exemplo, tenho uma empresa porém não estou habilitado no Rada, preciso que esta empresa somente pegue a minha mercadoria que já vai estar pago na china, e traga para o Brasil.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual empresa faz este procedimento ? Por exemplo, tenho uma empresa porém não estou habilitado no Rada, preciso que esta empresa somente pegue a minha mercadoria que já vai estar pago na china, e traga para o Brasil.

Alexandre,

Acredito que o Dione tenha explicado a parte da LOGISTICA entre empresas aereas que vão transportar sua mercadoria. Quando sua mercadoria chegar no aeroporto internacional seja la qual for, será direcionada a algandega para DESPACHO VIA RADAR, pois trata-se se IMPORTAÇÃO FORMAL.

Att

Compartilhar este post

Link para o post

(espero não estar em desacordo com as normas do fórum)

Estou para fazer a primeira importação pelo Importa Fácil Pessoa Jurídica.

Não encontrei respostas para as seguintes questões:

1 - O remetente pode ser Pessoa Física?

2 - Posso tranquilamente mandar vir por EMS da China ou tem que ser pelo China Post?

3 - Alguém teria uma imagem de um "Invoice" e do "Conhecimento" que foi utilizado neste sistema, para que eu possa solicitar ao remetente, pra não ter o risco de vir com documentação errada?

"...2.6.Documentos Instrutivos do Despacho Aduaneiro: são os documentos

essenciais para a execução do desembaraço aduaneiro pela ECT. São eles:

a) Conhecimento de Carga: é o documento que comprova o envio internacional do

bem para o destinatário no Brasil. Nos casos de envio por remessa postal, a

documentação postal do operador de origem será reconhecida como tal;

B) Fatura Comercial (Commercial Invoice): é o documento que define as condições da

negociação comercial da importação (quantidade, preço, tipo de pagamento, entre

outras informações), emitido preferencialmente em duas vias. "

small-logo.png

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos lendo o forum fiquei com mais duvidas do que as que ja tinha. estou abrindo uma empresa para importar e vender aqui no Brasil. A modalidade de inicio a ser usada sera IMPORTAFACIL. Eu posso como PJ usar o importafacil atraves da EMS e ao chegar a mercadoria vender aqui no Brasil?

Quando eu for fazer atraves do RADAR(deixando importafacil de lado) atraves de PJ eu posso vender a mercadoria ao chegar no Brasil? Pelo RADAR é mais interessante usar DHL, USPS priority ou melhor continuar usando EMS?

Quais os prazos para recebermos as mercadorias: Via importafacil(EMS,DHL...China e USA) e RADAR(EMS,DHL...China e USA)

Compartilhar este post

Link para o post

Me cadastrei aqui não para tirar dúvidas e sim agradecer as informações prestadas neste fórum.

Muito bom, estão de parabéns.

Atenciosamente, Vitor Amoresano

Editado por Vitor Mello

Compartilhar este post

Link para o post

"O frete postal TEM que ser pago no país de origem, por isso eles oferecem frete grátis...rsrsrs."

Olá patrícia estava vendo um post seu e vi que você escreveu isto acima. Eu estou negociando produtos do canadá e a empresa apesar de querer baixar o custo, o frete deu muito caro mais da metade do preço do produto!

Será que porque não mencionei que iria importar pelo Importa Fácil ?

Preciso de uma ajuda de como minimizar o máximo o custo do meu frete, teria como me ajudar ?

muito obrigado !

Compartilhar este post

Link para o post

"O frete postal TEM que ser pago no país de origem, por isso eles oferecem frete grátis...rsrsrs."

Olá patrícia estava vendo um post seu e vi que você escreveu isto acima. Eu estou negociando produtos do canadá e a empresa apesar de querer baixar o custo, o frete deu muito caro mais da metade do preço do produto!

Será que porque não mencionei que iria importar pelo Importa Fácil ?

Preciso de uma ajuda de como minimizar o máximo o custo do meu frete, teria como me ajudar ?

muito obrigado !

na verdade as postagem até 1.5kg enviadas via China Post realmente tem o frete grátis, o governo chines subsidia esse tipo de postagem para incentivar os pequenos exportadores.

nos eua tb tem algo parecido para estudantes de universidades de alguns estados, porem com uma taxa anual simbolica para cada estudante.

Comentaram também quanto a qualidade dos produtos chineses. Existem empresas na china especializadas em conferir isso, por apenas $70 eles conferem o lote todo no local onde ele será postado antes que ele seja enviado, entao os produtos ruins de la provem apenas de importadores que visam apenas o lucro e não a qualidade.

Editado por pauloworker

Compartilhar este post

Link para o post

tenho uam duvida relativamente simples, mas nunca vi ninguem responder.. eu ja tenho empresa, cadastro no importa facil, fornecedor estabelecido, vontade de importar, produto de qualidade em vista e local de venda, mas, como nao sei como importar formalmente como pessoa juridica, fico com medo de importar como pessoa fisica e aparecer alguem na minha porta, ou uma conta gigante e indesejavel, então como faria pra importar formalmente visto que o fornecedor nao conhece o importa facil? e se o pedido for menor de $3000 e passar pela alfandega normalmente, mas como pessoa fisica, posso vende-lo sem preocupação?

Compartilhar este post

Link para o post

boa noite, preciso de uma ajuda, eu compro do ebay, porem no modo normal como todos, eu quero importar legalmente pelo importa facil, tenho empresa etc... queria saber como pergunto a um vendedor se ele manda pelo importafacil etc, como achar um fornecedor la desta forma? quais documentos preciso enviar a ele, ou ele me enviar, para ocorrer tudo certo, podem me ajudar por favor? agradeço muito

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora