Ir para conteúdo
Siscomex - Comércio Exterior
gustafsom

Importação PJ SEM Importa Fácil.

Recommended Posts

Pessoal, me surgiu uma dúvida que para vocês é fácil de responder:

Se eu como PJ usar o serviço de Importa Fácil dos Correios eu vou ter que pagar o I.I.(60%) + ICMS do estado(Cascateado) + R$150,00 do despacho aduaneiro dos correios.

Mas o que acontece se eu importar como PJ, mas sem utilizar o Importa Fácil?

Sempre considerando que realizo as importações como PJ, o que muda no processo se importar produtos com o valor:

1 - R$1,00 - R$49,99;

2 - R$50,00 - R$499,99;

e

3 - R$500,00 - R$2999,99;

Desde já agradeço muito a ajuda de vocês.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Importa Fácil só faz o desembaraço de mercadorias através de DSI (Declaração Simplificada de Importação) e utilizando o Regime de Tributação Simplificado (60% II + ICMS + R$ 150,00).

Levando em conta que seus produtos continuariam a ser enviados pelos Correios:

1 - Você precisará contratar um despachante para fazer desembaraço da mercadoria nos Correios. Para isso sua empresa precisaria se cadastrar no Siscomex e tirar o Radar;

2 - Quando seu despachante for fazer a Declaração de Importação ou Declaração Simplificada de Importação basta ser escolhida a opção de Recolhimento Integral.

Quanto você pagará somando todos os impostos? Utilize este simulador:

http://www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Edmar_Holanda

Vlw pela ajuda.

Então eu não posso importar como PJ pelos correios, sem utilizar o Importa Fácil?

O importa Fácil é obrigatório para PJ? Mesmo sendo valores menores que $50,00?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, você pode importar através dos Correios sem ser pelo Importa Fácil, mas você mesmo ou seu representante (despachante) deverá cuidar de emitir a Declaração de Importação e fazer o desembaraço.

Qualquer importação de PJ precisa de Declaração de Importação e o Desembaraço. Você escolhe se utiliza os Correios ou seu próprio despachante.

Para tirar suas dúvidas sobre o Importa Fácil acesse:

http://www.correios.com.br/impFacil/default.cfm

Compartilhar este post

Link para o post

Eu pensei que o processo era o mesmo para PF.

Quando o produto chegasse eu receberia uma notificação solicitando que no ato da retirada eu pagasse os impostos.

Isso só acontece com PF, é isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, você pode importar através dos Correios sem ser pelo Importa Fácil, mas você mesmo ou seu representante (despachante) deverá cuidar de emitir a Declaração de Importação e fazer o desembaraço.

Qualquer importação de PJ precisa de Declaração de Importação e o Desembaraço. Você escolhe se utiliza os Correios ou seu próprio despachante.

Para tirar suas dúvidas sobre o Importa Fácil acesse:

http://www.correios.com.br/impFacil/default.cfm

Fala Edmar_Holanda você falou que eu mesmo ou um despachante pode emitir DI.

Pergunto: Eu posso realizar o desembaraço aduaneiro da minha importação? Quais as condições? Como é o procedimento?

Vlw pela ajuda que você esta dando.

Qualquer um do forum que souber a resposta pode responder.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Edmar_Holanda você falou que eu mesmo ou um despachante pode emitir DI.

Pergunto: Eu posso realizar o desembaraço aduaneiro da minha importação? Quais as condições? Como é o procedimento?

Vlw pela ajuda que você esta dando.

Qualquer um do forum que souber a resposta pode responder.

Prezados,

somente Despachantes Aduaneiros, devidamente credenciados na SRF e SDA do Estado podem realizar registro de DI, RE, DDE, DSI, etc

Para se habilitar como despachante aduaneiro é antes necessário tirar autorização de Ajudante de DEspachante aduaneiro e por ai vai.

abs

Lucas

Compartilhar este post

Link para o post

Lucas, o dirigente poderá realizar os respectivos despachos aduaneiros de importação e exportação da sua própria empresa. Se ele vai conseguir sem erros são outros 500.

Não tenho certeza se esta é a norma legal correta, mas:

Decreto nº 6.759, de 5 de fevereiro de 2009

Art. 808

Art. 809

Até o revogado Decreto nº 646 pregava previa que o empresário/dirigente poderia desempenhar a função de despachante:

Art. 4° O interessado, pessoa física ou jurídica, somente poderá exercer atividades relacionadas com o despacho aduaneiro:

I - por intermédio do despachante aduaneiro;

II - pessoalmente, se pessoa física, ou, se jurídica, também mediante:

a) dirigente;

Para fazer o desembaraço precisa de conhecimento e prática. Não sugiro tentar fazer os primeiros despachos sozinho. Sugiro que contrate um despachante.

Editado por Edmar_Holanda

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Edmar_Holanda

o pior é que eu não vou ultrapassar os $3000,00 por importação, então contratar despachante fica um pouco inviável.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Edmar_Holanda

o pior é que eu não vou ultrapassar os $3000,00 por importação, então contratar despachante fica um pouco inviável.

Sugiro que pesquise. Eu estou negociando com vários despachante e com um consegui fechar por R$ 300,00 para importações com valor inferior a 3000 dólares. Se desejar, posso te passar por Mensagem Privada os dados dele. Inclusive ele concordou em "me ajudar", passando todas as informações do que é feito para que eu futuramente possa fazer eu mesmo o desembaraço. Pelo menos por dois meses toda as minhas importações serão feitas com ele. Por este valor (R$ 300,00) compensa bastante no meu caso, pois no Importa Fácil o despachante custa R$ 150,00. Trazendo através da Tributação Normal (sem ser pelo Regime de Tributação Simplificado no Importa Fácil) vou economizar quase R$ 1000,00 por importação.

Se você deseja fazer o desembaraço de suas importações, o jeito é se preparar. Assim como você, importo produtos em pequena quantidade (5000 dólares por mês mais ou menos) e tenho margem de lucro bastante reduzida. Com certeza eu mesmo vou fazer o desembaraço das minhas mercadorias a partir de maio. Só em livros já gastei R$ 300,00 e em cursos ainda vou investir mais R$ 2.000,00. Todo este investimento se paga rapidamente, pois eu faço em média 4 importações por mês e se fosse pagar despachante precisaria pagar pelo menos R$ 1200,00 por mês.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sugiro que pesquise. Eu estou negociando com vários despachante e com um consegui fechar por R$ 300,00 para importações com valor inferior a 3000 dólares. Se desejar, posso te passar por Mensagem Privada os dados dele. Inclusive ele concordou em "me ajudar", passando todas as informações do que é feito para que eu futuramente possa fazer eu mesmo o desembaraço. Pelo menos por dois meses toda as minhas importações serão feitas com ele. Por este valor (R$ 300,00) compensa bastante no meu caso, pois no Importa Fácil o despachante custa R$ 150,00. Trazendo através da Tributação Normal (sem ser pelo Regime de Tributação Simplificado no Importa Fácil) vou economizar quase R$ 1000,00 por importação.

Se você deseja fazer o desembaraço de suas importações, o jeito é se preparar. Assim como você, importo produtos em pequena quantidade (5000 dólares por mês mais ou menos) e tenho margem de lucro bastante reduzida. Com certeza eu mesmo vou fazer o desembaraço das minhas mercadorias a partir de maio. Só em livros já gastei R$ 300,00 e em cursos ainda vou investir mais R$ 2.000,00. Todo este investimento se paga rapidamente, pois eu faço em média 4 importações por mês e se fosse pagar despachante precisaria pagar pelo menos R$ 1200,00 por mês.

Olá amigo, tambem teria interesse no seu contato (despachante), mas fiquei na duvida no seguinte, nao fica mais barato importar pelo Importa Facil (150 reais) do que pelo seu despachante (300 reais) ou seja, 150 reais mais caro? Ou é atraves do regime de importacao que voce irá economizar (tributacao normal)?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Importa Fácil só pode fazer Tributação Simplificada. Com meu próprio despachante utilizo o regime normal e pago muito menos imposto. Para o contato do despachante envie mensagem privada.

Compartilhar este post

Link para o post

Importa Fácil só pode fazer Tributação Simplificada. Com meu próprio despachante utilizo o regime normal e pago muito menos imposto. Para o contato do despachante envie mensagem privada.

Olá poderia me enviar o contato do seu despachante aduaneiro que cobra 300 reais para importações inferiores a 3000usd????

Fico no aguardo qualquer coisa me envie por email bender@db2brasil.com.br

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal

Alguém poderia me indicar algum despachante que cobre mais barato que o Importa Fácil (Correios)?

Qualquer indicação será muito bem-vinda

meu e-mail: polidva@hotmail.com

Desde já agradeço!

Compartilhar este post

Link para o post

poli25,

mais barato que o importa fácil, só a pessoa for sócia da empresa que tiver importando.

Se existir os serviço serão pior que o importa fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

Para ter mais barato que o Importa Fácil, somente com um bom volume de processos. Isso cabe a uma negociação entre você e um despachante, onde seu argumento é a quantidade de processos.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá!

Me desculpem entrar aqui com a pergunta, mas postei um tópico e ninguém me respondeu..

Quero abrir uma loja virtual e importadora de brinquedos de coleção, estou pesquisando há meses, mas não acho informações muito claras.

Bom, vamos lá:

- já vi que vou ter que me registrar no SISCOMEX e usar DSI, pois teria que fazer várias importações pequenas, de menos de $3.000, pois preciso de variedade, e não tanta quantidade.

- a taxa para brinquedos é de 35%, Ok? Isso vale para brinquedos de coleção (que são destinados ao publico adulto), eu imagino

- se eu importar via correios, posso optar por eu mesma fazer o desembraço pela DSI, sem pagar os R$150 da taxa deles?

- se eu preencher corretamente a DSI com os cógigos de importação para brinquedos ainda assim terei que pagar 60% de taxa ou tem alguma mandeira de eu pagar os 35%?

- qual seria a melhor solução para mim? Porque 60% de taxa é muito alto para um revendedor, eu não conseguiria cobrir os valores da concorrência ilegal que infesta o mercado nacional: pessoa física que importa para uso pessoal, mas vende os produtos.

Obrigada!!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo eu estou precisando muito de um despachante com um preço razoável .

Eu ficaria muito agradecido se me fornecesse o contato desse despachante.

igorbschmitz@ig.com.br

Muito obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde abri uma micro empresa e quero trabalhar com vendas de celulaes e acessorios. Estive pesquisando preços na china e achei prços bons a minha duvida é a seguinte:

- para importar pelo importa facil achei meio salgado os valores de impostos mais os 150,00

Gostaria de saber se existe uma maneira mais barata de importar sendo que nao serão compras de grande porte.

se possivel me mandem imformaçoes no meu email

geaninformatica@bol.com.br

Editado por gean

Compartilhar este post

Link para o post

edimar sera que vc poderia me enviar o contato desse despachante . ele é de são paulo , peço por gentileza sua ajuda . queria entrar em contato com ele . um abraço

Compartilhar este post

Link para o post

edimar sera que vc poderia me enviar o contato desse despachante . ele é de são paulo , peço por gentileza sua ajuda . queria entrar em contato com ele . um abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, no caso de importação pelos correios onde a modalidade seja importa fácil - despachante próprio, os procedimentos podem ser feitos por qualquer local do país.

Caso queiram entrem em contato para tentarmos uma parceria.

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que algo precisa ficar bem claro:

IMPORTA FÁCIL: custo do serviço de desembaraço é R$ 150,00. Tempo médio para liberação: 30 dias, na melhor hipótese.

O importa fácil é, também, uma forma de frete internacional. O serviço postal do país de origem precisa fazer parte da rede internacional de correios (o ECT do Brasil é). Normalmente a mercadoria vem pelo EMS que é um serviço internacional de correios. Alguns serviços de correios de outros países não são reconhecidos: exemplo tem um serviço Global Express...o ECT Brasil não recebe.

O GRANDE problema das importações de pequenos valores e quantidades para fins comerciais está no serviço de desembaraço, já que as mercadorias vem via aérea e chegam rápido no Brasil. Chegando aqui até ser desembaraçada e colocada na mão do importador demanda muito tempo.

Pelo sistema de importação formal, também chega rápido no Brasil e o prazo médio de liberação com canal vermelho é de 15 dias, se toda documentação estiver correta.

Portanto, o IMPORTA FÁCIL tem um custo mais atrativo entretanto o prazo é longo. O sistema formal é mais caro e o prazo é mais curto.

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto, o IMPORTA FÁCIL tem um custo mais atrativo entretanto o prazo é longo. O sistema formal é mais caro e o prazo é mais curto.

Exato, estou com um caso de importa fácil despachante próprio... e realmente as coisas são bem lentas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora