Edward

O Micro Empreendedor Individual pode importar?

2 posts neste tópico

Sou Fotógrafo e pretendo importar duas cameras de Filmagem. Cada camera custa em média U$ 2.400,00 (Dólares). Gostaria de saber se como Microempreendedor Individual ( com CNPJ ) posso fazer esta operação e quais os procedimentos legais a serem adotados. E também, quais são os valores dos impostos a serem pagos. Outra Questão é a seguinte: Seria mais vantagem importar, neste caso, como pessoa fisica? Ou não? Grato e fiquem na paz. Ed - Campinas(SP)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, pode importar normalmente.

A forma mais simples de importar seria pelo Importa Fácil ( www.correios.com.br/impFacil/default.cfm ). Todavia precisarias fazer duas remessas, ou seja, enviar as câmeras em pacotes diferentes, pois o limite do Importa Fácil é de 3000 dólares. Os impostos a serem pagos seriam Importação (60%) e ICMS (17% dependendo do estado), mas como eles são aplicado em cascata no final o valor do imposto passa dos 85%.

Outra opção é contratar um despachante aduaneiro e fazer a importação pelo Regine Normal de Tributação. Vais pagar menos (em torno de 50%) imposto que no Importa Fácil, todavia o despachante deve te custar em torno de um salário mínimo. Se as câmeras forem para uso pessoal/profissional, você pode tirar o Radar como pessoa física mesmo. Abaixo uma simulação (http://www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/) que eu fiz:

tributacaonormalcamera.th.jpg

Mas o que amigos meus fotógrafos têm feito ultimamente é viajar até os Estados Unidos e comprar as câmeras lá. Depois que as regras para limite de compras foram "flexibilizados", para aquisição de materiais para uso pessoal e profissional, eles têm conseguido passar sem muito problema na alfândega. Tenho amigo que viaja na sexta e volta no domingo quando precisa comprar câmera nova.

Editado por Edmar_Holanda

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites