Edward

O Micro Empreendedor Individual pode importar?

2 posts neste tópico

Sou Fotógrafo e pretendo importar duas cameras de Filmagem. Cada camera custa em média U$ 2.400,00 (Dólares). Gostaria de saber se como Microempreendedor Individual ( com CNPJ ) posso fazer esta operação e quais os procedimentos legais a serem adotados. E também, quais são os valores dos impostos a serem pagos. Outra Questão é a seguinte: Seria mais vantagem importar, neste caso, como pessoa fisica? Ou não? Grato e fiquem na paz. Ed - Campinas(SP)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, pode importar normalmente.

A forma mais simples de importar seria pelo Importa Fácil ( www.correios.com.br/impFacil/default.cfm ). Todavia precisarias fazer duas remessas, ou seja, enviar as câmeras em pacotes diferentes, pois o limite do Importa Fácil é de 3000 dólares. Os impostos a serem pagos seriam Importação (60%) e ICMS (17% dependendo do estado), mas como eles são aplicado em cascata no final o valor do imposto passa dos 85%.

Outra opção é contratar um despachante aduaneiro e fazer a importação pelo Regine Normal de Tributação. Vais pagar menos (em torno de 50%) imposto que no Importa Fácil, todavia o despachante deve te custar em torno de um salário mínimo. Se as câmeras forem para uso pessoal/profissional, você pode tirar o Radar como pessoa física mesmo. Abaixo uma simulação (http://www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/) que eu fiz:

tributacaonormalcamera.th.jpg

Mas o que amigos meus fotógrafos têm feito ultimamente é viajar até os Estados Unidos e comprar as câmeras lá. Depois que as regras para limite de compras foram "flexibilizados", para aquisição de materiais para uso pessoal e profissional, eles têm conseguido passar sem muito problema na alfândega. Tenho amigo que viaja na sexta e volta no domingo quando precisa comprar câmera nova.

Editado por Edmar_Holanda

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora