Ir para

Foto
- - - - -

Tirar o Radar - Endereço residencial ou Escritório Virtual

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
27 replies to this topic

#1 Karina_Azevedo

Karina_Azevedo

Mestre do Fórum!

• Premium
  • 265 Posts:
  • Estado:SELECIONE SEU ESTADO

Postou 30 março 2011 - 11:00

Tenho uma "empresa" ainda informal. Trata-se de um site que comercializa produtos esportivos e vestuário. Não recebo clientes em casa. Vendo apenas pela internet. Estou me legalizando e imaginei que poderia colocar como endereço da empresa do endereço da minha casa (apartamento), mas depois de ver este vídeo () fiquei em dúvida. Amigos meus em situações semelhantes à minha já conseguiram abrir empresa com o endereço residencial deles, mas eles não precisavam do Radar. Eu vou.

Minha dúvida quanto ao endereço da empresa é porque desejo tirar o Radar para fazer legalmente as importações. Eu vou abrir uma ME, e já vi aqui várias mensagens acerca do tema, principalmente no caso de MEI, mas o assunto parece ser bastante controverso.

Outra hipótese que estou analisando são aqueles escritórios virtuais ( http://casa.hsw.uol....os-virtuais.htm ) onde você recebe um endereço numa sala comercial.

Meu receio é conseguir abrir a empresa com o endereço residencial e quando chegar na Receita Federal para tirar o Radar não conseguir e depois ser obrigada a mudar o endereço da empresa, tendo ainda mais despesa.

Este post foi editado por Karina_Azevedo: 30 março 2011 - 11:06

#2 Fernando M.

Fernando M.

CEO

• Administradores
  • 778 Posts:

Postou 30 março 2011 - 11:34

Karina, o que a unidade da Receita Federal de seu município disse quando os consultou?
Fernando M.
— "Existem 10 tipos de pessoas no mundo: as que entendem binário e as que não entendem."
— "Qualquer idéia boa que precise ser realizada imediatamente, acredite, não é uma idéia boa."

Ajude a manter o fórum e tenha benefícios! Veja os detalhes aqui.
Imagem

#3 Karina_Azevedo

Karina_Azevedo

Mestre do Fórum!

• Premium
  • 265 Posts:

Postou 30 março 2011 - 11:43

Fernando, ontem passei o dia ligando pra lá, mas sempre a pessoa que poderia me ajudar não estava disponível. Hoje parece que tiraram o telefone do gancho, pois ninguém atende. Hoje vou lá pessoalmente. Acredito que o endereço que eu tenho aqui não é a unidade que trata do Radar, mas lá devo conseguir uma informação precisa.

#4 Karina_Azevedo

Karina_Azevedo

Mestre do Fórum!

• Premium
  • 265 Posts:

Postou 30 março 2011 - 13:29

Finalmente atenderam o telefone. Um funcionário da Receita Federal sem muita segurança disse "que não teria problema" do endereço da empresa ser um endereço onde moro. O engraçado é que depois completou "é até melhor que seja um endereço residencial no seu caso". A informação não me pareceu muito precisa e confiável. Vou pessoalmente mesmo lá.

#5 WILCOMEX

WILCOMEX

Está sempre por aqui!

• Premium
  • 75 Posts:

Postou 30 março 2011 - 13:42

Finalmente atenderam o telefone. Um funcionário da Receita Federal sem muita segurança disse "que não teria problema" do endereço da empresa ser um endereço onde moro. O engraçado é que depois completou "é até melhor que seja um endereço residencial no seu caso". A informação não me pareceu muito precisa e confiável. Vou pessoalmente mesmo lá.

Olá Karina,

Como disse, também estou na mesma situação, mas estou em São Paulo, acho que pode mudar um pouco em relação ao seu Estado, vou verificar na RFB daqui e quando tiver uma informaçao precisa, postarei também. O engraçado também é por um lado, quando de ser abrir a Empresa os orgãos do Governo "aceitar a atividade em residências" e depois, "estes mesmos orgãos" querer impedir o uso do sistema que não passa de um "acessório" para complementar a ativade antes aprovada: o comércio.

Suas informações estão sendo bem-vidas, acho que a muita gente.

Obrigada e Boa Sorte!
WilComex

#6 Karina_Azevedo

Karina_Azevedo

Mestre do Fórum!

• Premium
  • 265 Posts:

Postou 31 março 2011 - 14:57

Olá Karina,

Como disse, também estou na mesma situação, mas estou em São Paulo, acho que pode mudar um pouco em relação ao seu Estado, vou verificar na RFB daqui e quando tiver uma informaçao precisa, postarei também. O engraçado também é por um lado, quando de ser abrir a Empresa os orgãos do Governo "aceitar a atividade em residências" e depois, "estes mesmos orgãos" querer impedir o uso do sistema que não passa de um "acessório" para complementar a ativade antes aprovada: o comércio.

Suas informações estão sendo bem-vidas, acho que a muita gente.

Obrigada e Boa Sorte!

Você já foi pessoalmente à Receita Federal ou contatou despachantes daí para tirar a dúvida?

#7 Karina_Azevedo

Karina_Azevedo

Mestre do Fórum!

• Premium
  • 265 Posts:

Postou 31 março 2011 - 14:57

Acabo de chegar da Receita Federal no Recife.

Fui direto para o setor de aduana. O pessoal foi muito prestativo e atencioso. Foi-me confirmado que não existiria problema da loja está localizada num endereço residencial. Eu ainda disse que o imóvel (um apartamento) era alugado e que o IPTU estava no nome da proprietária e que eu teria apenas um contrato de aluguel em meu nome. Mesmo assim disseram que não haveria problema.

Eu estaria feliz, só não estou porque o funcionário que me passou esta informação hoje é o mesmo que me atendeu por telefone ontem e novamente não senti a mínima segurança em suas palavras. Não sei se é porque ele é gago (sério) e meio velhinho que tive esta impressão :-)

Saindo de lá encontrei um despachante me oferecendo o serviço para conseguir o Radar. Expliquei para ele a situação e ele também me disse que não haveria empecilho no fato da loja está localizada num endereço residencial.

Ahhhhhh meu Deus. Acho que vou mesmo arriscar. Meu contador disse que não teria problema, um despachante daqui também, e agora um funcionário da Receita Federal.

Quando meu contador me passar a documentação vou lá. Espero em algumas semanas trazer boas notícias a este tópico.

Este post foi editado por Karina_Azevedo: 31 março 2011 - 14:58

#8 WILCOMEX

WILCOMEX

Está sempre por aqui!

• Premium
  • 75 Posts:

Postou 31 março 2011 - 15:55

Você já foi pessoalmente à Receita Federal ou contatou despachantes daí para tirar a dúvida?

Olá Karina,

Ainda não procurei esta pessoa em especifico, mas quando fui a Receita semana passada, me lembro que o rapaz também não foi preciso nem no básico quanto à Habilitação do RADAR, dai nem citei a respeito do local. Mas pelas informações que obtive de la para cá, é bem provavel que se o CNPJ for liberado nós conseguimos nos habilitar sem maiores problemas.

att
WilComex

#9 Thara

Thara

Iniciante

• Membros
  • PipPip
  • 6 Posts:

Postou 31 março 2011 - 20:51

Estou na mesmíssima situação.
Estou abrindo a minha empresa no meu endereço residencial com a intenção de obter habilitação no Radar.
Meu contador aconselha-me a alugar uma sala térrea, exclusivamente para esse fim mas, a procura tem se mostrado difícil: quando encontro um aluguel razoável a área não é mista ou comercial.
Socorro!
Se alguém tiver uma indicação do que poderia ser feito, agradeceria.
Karina, se eu conseguir alguma informação adicional, posto aqui!
Abraços em todos.

#10 Karina_Azevedo

Karina_Azevedo

Mestre do Fórum!

• Premium
  • 265 Posts:

Postou 31 março 2011 - 22:08

Tara, você já foi à Receita Federal pessoalmente?

Para quem estiver interessado nesta discussão, veja o desenrolar desta mesma questão que postei lá no Orkut:
http://www.orkut.com...0323472&start=1

O usuário Milton é bastante experiente e sempre com ótimas observações. Pelo que ele disse, caso não consigamos abrir a empresa em nossos endereços residenciais o que talvez seja menos caro é contratar um desses "escritórios virtuais" (aqui no Recife custam em média R$ 1000 por ano) e depois um contrato com empresa para armazenar as importações. Não verifiquei o custo de armazenagem ainda.

Mas eu ainda tenho sorte, pois minha loja já vende muito bem. Tem gente que tá começando agora e arriscar um aluguel apenas para tirar o Radar pode ficar muito caro. Se nada der certo, vou mesmo alugar uma sala razoável para sediar minha empresa. Para evitar problemas com a Receita queremos nos regularizar. Melhor "perder" R$ 1500,00 por mês com aluguel e condomínio do que gastar algumas dezenas de milhares depois tendo que pagar alguma multa.

#11 WILCOMEX

WILCOMEX

Está sempre por aqui!

• Premium
  • 75 Posts:

Postou 01 abril 2011 - 10:57

Meu caso é a tentativa da Habilitação do RADAR para uma MEI que será aberta em um ENDEREÇO RESIDENCIAL (proprietária do imóvel: minha mãe) e conta de telefone em Meu nome (o mesmo nome a qual será a MEI cadastrada).

Hoje pela manhã liguei para Receita (unidade Tatuapé Sp onde habilita o RADAR)

O Atendente, que não sabia quase nada de RADAR fez 2 consultas a outro com as perguntas que eu o fazia. Conclusão: disse que é possível porém com Contrato de Locação entre a proprierátia (minha própria mãe) e a MEI (minha, com meu nome sendo o nome Empresarial que é o que acontece na MEI)

Liguei para Receita unidade Fiesp Paulista e falei com a atendente Camila que se mostrou muito disposta a ajudar, mas desconhecia o procedimento para MEI e pediu para eu ligar no Receita fone 146.

Liguei no Receita fone 146 e me informaram que o atendimento é só para Pessoa Física, e retornei o contato com a Camila.
Ela pediu meu telefone e disse que ia verificar para mim e me retornar.

Depois ela retorna me dizendo que a pessoa que ela entrou em contato também não tinha uma informação concreta a respeito, para que eu, ou me direcione a RFB do Tatuapé, pois segundo ela somente neste posto há atendimento para o RADAR, ou que eu acesso o site da Receita e busque a informação através do Fale Conosco.

Conlusão: Maratona RADAR x MEI continua, continua dizendo que podem e ninguém "prova"....

Este Tópico se torna uma quebra de Tabu caso alguém consiga de fato.

Torcemos para que sim!
WilComex

#12 Thara

Thara

Iniciante

• Membros
  • PipPip
  • 6 Posts:

Postou 01 abril 2011 - 17:04

Karina,
Já fui a Receita pessoalmente sim e me disse um "Se é Jurídica pode, sim" tão "na lata" que eu tô na maior dúvida.
Um dos meus alunos de Inglês é Advogado de uma Empresa de Importação e me disse que estão mais rigorosos ultimamente para a obtenção do RADAR, que não pode ser no mesmo endereço, não, mas que pode ser uma sala simples, em zona mista.
Disse-me que as MEIs não obtém habilitação no SISCOMEX, que de ser, no mínimo uma ME, isso porque o valor de faturamento mensal máximo de uma MEU é de R$ 3.000,00. Passando disso já considera-se uma ME então, a receita Federal nem considera para habilitação uma MEI.
Confio muito mais nele do que no "pode sim" do rapaz que me atendeu na Receita.
Aí encontrei uma saída de uma dica que ele me deu que aprece até aqui, estar dando certo. Passo para você por MSN se você desejar ou Skype.

Wilcomex,
Pelo jeito uma MEI realmente não consegue a habilitação no RADAR. Segundo me informaram, não passa na análise de documentos, depois de apresentados.

Minha raiva é: um funcionário da Receita disse que "sim". Dói ser instruído? E instruir? Mas percebo que realmente os órgãos governamentais "tãonemaí" pra gente.

#13 Thara

Thara

Iniciante

• Membros
  • PipPip
  • 6 Posts:

Postou 01 abril 2011 - 17:07

Karina,
Não consegui, pelo endereço postado achar o fórum do Orkut :blink:
Poderia confirmar o endereço, por favor? ou o nome/número da Comunidade.
Abração em você

#14 Karina_Azevedo

Karina_Azevedo

Mestre do Fórum!

• Premium
  • 265 Posts:

Postou 01 abril 2011 - 19:43

Karina,
Não consegui, pelo endereço postado achar o fórum do Orkut :blink:
Poderia confirmar o endereço, por favor? ou o nome/número da Comunidade.
Abração em você

No Orkut procure pela comunidade "Siscomex Importação" (Community?cmm=192482).

#15 Thara

Thara

Iniciante

• Membros
  • PipPip
  • 6 Posts:

Postou 01 abril 2011 - 20:35

No Orkut procure pela comunidade "Siscomex Importação" (Community?cmm=192482).

Já estou presente!
Obrigada, Karina. :blink:

#16 Cacá

Cacá

Está sempre por aqui!

• Colaboradores
  • 73 Posts:

Postou 01 abril 2011 - 22:31

Boa noite a todos

Nossa empresa aqui em Porto Alegre já tirou radar para MEI, também se pode tirar radar para empresa "caseira", desde que estejam com todos os documentos que a RFB exige. Agora digo para todos "por que" se martirizar por isso gente. Simplesmente abre a MEI e tenta, o máximo que vai acontecer é não conseguir o radar, se não tentarem e ficarem ouvindo todo mundo vocês nunca vão conseguir igual o radar, vamos ser mais otimistas e tentar pessoal.
Quanto ao valor da MEI, realmente é pequeno, mas para quem esta começando a MEI é quase de graça, depois se seu negócio avançar e você faturar mais, otimo, passa a MEI para uma ME simples.
Qualquer dúvida podem me passar e-mail
Abraços a todos
Carlos Santos

Carlos Santos

photo-10.jpg

e-mail: carlos@connectedbrazil.com
msn: carlos@connectedbrazil.com

Somos uma empresa sediada na cidade de Porto Alegre/RS, e empresa parceira em Dongguan, China. Trabalhamos como  agente de compras/negócios. Realizamos o desenvolvimento de produtos para empresas brasileiras que desejam encontrar soluções de suprimentos no mercado chinês.Oferecemos, através de empresas parceiras no Brasil, assessoria para todos os trâmites do processo de importação/exportação e desembaraço da mercadoria. Prestando suporte e apoio ao importador/exportador no que se refere ao acompanhamento e aplicação da legislação aduaneira em geral, compreendendo despachos aduaneiros, fretes internacionais e logística integrada, seguro internacional, habilitação de empresas junto à Receita Federal (obtenção do RADAR), etc.

#17 Karina_Azevedo

Karina_Azevedo

Mestre do Fórum!

• Premium
  • 265 Posts:

Postou 01 abril 2011 - 22:35

Carlos, estou abrindo uma ME e não MEI. Eu quero fazer tudo direito para não ser necessário depois ter que mudar o endereço da empresa, gastar mais dinheiro e perder ainda mais tempo tentando reparar os erros.

Este post foi editado por Karina_Azevedo: 01 abril 2011 - 22:37

#18 WILCOMEX

WILCOMEX

Está sempre por aqui!

• Premium
  • 75 Posts:

Postou 04 abril 2011 - 23:52

Boa noite a todos

Nossa empresa aqui em Porto Alegre já tirou radar para MEI, também se pode tirar radar para empresa "caseira", desde que estejam com todos os documentos que a RFB exige. Agora digo para todos "por que" se martirizar por isso gente. Simplesmente abre a MEI e tenta, o máximo que vai acontecer é não conseguir o radar, se não tentarem e ficarem ouvindo todo mundo vocês nunca vão conseguir igual o radar, vamos ser mais otimistas e tentar pessoal.
Quanto ao valor da MEI, realmente é pequeno, mas para quem esta começando a MEI é quase de graça, depois se seu negócio avançar e você faturar mais, otimo, passa a MEI para uma ME simples.
Qualquer dúvida podem me passar e-mail
Abraços a todos
Carlos Santos

olá Carlos,

É bem vindo seu comentário e incentivo aqueles que estão iniciando como "nós", MAS um pouco "imprudente" abrir uma MEI para apenas "tentar" tirar o RADAR, sabendo que: muitas são as opiniões dos profissionais que AFIRMAM não conseguir o RADAR via MEI e ainda em um Endereço Residencial.

Andei lendo alguns Fóruns Contábeis e sabemos bem que abrir uma Empresa é bem Simples e rápido, mas o problema está em "fecha-lá" ou neste caso ENQUADRA-LA em uma possivel ME. Pelo que percebi se o RADAR não for deferido pela MEI, teremos que ESPERAR até o inicio do ano para desenquadrar do regime SIMEI e logo após ser efetivamente uma ME.

Então acho prudente da parte da Karina abrir direto uma ME para não ter esta dor de cabeça, e para aqueles que ainda tem esperança em um RADAR-MEI, tentem desta forma o tão cobiçado RADAR e nos postem esta experiencia, e se não conseguirem: saibam que terão que acertar os ponteiros e na epoca determinada conforme citei acima, para poderem estar regularizados e assim obte-lo de fato.

Então ficamos aqui com a Prudência da Karina e o incentivo do Carlos, e quem tiver novas informações ou mudanças a respeito por favor adicionar a estes comentários!

att
WilComex

#19 Karina_Azevedo

Karina_Azevedo

Mestre do Fórum!

• Premium
  • 265 Posts:

Postou 04 abril 2011 - 23:56

Olá pessoal, acho que tenho uma pequena boa notícia que pode nos gerar esperança:

Hoje perguntei pela 100ª vez ao meu contador a questão do endereço da loja ser num endereço residencial. Ele continua me dizendo que não há problema, que já tirou vários Radares assim e deu como exemplo um amigo nosso em comum.

Eu mesma liguei para ele (o amigo em comum) e perguntei se realmente ele tinha conseguido o Radar com o endereço residencial, o que me foi confirmado. Ele mora numa casa e na parte de cima da casa funciona a empresa (loja virtual e uma pequena fábrica). Pois bem, o que ele fez:

- Endereço residencial: Rua Tal, nº 222 - São Bernardo do Campo
- Endereço da empresa: Rua Tal, nº 222 - Sobrado - São Bernardo do Campo

Bem, espero que esta seja a minha última postagem neste tópico antes de tentar tirar o Radar com o endereço da empresa na minha residência. Já cansei de especulações. Vamos à parte prática!

#20 Thara

Thara

Iniciante

• Membros
  • PipPip
  • 6 Posts:

Postou 05 abril 2011 - 22:24

Eu desejo-lhe toda sorte do mundo, Karina, porque "garra" você tem.
Vou fazer meu pensamento positivo e ficar no aguardo de uma resposta positiva sua!
Grande abraço
B)