Jump to content
Siscomex - Comércio Exterior
Ricardo Rodrigues

Como verificar idoneidade da empresa chinesa?

Recommended Posts

Amigos eu de novo,

Alguem poderia dar uma dica de como podemos verificar um empresa chinesa ?

Pois confiar em pessoas hoje ja não é muito facil, imagina do outro lado do planeta, sempre fica aquele frio na barriga se não vão sumir com o dinheiro.

Existe algum modo de se efetuar uma verificação ?

Grato

• Like 1

Essa preocupação deve existir, especialmente com empresas chinesas. A melhor verificação é visitar a empresa, conhecer a linha de produção, como os trabalhadores são tratados (influencia diretamente na qualidade do produto), onde está localizada (próximo a portos/aeroportos), os canais logísticos de escoamento da produção (são seguros/oferecem segurança ao produto), os valores cultivados pela diretoria da empresa, etc.

Assim se consegue fazer um negócio sério e de longo prazo.

Tudo bem fernado?

Então Esta seria uma otima maneira de se eftuar a importação, portando estou no Brasil e sem previsão de ir para China :)

Existe por meio de internet algum modo?

"Best Regads"

Tudo bem fernado?

Então Esta seria uma otima maneira de se eftuar a importação, portando estou no Brasil e sem previsão de ir para China :)

Existe por meio de internet algum modo?

"Best Regads"

Ricardo, a internet é uma terra de ninguém. Qualquer um se passa por qualquer coisa e faz o que quiser. Já vi casos em que a empresa possuía um site lindo, fotos espetaculares da fábrica, ótimas referências em alguns sites como Alibaba e parecidos. Quando o comprador chegou no local, era praticamente uma fábrica de fundo de quintal.

Ainda assim, existem empresas sérias, mas realmente não sei como conseguir referências além de indicação de outros compradores que já trabalhem com estes fornecedores que você está procurando.

Sugiro primeiro perguntar ao fornecedor se ele já vendeu para o Brasil. Caso positivo, solicite a ele referências de compradores brasileiros. Se ele se recusar a fornecer, abra o olho. Se fornecer, entre em contato com estes compradores brasileiros e pergunte sobre a idoneidade do mesmo. Não deixa de ser arriscado, entretanto, pois você estará pegando informações com possíveis concorrentes.

• Like 1

Alguns bancos, o banco do brasil é um deles, oferece um serviço que funciona da seguinte maneira:

- Voce faz um contrato de cambio com o banco e faz a "remessa" do dinheiro.

- O banco emite uma carta de credito ao exportador dizendo que assim que a mercadoria estiver embarcado, ele receberá o dinheiro.

- A empresa que voce contratou para fazer o frete verifica a mercadoria

- O banco libera o pagamento.

Não que seja livre de picaretagem, mas so o fato da fabrica/empresa aceitar uma modalidade de pagamentos semelhante a essa ela ja ganha muitos pontos de confiabilidade.

Alguns bancos, o banco do brasil é um deles, oferece um serviço que funciona da seguinte maneira:

- Voce faz um contrato de cambio com o banco e faz a "remessa" do dinheiro.

- O banco emite uma carta de credito ao exportador dizendo que assim que a mercadoria estiver embarcado, ele receberá o dinheiro.

- A empresa que voce contratou para fazer o frete verifica a mercadoria

- O banco libera o pagamento.

Não que seja livre de picaretagem, mas so o fato da fabrica/empresa aceitar uma modalidade de pagamentos semelhante a essa ela ja ganha muitos pontos de confiabilidade.

Thran, o problema é conseguir um fornecedor chinês que aceite vender com carta de crédito. Em geral, só trabalham com pagamento antecipado. Após muitas vendas, passam a aceitar vender com 30% antecipado e 70% à vista. É a lei da oferta e demanda. Se você não comprar, há uma fila de outros compradores.

Se a empresa, é realmente registrada como exportadora no governo da China, estão habituados à carta de crédito. Não se preocupe com a aceitação, fazemos negócios assim, é uma maneira de saber com que tipo de empresas estás lidando. Quanto à ir à China, acredito que é uma necessidade, quando possível, junte algumas alternativas de clientes prospectos, e visíte-os, sem dúvidas será em algum momento imprescindível aos negócios.

Apenas uma sujestão de quem trabalha com eles.

Abs,

Se a empresa, é realmente registrada como exportadora no governo da China, estão habituados à carta de crédito. Não se preocupe com a aceitação, fazemos negócios assim, é uma maneira de saber com que tipo de empresas estás lidando. Quanto à ir à China, acredito que é uma necessidade, quando possível, junte algumas alternativas de clientes prospectos, e visíte-os, sem dúvidas será em algum momento imprescindível aos negócios.

Abs,

Tatiana, todos exportadores chineses com que tive contato até hoje não trabalhavam com carta de crédito. É bom saber que existem sim empresas chinesas que trabalham com esta forma de pagamento.

Concordo plenamente em relação à necessidade de visita.

Então em Abril de 2010 meu PAItrão visitou a canton fair e trouxe uma mala so de catalogos :).

ja efetuei uma compra de 6.500 pneus para carretinha deu um container de 20 pés, agora preciso comprar um outro produtos mas que não é com este mesmo exportador,

mas sabe quando você sente um frio na barriga.

Achou que irei arriscar novamente depositarei os 30% e depois 70%, segundo mo vendedor que esta fazendo a cotação para mim, ao longo de algumas outras negociações ele podem trabalhar com carta de credito, mas por enquanto não.

Mesmo assim irei arriscar.

Estou iniciando o meu planejamento para Outubro para canton fair, e também com 3 empresas em vista para visitar.

Acho que vai ser a melhor coisa a ser feita.

Aproveitando o topico, se na embaixada chinesa do Brasil ele não fazem uma verificação da empresa em questão lá na China ?

Obrigado

Abs,

Tatiana boa tarde,

Você teria algum numero na china para que eu posso ligar e verificar se a empresa possui este cadastro ?

Obrigado

E o Mandarim, vc tem!? telefone é o mais facil de se conseguir.

Tambem estou com esse problema e medo. Mas uma coisa que estou fazendo e perguntar se a empresa tem site, se sim, vc entra nesse site http://whois.domaintools.com/ e pesquisa o endereco do site da empresa, vai aparecer quando o site daquela empresa foi criado, quanto mais antigo melhor.

Pois fiquei sabendo que os chineses tem facilidade em encerrar uma empresa e abrir uma nova, assim dão o calote no cliente e somem, depois alteram o nome da empresa...

Existe alguma forma de checar essas empresas no consulado? Li em outro lugar que havia essa possibilidade e entrei em contato em Brasília, mas o retorno que tive me pareceu muito inconsistente - consultaram a empresa na internet. Não existe algum serviço oficial para essa consulta?

Liguei hoje no consulado para tirar esta duvida, em Brasilia.

Acredito que esta historia de consultar o consulado é mito.

Srs,

vamos lá... Pra que tanto terror em algo tão simples.

existem sim algumas maneiras de verificar a idoniedade de uma empresa estrangeira.

Vamos aos princípios de comércio.

1 - Peça referências. Muitas vezes o exportador já exporta pra UE, EUA, etc. Veja com eles algum cliente que já compra o produto e entre em contato. As vezes consultar uma empresa americana ou européia é mais facil que uma chinesa.

2 - A Câmara de Comércio Brasil China fornece alguns serviços de consulta a empresas. Algo como um Serasa no Brasil. Custa se não me engano USD 700,00 por consulta. Acho o valor baixo para o volume de operações que temos na China.

3 - Existem algumas empresa que criam um cadastro positivo de fornecedores. Vamos a elas

Dun & Bradstreet - http://www.dnb.com.br/

GCS - http://www.gcs-group.com/

entre outras.. basta buscar por credit report international risk no Google

4 - Consulte as certificações. Se ele diz ter SGS, ISO, CE veja com os órgãos certificadores se tais certificados existem e estão válidos. Uma empresa que gasta mais de USD 100.000,00 fazendo um ISO 9001 por exemplo não vai se queimar no mercado por causa de um container.

5 - Exija um contrato com uma câmara de arbitragem válida e se caso necessário peça para que o pagamento á vista seja após inspeção de um certificador tal como SGS, Intertek, etc. Coloque no contrato as especificações. Se não atendidas, recurso não é liberado.

6 - Por fim, concordo com a Carta de Crédito é sem dúvida o meio de pagamento em crédito mais seguro. Além deste existe o banco mandatária (ESCROW) que também pode ser vinculando entrega de BL x pagamento. É uma mecaninsmo menos usado (até por que é mais caro que a LC) mas também pode ser uma alternativa.

Enfim, viram que temos algumas maneiras de confirmar... Mas ainda assim sou do tipo que negócio bom é feito olho no olho. Portanto tire seu visto e vá para a China. Converse com o Chines, conheça suas instalações.

Boa sorte e bons negócios!

Lucas

Edited by Lucas Cury
  • Like 1

<p style="margin-left: 35.4pt">Olá amigos também estou com mesmo problema, meu projeto pra 2012 é importação de materiais elétricos e iluminação, fiz o cadastro no alibaba.com e já recebi centenas de empresas oferecendo seus produtos, tem empresas com vários certificados mas como saber se é verdade, como não vou na china nesse momento estou pesquisando muito. Minha 1º importação será um valor baixo até porque é complicado fazer uma negociação sem conhecer a empresa.</p>

<p style="margin-left: 35.4pt">Aproveitando o gancho tem alguém desse fórum que importa, poderia indicar uma TRADE ou um DESPACHANTE enfim tudo pra fazer uma importação com menos risco.</p>

Alysson,

Normalmente eu uso uma trading em Hong Kong para fazer as importações para meus clientes quando se trata da primeira importação, até por que eu conheço o dono da trading, e negociações entre empresas da China acabam sendo mais seguras (experiência própria).

• Like 1

Alysson,

Normalmente eu uso uma trading em Hong Kong para fazer as importações para meus clientes quando se trata da primeira importação, até por que eu conheço o dono da trading, e negociações entre empresas da China acabam sendo mais seguras (experiência própria).

Valeu pela informação, mas essa trading localizada na china não é de um risco maior? Outra pergunta, eu sou de Brasília e você está em Vitória não fica mais difícil de fazermos uma parceria? Você tem algum cliente com o mesmo seguimento que o meu? Desculpe pelas perguntas, mas não tenho nenhuma experiência na área de importação, mas estou pesquisando muito sobre o mesmo.

Alysson,

Nesse caso, como falei conheço o proprietário da empresa na China, então, vejo que é mais seguro.

Bem, em relação a distancia, se o serviço que vc precisa é somente o de trading, nesse caso vc negociaria direto com eles na China, mas se for liberação de mercadoria, não vejo problema em distância, tenho clientes em todos Sudeste, ou seja, daqui para SP também é um pouco distante, mas mesmo assim tem empresas que preferem importar por aqui, por questão de logística.

Essa parte de iluminação é o que mais está aparecendo agora, já tenho negócios com vários possíveis clientes, mas cliente mesmo por enquanto um.

Sinta-se a vontade para questionar Alysson.

Olá,

Vc pode enviar um consultor internacional na empresa que te representará, pode ser até um brasileiro que ofereça este trabalho, é simples e barato e ele deve acompanhar todo o processo, fale conosco jbrito.comex@uol.com.br

Amigos eu de novo,

Alguem poderia dar uma dica de como podemos verificar um empresa chinesa ?

Pois confiar em pessoas hoje ja não é muito facil, imagina do outro lado do planeta, sempre fica aquele frio na barriga se não vão sumir com o dinheiro.

Existe algum modo de se efetuar uma verificação ?

Grato

Olha amigo a minha experiencia propia de importador informal ha mais de 8 anos é: buscar no site Alibaba e made in china os fornecedores gold de preferencia com mais de 3 anos,para compra em atacado já em varejo tem o aliexpress o ebay, ja tive varios casos de produtos meus voltar para o fornecedor e o mesmo reenviar de outra forma e entrar no pais, sempre converse bastante com o fornecedor eles são muito explicativos e são um povo muito honesto, já o nosso...

Edited by JorgeRS

Olá. Sou brasileiro e faço esse serviço de verificação sobre a idoneidade de empresas aqui na região de guangdong e em qualquer parte da china! vejam no meu site: www.careyourgoods.com aproveito e passo informações sobre a canton fair 2012. Abraço a todos.