Jump to content
Siscomex - Comércio Exterior
silasronaldo

REMESSA DESCARACTERIZADA PESSOA FISICA

Recommended Posts

Olá,

Sou novo no forúm e vi algumas respostas que nao me satisfazeram por ser um pouco antigas.

Importei 2 tablets chineses e um celular para mim e pedi entrega via DHL de honkong para cá. Ocorre que durante a liberação alfandegária, a remessa foi descaracterizada como expressa em razão de quantidade. Nao sei aonde o fiscal achou que a mercadoria é para revenda. Enfim...

Fui pessoalmente a DHL e retirei a documentação deles para tentar receber a remessa. Fui pessoalmente até o aeroporto e falei com o fiscal aduaneiro Antonio, que disse que eu PERDI a remessa, pois a quantidade nao poderia ser importada por pessoa física, e sim jurídica. Perguntei se nao ha nada a ser feito, ele disse que eu deveria abrir um processo administrativo para convencer o fiscal que parou a remessa, a voltar atras ou autorizar a importacao formal para pessoa física, então deveria contratar um despachante aduaneiro.

Ocorre que o valor da carga é inferior a $500,00 doletas e o custos do despachante + impostos vai pra quase 3000,00 reais.

Gostaria de saber se existe um jeito mais fácil e barato para receber o pacote aqui no Brasil, e se

a Instrução Normativa nº 1073/10, permite que o remetente receba o pacote de volta.

Tem despachante cobrando 2 salários minimos só pra me inscrever. Se algum despachante tiver experiencia nesses assuntos aceito sugestoes, porém nao tenho muito para gastar.

Quando a mercadoria vai para "perdimento" não há muito o que voce possa fazer justamente por isso, em quase 100% dos casos a mercadoria não vale mais a pena.

Importar não é brincadeira tem que consultar o despachante ou alguem experiente antes da "merda" feita.

A mercadoria não precisa ser destinada a revenda para ser descaracterizada.