Jump to content
Siscomex - Comércio Exterior
silasronaldo

REMESSA DESCARACTERIZADA PESSOA FISICA

Recommended Posts

Olá,

Sou novo no forúm e vi algumas respostas que nao me satisfazeram por ser um pouco antigas.

Importei 2 tablets chineses e um celular para mim e pedi entrega via DHL de honkong para cá. Ocorre que durante a liberação alfandegária, a remessa foi descaracterizada como expressa em razão de quantidade. Nao sei aonde o fiscal achou que a mercadoria é para revenda. Enfim...

Fui pessoalmente a DHL e retirei a documentação deles para tentar receber a remessa. Fui pessoalmente até o aeroporto e falei com o fiscal aduaneiro Antonio, que disse que eu PERDI a remessa, pois a quantidade nao poderia ser importada por pessoa física, e sim jurídica. Perguntei se nao ha nada a ser feito, ele disse que eu deveria abrir um processo administrativo para convencer o fiscal que parou a remessa, a voltar atras ou autorizar a importacao formal para pessoa física, então deveria contratar um despachante aduaneiro.

Ocorre que o valor da carga é inferior a $500,00 doletas e o custos do despachante + impostos vai pra quase 3000,00 reais.

Gostaria de saber se existe um jeito mais fácil e barato para receber o pacote aqui no Brasil, e se

a Instrução Normativa nº 1073/10, permite que o remetente receba o pacote de volta.

Tem despachante cobrando 2 salários minimos só pra me inscrever. Se algum despachante tiver experiencia nesses assuntos aceito sugestoes, porém nao tenho muito para gastar.

Quando a mercadoria vai para "perdimento" não há muito o que voce possa fazer justamente por isso, em quase 100% dos casos a mercadoria não vale mais a pena.

Importar não é brincadeira tem que consultar o despachante ou alguem experiente antes da "merda" feita.

A mercadoria não precisa ser destinada a revenda para ser descaracterizada.

Você levou a papelada da compra e se mostrou disposto a pagar os impostos quando falou com o auditor? Tente fazer o mesmo diretamente com o fiscal que pegou o seu processo de importação.

No caso, minha encomenda chegou aqui no dia 03/05. Posso mudar o destinatário para uma pessoa jurídica?

Alguém já tratou sobre assunto similar aqui no fórum, mas não lembro do desfecho.

Acho que pode alterar, mas só com o consentimento do auditor.

Dê uma pesquisada aqui no fórum de importação, que encontrará algo. Espero que ajude.

Uma vez, na minha inexperiência, comprei 10 produtos iguais, via DHL. A encomenda foi descaracterizada, porém sem perdimento, a DHL retornou o pacote ao destino e cobrou o frete de retorno da empresa que me enviou originalmente o pacote. Claro que isso aconteceu pois a empresa era de boa fé, pois ela poderia muito bem se negar a pagar o frete e perder minha mercadoria de vez, acredito eu. Demoraram cerca de 20 dias pra retornar a mercadoria.

Boa sorte!

On May 20, 2011 at 1:23 PM, silasronaldo said:

Olá,

Sou novo no forúm e vi algumas respostas que nao me satisfazeram por ser um pouco antigas.

Importei 2 tablets chineses e um celular para mim e pedi entrega via DHL de honkong para cá. Ocorre que durante a liberação alfandegária, a remessa foi descaracterizada como expressa em razão de quantidade. Nao sei aonde o fiscal achou que a mercadoria é para revenda. Enfim...

Fui pessoalmente a DHL e retirei a documentação deles para tentar receber a remessa. Fui pessoalmente até o aeroporto e falei com o fiscal aduaneiro Antonio, que disse que eu PERDI a remessa, pois a quantidade nao poderia ser importada por pessoa física, e sim jurídica. Perguntei se nao ha nada a ser feito, ele disse que eu deveria abrir um processo administrativo para convencer o fiscal que parou a remessa, a voltar atras ou autorizar a importacao formal para pessoa física, então deveria contratar um despachante aduaneiro.

Ocorre que o valor da carga é inferior a $500,00 doletas e o custos do despachante + impostos vai pra quase 3000,00 reais.

Gostaria de saber se existe um jeito mais fácil e barato para receber o pacote aqui no Brasil, e se

a Instrução Normativa nº 1073/10, permite que o remetente receba o pacote de volta.

Tem despachante cobrando 2 salários minimos só pra me inscrever. Se algum despachante tiver experiencia nesses assuntos aceito sugestoes, porém nao tenho muito para gastar.

Ola, receber mais barato seria usando uma empresa de compra assistida.