INCrespim

Importa Fácil e Legalização de Venda

28 posts neste tópico

Ola,

Trabalho importando produtos e vendendo pela internet, o negócio cresceu e agora quero uma pequena loja.

Minhas dúvidas:

Como legalizar produtos importados?

Ao pagar as taxas pelos correios (importa Facil) posso com isso declarar procedencia?

Como ser responsavel por um determinado produto importado no Brasil?

Att,

Crespim

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crespim, eu não tenho muita prática com importação – especialmente a parte contábil/fiscal – mas posso ajudar na parte mais básica.

Para importar legalmente, com destinação à comercialização, o primeiro requisito é que a importação seja realizada—de forma legal—por pessoa jurídica.

Como você está postando este tópico na seção de Importa Fácil, suponho que já tenha feito uma prévia análise e decidido pela importação através deste serviço dos Correios.

O Importa Fácil é um serviço criado em conjunto com a Receita Federal, onde a empresa não precisa estar habilitada no Radar para que faça a importação. É a principal facilidade fornecida pelo serviço. Quando você faz a importação pelo Importa Fácil, a mercadoria é desembaraçada pelos Correios mesmo e entregue no seu endereço após o pagamento de todas as despesas.

O Importa Fácil utiliza o regime aduaneiro de RTS (Remessa com Tributação Simplificada). Neste regime é aplicada uma taxa de 60% sobre o valor CIF da mercadoria. Além desta taxa, você deverá pagar o ICMS para a Unidade Federativa onde se localiza.

Tendo importado desta forma, a mercadoria é de sua empresa legalmente e poderá ser revendida sem problema algum.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

BOA TARDE,

VOCÊ TERÁ QUE MEDIAR BEM, E FAZER UM QUANTITATIVO ENTRE VOLUME DE VENDAS E LUCRO REAL, ASSIM PODERÁ OPTAR PELA MELHOR FORMA E PROCEDIMENTO PARA AQUISIÇÃO DE MERCADORIAS NO EXTERIOR.

SEMPRE É IMPORTANTE OPTAR POR UMA CONSULTURIA ESPECIALIZADA NO ASSUNTO, E NO CASO DE GRANDES VOLUMES, ATÉ UM ADVOGADO NO RAMO.

ESPERO TER COLABORADO.

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço as respostas. Muito Obrigado.

Fiz minha primeeira importação pelo Importa Facil. Minhas primeiras impressões:

•  
  • Foi dificil junto ao fornecedor chines colocar os dados como os correios pedem.
  • Fiz sem nenhuma consultoria.

Ai surgiu uma duvida. Fiz via China Post mas não via EMS isso vai gerar problemas?

Abçs

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço as respostas. Muito Obrigado.

Fiz minha primeeira importação pelo Importa Facil. Minhas primeiras impressões:

• Foi dificil junto ao fornecedor chines colocar os dados como os correios pedem.
  • Fiz sem nenhuma consultoria.

Ai surgiu uma duvida. Fiz via China Post mas não via EMS isso vai gerar problemas?

Abçs

Pelo contrario amigo, o correio pede que seja enviado a mercadoria pelo china post ou hongkong post, isto está bem claro no site dos correios. Vale a pena dar uma lida em tudo, foi o que eu fiz.

Compartilhar este post

Link para o post

Ola colega o caminho é este mesmo lembrando que China Post e Hong kong Post é muito demorado.

O ideal e vc fazer envio por EMS ou China Express.

Por EMS seu produto vai demorar em media 30 dias para ser entregue devido aos tramites alfandegarios.

Se vc não tiver nenhum problema com a importação pode ocorrer pedido de comprovação de valores pagos etc. vira uma novela de até 2 meses.

Em geral o produto chega na sua mão mais é demorado e valido se pequena empresa como a minha.

O EMS é mais caro que muitas empresas DHL e Fedex vale a pena rever seu caso e fazer um cadastro no Radar. Mas ai entra o Despachante 1 salario minimo sendo que Importa facil é 150,00 reais.

Até voce estar bem seguro o ideal é como eu faço

Importa facil e courrier sendo que courrier muitos fica preso e não vale a pena retirar o produto.

Mas neste meio tempo que 10 passou um vai preso e vc ja tira seu preju.

E ao mesmo tempo vc vai fazendo pelo importa facil.

Compre no Alibaba ou Aliexpress.com que os fornecedores mandam como voce pede endereço etc.

Basta voce usar um pouco de ingles by Google tradutor.

Não tem dificuldade alguma e nem requer pratica.

Estava acostumado no Japão com facilidades e agora aqui o negocio só anda bom pr o governo que recebe meus impostos em dia e mesmo assim força o pequeno empresário a enviar ao Paraguay e trazer pr dentro do Brasil. neste caso voce ganha dinheiro e quando for preso não fica um mês de cana.

Quem tem grana não vai preso no Brasil.

Viva o Brasil.

Boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post

Empresas como DHL e Fedex, na modalidade de Courier internacional, realizam o despacho aduaneiro para você. Já importei valores de até cerca de $300, mas essas empresas tem que fazer o desembaraço para qualquer valor. Acaba saindo o mesmo preço do Importa Fácil mas chega em 5 dias, contra meses do EMS, já que a mercadoria fica presa no Importa Fácil. Se for importar qualquer coisa que precise de Importa Fácil, desista porque demais pra ser rentável, vale mais a pena pagar o Courier.

Compartilhar este post

Link para o post

Para compras pequenas...o trabalho dessas empresas são a melhor opção? Estou "levantando" dados para fazer minha primeira importação!

Pesquisei sobre o Importa Fácil mas, existem muitas controvérsias !

Então me interessei por sua resposta!

Obrigada!

Compartilhar este post

Link para o post

Empresas como DHL e Fedex, na modalidade de Courier internacional, realizam o despacho aduaneiro para você. Já importei valores de até cerca de $300, mas essas empresas tem que fazer o desembaraço para qualquer valor. Acaba saindo o mesmo preço do Importa Fácil mas chega em 5 dias, contra meses do EMS, já que a mercadoria fica presa no Importa Fácil. Se for importar qualquer coisa que precise de Importa Fácil, desista porque demais pra ser rentável, vale mais a pena pagar o Courier.

Desculpe...mas preciso perguntar! Esse trabalho das empresas...assim como o Importa fácil, pode ser feito de Pessoa Jurídica para Pessoa Jurídica.

Fiquei na dúvida...porque na FEDEX, a atendente disse que teria que RADAR e contratar um despachante! (Pensei que fosse necessário apenas acima de U$3000)

Tenho alguns conhecidos...que compram utilizando a UPS, por exemplo mas, são pessoas físicas!!!

Obrigada

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei em duvida lendo este tópico.

Nos correios apenas dizem que podemos enviar pelo china post e hong kong post.

E por EMS? Pode ser enviado para o importa fácil?

obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei em duvida lendo este tópico.

Nos correios apenas dizem que podemos enviar pelo china post e hong kong post.

E por EMS? Pode ser enviado para o importa fácil?

obrigado!

EMS é uma modalidade de envio dos correios da china. O que os correios pedem é que seja enviado pela empresa estatal do país de origem.

Então mandando por china post air mail, hong kong post air mail, ou EMS da china, funciona normalmente.

Não dá via UPS, FEDEX e DHL pois são correios privados, de courrier.

Não vale a pena importar via air mail, pois o pacote pode pesar no máximo 2 kg.

A tarifa dos correios é de R$ 150,00 por código de rastreio, ou seja por pacote.

Então se for comprar varias coias, peça por EMS, que pode ter até 30 kg em um só pacote, em uma só tarifa de serviço do importa fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

EMS é uma modalidade de envio dos correios da china. O que os correios pedem é que seja enviado pela empresa estatal do país de origem.

Então mandando por china post air mail, hong kong post air mail, ou EMS da china, funciona normalmente.

Não dá via UPS, FEDEX e DHL pois são correios privados, de courrier.

Não vale a pena importar via air mail, pois o pacote pode pesar no máximo 2 kg.

A tarifa dos correios é de R$ 150,00 por código de rastreio, ou seja por pacote.

Então se for comprar varias coias, peça por EMS, que pode ter até 30 kg em um só pacote, em uma só tarifa de serviço do importa fácil.

Obrigado pela resposta amigo, mas só um aditivo a ela.

O correio áereo pode sim, porém é outra modalidade com outro preço. Esqueci o termo, mas pode até 30 kg se não me engano.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu fico na duvida de uma coisa:

1) quando faço a importação pelo Importa Facil eu posso registrar uma nota fiscal de entrada pela minha pesssoa juridica, logo, posso revender com nota.

2) No caso de empresas de courrier (ex. EMS), se não me engano esse tipo de empresa mesmo que faça o desembaraço e seja mais rapida, se não me engano esse produto não pode ser revendido, pois na teoria courrier so serve para amostras e encomendas para pessoa FISICA?

Alguem poderia me confirmar se isso é verdade?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu fico na duvida de uma coisa:

1) quando faço a importação pelo Importa Facil eu posso registrar uma nota fiscal de entrada pela minha pesssoa juridica, logo, posso revender com nota.

2) No caso de empresas de courrier (ex. EMS), se não me engano esse tipo de empresa mesmo que faça o desembaraço e seja mais rapida, se não me engano esse produto não pode ser revendido, pois na teoria courrier so serve para amostras e encomendas para pessoa FISICA?

Alguem poderia me confirmar se isso é verdade?

1) Sim, o Importa Fácil é um meio de importação entre o RTS e o Formal, porém pode ser usado para importação normal para revenda.

2) Apenas uma correção: EMS não é courier. É um meio de envio através de empresas de correios normal. Sendo assim, será desembaraçado no Brasil através do RTS, o qual não permite a revenda dos produtos. Pode ser importado por PJ, mas não pode ser revendido.

Compartilhar este post

Link para o post

1) Sim, o Importa Fácil é um meio de importação entre o RTS e o Formal, porém pode ser usado para importação normal para revenda.

2) Apenas uma correção: EMS não é courier. É um meio de envio através de empresas de correios normal. Sendo assim, será desembaraçado no Brasil através do RTS, o qual não permite a revenda dos produtos. Pode ser importado por PJ, mas não pode ser revendido.

PJ não pode revender mercadorias adquiridas via importa fácil? Onde ta escrito isso?

Compartilhar este post

Link para o post

PJ não pode revender mercadorias adquiridas via importa fácil? Onde ta escrito isso?

Onde você viu eu dizer isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Quando abri o tópico minha duvida era para os primeiros passos de importação e venda dos produtos no Brasil (desculpe se me desviei um pouco do assunto).

Fiz a importação por meio do importa facil e venho fazendo. Mas agora gostaria de saber como vender esses produtos com minha marca? Tipo empresas como MULTILASER, que compram o produto na china e colocam seu logo e prestam todo o suporte para ele?

Abçs

Editado por INCrespim

Compartilhar este post

Link para o post
Quando abri o tópico minha duvida era para os primeiros passos de importação e venda dos produtos no Brasil (desculpe se me desviei um pouco do assunto). Fiz a importação por meio do importa facil e venho fazendo. Mas agora gostaria de saber como vender esses produtos com minha marca? Tipo empresas como MULTILASER, que compram o produto na china e colocam seu logo e prestam todo o suporte para ele? Abçs

Acredito que terá que desenvolver um projeto e procurar uma industria para produzir, as grandes empresas costumam mandar o projeto para china pois a mão de obra e mais barata , com isso seu produto terá OEM (Original Equipment Manufacturer) e (ODM) Original Design Manufacture , certificações, inspenções, adequações com a legislação brasileira e assim por diante. Ainda pretendo chegar a esse nível de mercado.

No entanto, estou tentando iniciar minha primeira importação, hoje fui as agências do correio em brasília para tirar algumas dúvidas a respeito do importa fácil, para minha surpresa nenhuma agência sabe dar informações precisa. Existe apenas uma pessoa capacidada para dar informação, senhor Ricardo que fica na agência do SHS, mas infelizmente ele não estava presente, tentarei voltar na semana que vem.

Enquanto isso, preciso tirar algumas dúvidas e recorro a vocês, que concerteza sabem muito mais que eu a respeito do assunto.

1) Há possibilidade de majoração no valor do bem que eu comprar? quais as possibilidades? EX: Se eu comprar 1 netbook importado de HongKong por R$300,00 + 60% II+17%icms +R$150,00 (importa fácil) = R$711,60 , qual a possibilidade de algum orgão publico majorar o preço inicial de R$300,00 para R$500,00??

2) Se eu não me engano, a MEI paga R$1,00 de ICMS , sendo assim, na importação terá que pagar 17% de icms ou como eu posso fazer para pagar os R$1,00 que estão na minha categoria?

3) Caso o fornecedor do netbook não ofereça nota fiscal , poderei usar a fatura de cartão de crédito para desembaraço aduaneiro?

Fico no aguardo da posição dos amigos do forúm.

Compartilhar este post

Link para o post

60% do CIF? Poderia fazer a gentileza de explicar o que e' o valor CIF? Se for sobre o valor da importacao e' um horror.

Obrigado

Crespim, eu não tenho muita prática com importação – especialmente a parte contábil/fiscal – mas posso ajudar na parte mais básica.

Para importar legalmente, com destinação à comercialização, o primeiro requisito é que a importação seja realizada—de forma legal—por pessoa jurídica.

Como você está postando este tópico na seção de Importa Fácil, suponho que já tenha feito uma prévia análise e decidido pela importação através deste serviço dos Correios.

O Importa Fácil é um serviço criado em conjunto com a Receita Federal, onde a empresa não precisa estar habilitada no Radar para que faça a importação. É a principal facilidade fornecida pelo serviço. Quando você faz a importação pelo Importa Fácil, a mercadoria é desembaraçada pelos Correios mesmo e entregue no seu endereço após o pagamento de todas as despesas.

O Importa Fácil utiliza o regime aduaneiro de RTS (Remessa com Tributação Simplificada). Neste regime é aplicada uma taxa de 60% sobre o valor CIF da mercadoria. Além desta taxa, você deverá pagar o ICMS para a Unidade Federativa onde se localiza.

Tendo importado desta forma, a mercadoria é de sua empresa legalmente e poderá ser revendida sem problema algum.

Compartilhar este post

Link para o post

CIF = valor das mercadorias + frete + seguro.

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que terá que desenvolver um projeto e procurar uma industria para produzir, as grandes empresas costumam mandar o projeto para china pois a mão de obra e mais barata , com isso seu produto terá OEM (Original Equipment Manufacturer) e (ODM) Original Design Manufacture , certificações, inspenções, adequações com a legislação brasileira e assim por diante. Ainda pretendo chegar a esse nível de mercado.

No entanto, estou tentando iniciar minha primeira importação, hoje fui as agências do correio em brasília para tirar algumas dúvidas a respeito do importa fácil, para minha surpresa nenhuma agência sabe dar informações precisa. Existe apenas uma pessoa capacidada para dar informação, senhor Ricardo que fica na agência do SHS, mas infelizmente ele não estava presente, tentarei voltar na semana que vem.

Enquanto isso, preciso tirar algumas dúvidas e recorro a vocês, que concerteza sabem muito mais que eu a respeito do assunto.

1) Há possibilidade de majoração no valor do bem que eu comprar? quais as possibilidades? EX: Se eu comprar 1 netbook importado de HongKong por R$300,00 + 60% II+17%icms +R$150,00 (importa fácil) = R$711,60 , qual a possibilidade de algum orgão publico majorar o preço inicial de R$300,00 para R$500,00??

2) Se eu não me engano, a MEI paga R$1,00 de ICMS , sendo assim, na importação terá que pagar 17% de icms ou como eu posso fazer para pagar os R$1,00 que estão na minha categoria?

3) Caso o fornecedor do netbook não ofereça nota fiscal , poderei usar a fatura de cartão de crédito para desembaraço aduaneiro?

Fico no aguardo da posição dos amigos do forúm.

1) Não sei ao certo os criterios, mas o fiscal pode majorar o preço de sua encomenda sim. Existe a possibilidade de pedir revisão.

2) O valor de R$ 1,00 de ICMS é para venda de produtos/prestação de serviços. O ICMS de importação não entra nessa regra. Não lembro onde, mas se procurar em alguma IN da receita essa regra.

No fundo uma das minhas maiores dificuldades (são várias) é entender como se calcula o ICMS. Tentei entender o RICMS do DF mas ele é bastante obscuro.

3) O fornecedor não fornecerá NF, mas sim a INVOICE. A IN 611/2006 regula o assunto e os documentos que instruem a DSI são os listados abaixo, não consta comprovante de pagamento. Ele pode ser usado como prova no caso de majoração dos valores da INVOICE.

Art. 11. A DSI será instruída com os seguintes documentos:

I - via original do conhecimento de carga ou documento equivalente;

II - via original da fatura comercial, quando for o caso;

III - via original da receita médica, na hipótese do inciso XIII do art. 4º; (Redação dada pela IN RFB nº 908, de 9 de janeiro de 2009)

IV - DARF que comprove o recolhimento dos tributos, quando for o caso; (Redação dada pela IN RFB nº 908, de 9 de janeiro de 2009)

V - nota fiscal de saída, quando for o caso; e (Redação dada pela IN RFB nº 908, de 9 de janeiro de 2009)

VI - outros, exigidos em decorrência de Acordos Internacionais ou de legislação específica. (Incluído pela IN RFB nº 908, de 9 de janeiro de 2009)

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos lendo o forum fiquei com mais duvidas do que as que ja tinha. estou abrindo uma empresa para importar e vender aqui no Brasil. A modalidade de inicio a ser usada sera IMPORTAFACIL. Eu posso como PJ usar o importafacil atraves da EMS e ao chegar a mercadoria vender aqui no Brasil?

Quando eu for fazer atraves do RADAR(deixando importafacil de lado) atraves de PJ eu posso vender a mercadoria ao chegar no Brasil? Pelo RADAR é mais interessante usar DHL, USPS priority ou melhor continuar usando EMS?

Quais os prazos para recebermos as mercadorias: Via importafacil(EMS,DHL...China e USA) e RADAR(EMS,DHL...China e USA)

Compartilhar este post

Link para o post

boa noite !!!

nunca postei nada aqui mas aprendi muito com as dúvidas dos outros, mas agora lendo esse forum me embaralhei.

comprei 10 peças de um fornecedor da china, ele enviou os equipamentos por EMS até o brasil, naquele esquema do importa fácil, só que eu na afobação de experimentar o esquema, comprei como PF, lendo os comentários do forum, vi que não ia passar, fui atrás de abrir o MEI, já tenho CNPJ, mas meus produtos já estão no (geara) de são paulo, agora eu não sei o que faço, será que meu caso tem solução ?ou vou perder a mercadoria !!! alguém pode me orientar como devo proceder !!

Compartilhar este post

Link para o post

Entre em contato com o Geara/Correios pedindo a alteração do consignatário do nome de pessoa física para jurídica...voce terá que apresentar documentos comprobatórios que demonstrem este vínculo.

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

valeu maicon !!!

antes de ver sua orientação, conversei com os correios e me disseram para esperar um comunicado do que teria que ser feito para resolver o problema !!!

qualquer novidade posto para futuros "afobados " como eu !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora