Ir para

- - - - -

Importa Fácil e Legalização de Venda

27 replies to this topic

#21 Henrique Pimentel

Iniciante

• Membros
  • PipPip
  • 11 Posts:
  • Estado:Distrito Federal

Postou 08 dezembro 2011 - 20:53

Ver postleofaculdade, em 21 outubro 2011 - 18:08, disse:

Acredito que terá que desenvolver um projeto e procurar uma industria para produzir, as grandes empresas costumam mandar o projeto para china pois a mão de obra e mais barata , com isso seu produto terá OEM (Original Equipment Manufacturer) e (ODM) Original Design Manufacture , certificações, inspenções, adequações com a legislação brasileira e assim por diante. Ainda pretendo chegar a esse nível de mercado.

No entanto, estou tentando iniciar minha primeira importação, hoje fui as agências do correio em brasília para tirar algumas dúvidas a respeito do importa fácil, para minha surpresa nenhuma agência sabe dar informações precisa. Existe apenas uma pessoa capacidada para dar informação, senhor Ricardo que fica na agência do SHS, mas infelizmente ele não estava presente, tentarei voltar na semana que vem.

Enquanto isso, preciso tirar algumas dúvidas e recorro a vocês, que concerteza sabem muito mais que eu a respeito do assunto.

1) Há possibilidade de majoração no valor do bem que eu comprar? quais as possibilidades? EX: Se eu comprar 1 netbook importado de HongKong por R$300,00 + 60% II+17%icms +R$150,00 (importa fácil) = R$711,60 , qual a possibilidade de algum orgão publico majorar o preço inicial de R$300,00 para R$500,00??

2) Se eu não me engano, a MEI paga R$1,00 de ICMS , sendo assim, na importação terá que pagar 17% de icms ou como eu posso fazer para pagar os R$1,00 que estão na minha categoria?

3) Caso o fornecedor do netbook não ofereça nota fiscal , poderei usar a fatura de cartão de crédito para desembaraço aduaneiro?

Fico no aguardo da posição dos amigos do forúm.

1) Não sei ao certo os criterios, mas o fiscal pode majorar o preço de sua encomenda sim. Existe a possibilidade de pedir revisão.

2) O valor de R$ 1,00 de ICMS é para venda de produtos/prestação de serviços. O ICMS de importação não entra nessa regra. Não lembro onde, mas se procurar em alguma IN da receita essa regra.

No fundo uma das minhas maiores dificuldades (são várias) é entender como se calcula o ICMS. Tentei entender o RICMS do DF mas ele é bastante obscuro.

3) O fornecedor não fornecerá NF, mas sim a INVOICE. A IN 611/2006 regula o assunto e os documentos que instruem a DSI são os listados abaixo, não consta comprovante de pagamento. Ele pode ser usado como prova no caso de majoração dos valores da INVOICE.

Art. 11. A DSI será instruída com os seguintes documentos:
I - via original do conhecimento de carga ou documento equivalente;
II - via original da fatura comercial, quando for o caso;
III - via original da receita médica, na hipótese do inciso XIII do art. 4º; (Redação dada pela IN RFB nº 908, de 9 de janeiro de 2009)
IV - DARF que comprove o recolhimento dos tributos, quando for o caso; (Redação dada pela IN RFB nº 908, de 9 de janeiro de 2009)
V - nota fiscal de saída, quando for o caso; e (Redação dada pela IN RFB nº 908, de 9 de janeiro de 2009)
VI - outros, exigidos em decorrência de Acordos Internacionais ou de legislação específica. (Incluído pela IN RFB nº 908, de 9 de janeiro de 2009)

#22 Fernando Jr

Iniciante

• Membros
  • PipPip
  • 12 Posts:
  • Estado:Rio de Janeiro

Postou 08 março 2012 - 14:41

Amigos lendo o forum fiquei com mais duvidas do que as que ja tinha. estou abrindo uma empresa para importar e vender aqui no Brasil. A modalidade de inicio a ser usada sera IMPORTAFACIL. Eu posso como PJ usar o importafacil atraves da EMS e ao chegar a mercadoria vender aqui no Brasil?
Quando eu for fazer atraves do RADAR(deixando importafacil de lado) atraves de PJ eu posso vender a mercadoria ao chegar no Brasil? Pelo RADAR é mais interessante usar DHL, USPS priority ou melhor continuar usando EMS?
Quais os prazos para recebermos as mercadorias: Via importafacil(EMS,DHL...China e USA) e RADAR(EMS,DHL...China e USA)

#23 xacra

Iniciante

• Membros
  • PipPip
  • 11 Posts:
  • Estado:São Paulo

Postou 23 março 2012 - 18:03

boa noite !!!
nunca postei nada aqui mas aprendi muito com as dúvidas dos outros, mas agora lendo esse forum me embaralhei.
comprei 10 peças de um fornecedor da china, ele enviou os equipamentos por EMS até o brasil, naquele esquema do importa fácil, só que eu na afobação de experimentar o esquema, comprei como PF, lendo os comentários do forum, vi que não ia passar, fui atrás de abrir o MEI, já tenho CNPJ, mas meus produtos já estão no (geara) de são paulo, agora eu não sei o que faço, será que meu caso tem solução ?ou vou perder a mercadoria !!! alguém pode me orientar como devo proceder !!

#24 MaiconDespachanteAduaneiro

Esse é parceiro!

• Premium
  • 178 Posts:
  • Empresa:SIMA Trade - Logistics

Postou 23 março 2012 - 22:34

Entre em contato com o Geara/Correios pedindo a alteração do consignatário do nome de pessoa física para jurídica...voce terá que apresentar documentos comprobatórios que demonstrem este vínculo.

Abraços,
www.simatradelog.com

#25 xacra

Iniciante

• Membros
  • PipPip
  • 11 Posts:

Postou 26 março 2012 - 13:54

valeu maicon !!!
antes de ver sua orientação, conversei com os correios e me disseram para esperar um comunicado do que teria que ser feito para resolver o problema !!!
qualquer novidade posto para futuros "afobados " como eu !!!

#26 MaiconDespachanteAduaneiro

Esse é parceiro!

• Premium
  • 178 Posts:
  • Empresa:SIMA Trade - Logistics

Postou 26 março 2012 - 16:20

Positivo, eles vão enviar um comunicado formal sobre a chegada desta carga, e no mesmo já vai citar sobre os procedimentos caso seja necessário a troca do consignatário...

depois informe as novidades.

Abcs,
www.simatradelog.com

#27 rafael damaso

Recém-chegado

• Membros
  • Pip
  • 4 Posts:
  • Estado:Santa Catarina

Postou 21 abril 2012 - 04:23

Ver postXtreme Parts, em 18 junho 2011 - 16:08, disse:

Ola colega o caminho é este mesmo lembrando que China Post e Hong kong Post é muito demorado.
O ideal e vc fazer envio por EMS ou China Express.
Por EMS seu produto vai demorar em media 30 dias para ser entregue devido aos tramites alfandegarios.
Se vc não tiver nenhum problema com a importação pode ocorrer pedido de comprovação de valores pagos etc. vira uma novela de até 2 meses.
Em geral o produto chega na sua mão mais é demorado e valido se pequena empresa como a minha.
O EMS é mais caro que muitas empresas DHL e Fedex vale a pena rever seu caso e fazer um cadastro no Radar. Mas ai entra o Despachante 1 salario minimo sendo que Importa facil é 150,00 reais.
Até voce estar bem seguro o ideal é como eu faço
Importa facil e courrier sendo que courrier muitos fica preso e não vale a pena retirar o produto.
Mas neste meio tempo que 10 passou um vai preso e vc ja tira seu preju.
E ao mesmo tempo vc vai fazendo pelo importa facil.
Compre no Alibaba ou Aliexpress.com que os fornecedores mandam como voce pede endereço etc.
Basta voce usar um pouco de ingles by Google tradutor.
Não tem dificuldade alguma e nem requer pratica.
Estava acostumado no Japão com facilidades e agora aqui o negocio só anda bom pr o governo que recebe meus impostos em dia e mesmo assim força o pequeno empresário a enviar ao Paraguay e trazer pr dentro do Brasil. neste caso voce ganha dinheiro e quando for preso não fica um mês de cana.
Quem tem grana não vai preso no Brasil.
Viva o Brasil.
Boa sorte

Você importa como PJ?

#28 jedi

Frequentador

• Premium
  • 54 Posts:
  • Estado:Rio de Janeiro

Postou 21 abril 2012 - 14:32

Ver postAlexandre de Farias, em 27 junho 2011 - 19:14, disse:

Empresas como DHL e Fedex, na modalidade de Courier internacional, realizam o despacho aduaneiro para você. Já importei valores de até cerca de $300, mas essas empresas tem que fazer o desembaraço para qualquer valor. Acaba saindo o mesmo preço do Importa Fácil mas chega em 5 dias, contra meses do EMS, já que a mercadoria fica presa no Importa Fácil. Se for importar qualquer coisa que precise de Importa Fácil, desista porque demais pra ser rentável, vale mais a pena pagar o Courier.

É meu amigo só que pra importar via courrier, como PJ e para fins de revenda, somente estando habilitado no RADAR o que é não é o caso de ninguem nesse tópico!
Se fizer os procedimentos corretamente, Importa fácil demora um mês.

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)