Jump to content
Siscomex - Comércio Exterior
warlisson

Remessa expressa retida em Viracopos/SP

Recommended Posts

Minha 1ª participação no fórum, ja li varios tópicos porém nenhum parecido com o meu caso, mais vamos lá.

Efetuei a compra de dois controles para playstation do site play-asia, vindos da china pela empresa Fedex, estes dois controles são dois joysticks em forma de pistolas, como aquelas que tem em lojas de games nos shoppings, 3 dias após a chegada em Viracopos/SP fui informado que estavam retendo minha encomenda, por estar constando na DI a palavra "Gun"(arma), e que estava sujeita a anuência do Ministerio do Exercito.

Efetuei varios contatos tanto com a Fedex quanto com a Alfandega do próprio aeroporto de viracopos, e estranhamente todos sorriram quando expliquei que na caixa haviam apenas dois controles de plastico para videogame, vamos aos fatos após os contatos:

A Fedex informou que ou eu deveria ir a São Paulo ou contratar um despachante aduaneiro(absurdo de caro).

detalhe: Moro no Distrito Federal.

A Alfandega de viracopos no 1º contato informou que eu deveria procurar a alfandega de brasília e solicitar o transito aduaneiro da remessa, porém fui informado aqui em brasilia que eu (pessoa Fisica) não posso fazer tal solicitação e que eles aqui infelizmente não podiam fazer nada.

em um 2º contato com viracopos fui informado para entrar em contato com o pessoal da fedex, pois a remessa não precisa de anuencia por se tratar de controles de videogame.

Mais infelizmente é muito dificil o contato com a Fedex e o 0800 convenhamos é uma porcaria.

em um 3º contato fui informado novamente por viracopos a enviar uma carta à equipe de remessa expressa do aeroporto de viracopos solicitando a relevação da atracação( não tenho a menor ideia do que seja isso, nem como fazer).

Abri um protocolo na ouvidoria do Ministério da Fazenda a respeito desta questão mais ja tem 9 dias e até agora nenhuma resposta.

Já vai fazer 2 semanas que esta la em viracopos minha encomenda e não sei como proceder neste caso, pois a propria alfandega reconhece que não precisa de anuencia, mais nao libera a remessa.

Gostaria que vocês me ajudassem com esta questão ok.

desde ja meu muito obrigado à todos.

Os "danados de caro", são os que poderiam lhe orientar.

Também sou um desses aí, da classe dos despachantes aduaneiro-dad, nada pessoal, apenas queria colocar algumas verdades, que espero sejam boas e úteis.

Não quero ser pessimista mas acho que você perdeu.

Um cirurgião cardiaco, capaz de reverter, a chance de morte equivalente a 99% também é danado de caro.

Prezado Warlisson, é claro que você não sabia e confesso que eu também não sei quais são os critérios da SRF para descaracterizar mercadorias enviadas via fedex.

Mas qualquer dad teria lhe avisado que um joystick é um brinquedo sujeito a anuência do INMETRO.

Ou seja, no status atual de sua carga, escapar do MEx é fácil, mas o produto importado deve obrigatoriamente atender as exigências INMETRO a fim de obter uma permissão para importa-lo e depois registrar a DI/DSI.

Danadas de caras são as certificações do INMETRO e a multa de 30% aplicada sobre a importação sem permissão do INMETRO cujo valor não poderá ser inferior a R$ 500,00.

Com todo o respeito que tenho pelos participantes do Fórum, percebe-se que alguns participantes desconhecem a nossa importância e, principalmente, o quanto economizariam em tempo e dinheiro, caso se dispusessem a buscar orientação de um profissional.

No problema acima você teria informações sobre todos esses riscos.

Seria melhor ter conversado com seu dad e oferecido o que você pudesse pagar a fim de obter a orientação necessária, antes de tentar a sorte.

É isse aí o meu conselho, acho que serve para tudo na vida, quando eu precisei de um cardiologista, não fiquei batendo na porta dos hospitais para saber como eu mesmo poderia curar o mal cardiaco.

Por favor, respeitem os dad, a experiência sempre é o resultado dos fatores: trabalho, perseverança e principalmente muito estudo para conhecer todas a variantes do comércio globalizado.

Um abraço fraterno a todos.

Boa noite!

Concordo plenamente com Moacir. Todo mundo quer importar e não entende nada, mas sempre dizem, "não quero despachante", é muito caro, "eu mesmo quero fazer despacho". Pessoal! Vamos raciocinar, quem entende de importação é despachante, consultor de comércio exterior, e nós como todo profissional cobramos "pelo serviço". Nós trabalhamos a vida inteira nisso e vivemos "disso". O barato sempre vai sair caro, aprendem isso para o futuro.

Um abraço a todos

Vocês têm certeza que é necessário anuência do INMETRO mesmo para mercadorias importadas via RTS? Pensei que isso só era necessário para importações formais...

Pois é meu "caro", eu poderia fazer este serviço, pois tenho conhecimento para isso, o problema é que estou em Brasília e ninguém informa nada direito.

Vejo que você não leu o post direito, este tipo de produto não necessita de anuência do INMETRO, pois não é um brinquedo, não se enquadra nesta classe.

Achei que este fosse um forum para ajudar e não para vender serviços, despachante conheço vários, se quisesse este serviço ja o teria pago, o problema não é dinheiro e sim uma encomenda ser taxada de anuencia do Ministério do Exercito sem motivo.

Antes de criticar sem saber, tente entender o problema.

Edited by warlisson

Caro Amigo,

Peço desculpas acho que não fui compreendido, mas tudo bem!

Mas vamos tentar manter o alto nivel do forum.

Entendi que a sua importação foi descaracterizada da remessa postal, o serviço porta a porta da Fedex, foi interrompido porque a SRF solicitou a permissão do MEx e o procedimento agora é prosseguir com uma importação normal.

Voce adquiriu uma espécie de joystick, classificado na NCM 9504.10.99, destinada a OUTRAS PARTES E ACESSÓRIOS DOS JOTOS DE VÍDEO DOS TIPOS UTILIZÁVEIS COM RECEPTOR DE TELEVISÃO, para registrar a DI o INMETRO exigia LI e certificação essa exigência hoje, me parece que se restringe aos produtos originários da Argentina.

A PORTARIA INMETRO Nº 376, DE 5 DE OUTUBRO DE 2007, DOU 08⁄10⁄2007, em seu art.1º Estabelece que, após o embarque de brinquedos no exterior, mas anteriormente ao despacho aduaneiro, o pedido de licença de importação (LI) seja registrado no SISCOMEX, devendo constar no campo relativo a "informação complementar" o número do Contrato de Certificação que ampara a importação, firmado entre o Importador e o Organismo Certificador de Produtos, Acreditado pelo Inmetro.

O que determina o tratamento administrativo é a NCM, este tipo de produto mesmo não sendo brinquedo, é tratado como tal se importado da Argentina e necessita da anuência do INMETRO.

O forum continua com a finalidade de ajudar, qualquer consultoria ou curso de comércio exterior é paga você esta tendo isso de sem nenhum custo, alias vc mencionou que o despachante e tentei alertar para complexidade que, as vezes, envolve uma operação.

Como você conhece varios despachantes, e como você mesmo diz ter conhecimento, percebi agora que a intenção foi apenas registrar a ocorrencia da anuencia do Ministério do Exercito sem motivo.

Um abraço do Moacir