Ir para

- - - - -

Remessa retida pela receita

6 replies to this topic

#1 Herlinton

Recém-chegado

• Membros
  • Pip
  • 2 Posts:
  • Estado:Distrito Federal

Postou 01 julho 2011 - 12:11

Olá pessoal, gostaria de saber se alguem pode me ajudar, principalmente se tiver algum despachante aqui que seja de SP.

Então, comprei dois capacetes de uma pessoa de italia, ela é pessoa fisica e eu também. Negociamos por e-mails e etc.

Chegando aqui a encomenda, na UPS, a Receita Federal está pedindo um número de anuência do inmetro....algo assim.

Pois parece que eles classificaram como importação formal, só que eu sou pessoa fisica comprando para uso proprio, e quem me vendeu também era pessoa pessoa física, e tenho como comprovar isso tudo.

Ainda não recebi nenhuma notificação por e-mail ou carta mesmo, de como proceder (será se vou receber ?)

alguem faz ideia de como resolver isso ?

#2 Alexandre de Farias

Iniciante

• Premium
  • 17 Posts:
  • Estado:Rio de Janeiro

Postou 01 julho 2011 - 12:44

No caso, a questão é que alguns produtos tem legislação específica, estando sujeitos a restrição para importação.
Se a RF exigiu algum número de Inmetro ou orgão similar, recomendo que você procure saber se o tal capacete realmente foi aprovado pelos orgão legisladores brasileiros, caso contrário acredito que você não vá conseguir a liberação e seja melhor mandar eles retornarem a mercadoria ao remetente.

É até possível você conseguir a certificação do Inmetro, mas provavelmente seria um processo muito custoso para uma remessa de apenas 2 ítens.
Tem um outro tópico onde estão falando sobre o procedimento para pessoa jurídica. (http://www.siscomex....ortacao-rapida/)

Este post foi editado por Alexandre de Farias: 01 julho 2011 - 12:47

#3 Herlinton

Recém-chegado

• Membros
  • Pip
  • 2 Posts:
  • Estado:Distrito Federal

Postou 01 julho 2011 - 12:48

Obrigado pela resposta rapida Alexandre,

então, o capacete não tem certificação do inmetro pois nunca foi vendido em lojas do brasil, é por isso que comprei da itália, se tivesse por aqui compraria aqui mesmo.

você acha que é possivel eu solicitar então a devolução ao remetente ? acho que daria menos trabalho fazer isso, do que tentar a liberação pois estou no Distrito Federal.

#4 Moacir

Frequentador

• Premium
  • 47 Posts:
  • Twitter:@MoacirFerreira
  • Estado:Rio de Janeiro
  • Empresa:Green Serviços Internacionais Ltda

Postou 01 julho 2011 - 17:06

Prezados Herlington e Alexandre,
Acho que seria interessante consultar o INMETRO antes de qualquer providencia e ver o que eles sugerem em caso de importações para uso próprio e sem fins comerciais.
Se lhe derem a possibilidade de importar vc deverá obrigatóriamente ser incluido no Siscomex através do Radar como pessoa fisica, assim o despachante poderá confeccionar uma LI/LSI que será deferida em carater excepcional e depois registrar a DI/DSI.
E o principal, não esqueça que estamos tratando o assunto de forma hipotética, mas fica aí sugestão.
Um abraço do Moacir.

#5 Fernando M.

CEO

• Administradores
  • 685 Posts:
  • Twitter:@Martinewski
  • Estado:Rio Grande do Sul

Postou 01 julho 2011 - 17:29

Realmente a importação de capacetes tem sido assunto recorrente aqui no fórum.
O que ficou claro pelas explicações de quem entende é que não importa se é de pessoa física para pessoa física ou jurídica para pessoa física, ou qualquer outra opção. O que a legislação diz é que os capacetes a serem utilizados no trânsito brasileiro devem ser certificados pelo Inmetro. Não sei onde está isto, mas é o que se deduz pela exigência. Acho um tanto generalista esta idéia, pois você poderia estar trazendo um capacete para uso em local privado, como uma corrida de kart em uma pista privada, onde a legislação de trânsito não se aplica. Mas a NCM exige anuência do Inmetro, então isto não adianta muito.

De qualquer forma, é necessária a certificação do Inmetro. Como dito pelo Moacir, seria interessante entrar em contato com eles para verificar como é feita esta certificação. Talvez possa ser documental apenas, mas acho difícil.

Fernando M.

-- "Existem 10 tipos de pessoas no mundo: as que entendem binário e as que não entendem."

-- "Qualquer idéia boa que precise ser realizada imediatamente, acredite, não é uma idéia boa."

Ajude a manter o fórum e tenha benefícios! Veja os detalhes aqui.

Imagem

#6 Xtreme Parts

Iniciante

• Membros
  • PipPip
  • 6 Posts:
  • Estado:Paraná
  • Empresa:Xtreme Performance Parts

Postou 20 julho 2011 - 20:24

Cara tente entrar em contato com vendedor se for possivel a devolução pois seu problema não é o capacete e sim o selinho do inmetro que vem nele kkk
Agora a policia esta cobrando muito isso.
Tente dar um migue alegando capacete para uso em circuito fechado (carro).
Ja salvei alguns equipamentos assim.
Mas vale lembrar que se te pegarem na rua sem u selo ja era( multa)
Sera que vale o risco?
Agora digo eu kkk nego compra no paraguay e os vendedores te perguntam ( com selo ou sem selo) a cartela do selo e 10,00 reaussss kkkkk
Bem vindo ao clube
Brasillllll

#7 jrwcomex

Iniciante

• Premium
  • 18 Posts:
  • Estado:São Paulo
  • Empresa:JRW Comex Ltda

Postou 21 julho 2011 - 09:23

Ver postHerlinton, em 01 julho 2011 - 12:11, disse:

Olá pessoal, gostaria de saber se alguem pode me ajudar, principalmente se tiver algum despachante aqui que seja de SP.

Então, comprei dois capacetes de uma pessoa de italia, ela é pessoa fisica e eu também. Negociamos por e-mails e etc.

Chegando aqui a encomenda, na UPS, a Receita Federal está pedindo um número de anuência do inmetro....algo assim.

Pois parece que eles classificaram como importação formal, só que eu sou pessoa fisica comprando para uso proprio, e quem me vendeu também era pessoa pessoa física, e tenho como comprovar isso tudo.

Ainda não recebi nenhuma notificação por e-mail ou carta mesmo, de como proceder (será se vou receber ?)

alguem faz ideia de como resolver isso ?

Sou despachante aduaneiro, vc precisará de uma licença de importação do Inmeetro e registrar uma DSI no seu nome, isso lhe renderá um custo em torno de R$ 700,00
meu contato jbrito.comex@uol.com.br

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)