(mesmo processo para courrier)
1-Esperar a chegada dela ao posto da alfândega nos correios em SP(expresso) ou RJ(encomenda normal) ou PR.
2-Identificar em qual LOCAL DE ARMAZENAMENTO Está:
1. SP:
Reconto aduaneiro 8942001 SETOR :555
UL DE DESPACHO 0817900
fonte: atendente GEARA SP
2. RJ:
Reconto aduaneiro: nao sei ainda
SETOR :nao sei ainda
UL DE DESPACHO: nao sei ainda
3. PR:
Reconto aduaneiro: nao sei ainda
SETOR :nao sei ainda
UL DE DESPACHO: nao sei ainda
3-Preparar todos os documentos para liberação.
1.INVOICE COMERCIAL(valor CIF das mercadorias)
2. packing list do pacote(dados de peso liquido e bruto, medida dos pacotes, data de embarque nos correios estrangeiros)
3. Avaliação aduaneira dos pacotes. BASEADO EM NCM. (procurar os respectivos códigos e valores aduaneiros da mercadoria importada dentro da tabela NCM)(site de auxilio ao importador da receita federal do Brasil.)(recomenda-se entrar em contato com um despachante para verificar se a valoração feita por você esta correta)
4. desenvolver a valoração aduaneira da mercadoria
- Pode-se agrupar item de um mesmo tipo na valoraçãoaduaneira.
EX: no meu caso é peças para embarcações(Jet ski). Em uma caixa vem 18 peças no total, sendo umas 3 delas repetidas em pequenas quantidades de 2 ou 3. Como não existe um NCM especifico para peças de embarcações, importamos elas no mesmo ncm de embarcações. No meu caso o NCM numero 89.03.9900.
E para ficar complacente com os valores,pegue o valor total das mercadorias em moeda estrangeira e divida pelo total de unidades dentro da caixa.
No meu caso o valor total da compra foi US$ 1147 dividido por 18 dá 63,77 dollar na media.
ANTES DE QUALQUER OPERAÇÃO DENTRO DO AMBIENTE DSI OU DI, ATUALIZAR AS TABELAS!!!!!!. É UM PROCESSO MEIO CHATO, MAIS SE VOCE APRENDE A FAZER CORRETAMENTE, NÃO PRECISA ADQUIRIR ALGUM SOFTWARE CARISSIMO VENDIDO POR EM PRESAS PRIVADAS.
5. Preencher a DI ou DSI de acordo com os dados recolhidos no processo.(pra quem tem o acesso ao siscomex importação. Pra quem não tiver, usar as informações para preencher um formulario)
1.Na ABA BASICAS DIGITE O CPF/CNPJ NO IMPORTADOR.
2.NA ABA CARGA: PREENCHER COM OS DADOS DO RECINTO ADUANEIRO ACIMA, DE ACORDO COM A CIDADE AONDE A ENCOMENDA ESTÁ, PREENCHER A DATA DE EMBARQUE PREENCHER A VIA DE TRANSPORTE COMO POSTAL, E NÃO CLICKAR EM AV 7.
3.PREENCHER A ABA BENS, COMO NECESSARIO.
4.NO CAMPO PAGAMENTO, PREENCHER DADOS DA CONTA PARA DEBITO AUTOMATICO(NAO ESQUECER DE AUTORIZAR NO BANCO), E AS RECEITAS QUE SÃO:
I.I = 0086
IPI IMPORTACAO=1038
PISPASEP IMPORTACAO=5602
CONFINS INPORTACAO=5629
5.NA ABA COMPLEMENTARES, PREENCHER COM OS
SEGUINTES DADOS no layout como está abaixo:
-NUMERO DO OBJETO:"numero do objeto" ,NUMERO DA INVOICE:"numero qualquer de identificacao na invoice" ,DATA DA INVOICE:"data de fechamento da invoice")
SE FOR PARA PAGAR O IMPOSTO EM R.T.S(60% CIF) , PREENCEHER OS DADOS DE TRIBUTACAO DO BEM:
-regime de tributacao 7
-fundamentacao legal 42
-motivo 1
7. Enviar DSI ou DI para registro.
8. No perfil importador tive varios problemas com o registro da invoice. algumas menssagens abaixo.
1. "Usuario na habilitado a efetuar debito no banco/agencia/conta."
-requisitar ao SEU GERENTE de conta que abilite o debito automatico para debito em conta de tributos referentes a SISCOMEX
2. "Valor do pagamento diferente do calculado pelo sistema.
-Isso acontece por erro de calculo do usuario OU quando voce atualiza a tabela "taxas de cambio", e abre uma DSI ou DI já pronta. A solucao para este erro, é toda vez que atualizar a tabela de cambio do siscomex, na aba "bens" selecionar novamente a moeda pelo botao de busca para ele atualizar o valor do cambio e refazer os calculos corretamente. a mesma coisa deve ser feita na aba frete, para recalculo dos valores convertidos de frete
adiciono mais coisas aqui depois.