Ir para

- - - - -

Onde estudar Comércio Exterior ?

estudar cursos

12 replies to this topic

#1 Felipe

Recém-chegado

• Membros
  • Pip
  • 4 Posts:
  • Estado:São Paulo

Postou 13 dezembro 2011 - 09:04

Olá a todos, sou novo no fórum, antes de mais nada gostaria de dar meus parabéns, e agradecer por conseguirem organizar este espaço para trocarmos experiências desse tema tão complexo que é o comércio exterior.

Bem, tenho uma pequena experiência com importação para uso pessoal, já comprei tênis, óculos, camisetas etc...
Já fiz uma "graninha" assim também (aquele básico, compra e reza para não ser taxado, chega aqui e revende, totalmente irregular, mas paga meu sorvete de fim de semana rs).

No semestre que inicia 2012, terminarei um curso de vestuário, não é moda, é voltado para o lado de produção, mas como minha família é comerciante, estou pendendo para este lado, de já comprar pronto e vender, me sinto mais confortável do que produzindo, mas como todos sabem, os melhores produtos, muitas vezes no mercado nacional,sequer encontramos a matéria-prima(tecido principalmente) para produzir algo no mesmo nível, então estou avaliando um plano a longo prazo, de montar um comércio varejista voltado a produtos importados, acredito que quase todos aqui já entraram nesse estilo de comércio, é um conceito muito legal, é difícil entrar numa loja dessas e não ser absorvido pelo consumismo instantaneamente, pretendo investir na área que gosto principalmente (vestuário) e também perfumes, objetos de decoração etc...

Agora que me apresentei, gostaria de saber dos colegas do fórum, instituições que tenham um bom curso de Comércio Exterior, não encontrei muitos relatos a respeito disso, a maioria dos sites (aqueles sites que fazem a cabeça de vestibulandos, passando "receitas" para o sucesso, como se existisse tal coisa), falam pra cursar administração e depois uma pós (bullshit). Sim eu penso diferente dos outros jovens, não acho que ir pra faculdade as pressas seja sinônimo de sucesso. Bem melhor o cara adquirir outras experiências trabalhando e descobrindo o que realmente gosta e quer fazer, para então entrar numa sala de aula com foco nas aulas e não nos barezinhos(nada contra).

Como os cursos que vi tem duração de 2 anos(tecnólogos), pretendo combinar duas graduações, Comércio Exterior (2 anos) + Marketing com enfase em varejo(2 anos).

No momento estou para concluir um estágio porém não ficarei na empresa, trabalho menos e ganho mais dinheiro vendendo no ML, do que num emprego convencional, sei que é irregular esse tipo de negociação, mas no momento é minha melhor opção. Pretendo me regularizar assim que possível, mas os pequenos não tem muita chance sem um capital seguro.

Aguardo a opinião dos colegas. Obrigado

#2 MaiconDespachante

Está sempre por aqui!

• Premium
  • 70 Posts:
  • Empresa:SIMA Logistics

Postou 13 dezembro 2011 - 09:38

Ola Felipe,

Também compartilho com boa parte de seu ponto de vista.
É complica ver cursos de 4..5 anos de comex onde o aluno tem que ter aula até de ..teologia...rsrs :lol:

As coisas hoje acontecem muita rapidamente o no comércio exterior então ..nem se fala...por isso a questão de um curso de 02 anos é interessante.

É bastante complicado esta questão, devemos lembrar que independente do curso ou duração o que vai ser realmente decisivo é o aluno. Sua vontade, dedicação, responsabilidade e amor pelo que faz.

É claro que a estrutura e o curso fazem parte de tudo isto, mas não é só isto.

Conheco pessoas de todo tipo nesta área, aquelas que fizeram um superior de 4 anos em instituições renomadas e são excelentes profissionais e conheço também aqueles que fizeram 04 anos de relações internacionais..+ pós...etc..etc e não sabem nem o que é uma Declaração de Importação.

Também conheço aqueles que fizeram um curso de gestão em comex ( 02 anos ) e são muito bons e empenhados, como tem aqueles que jogaram fora 02 anos de suas vidas.

Existem ainda aqueles que fizeram cursos livres de curta duração, bem focados em um assunto específico ( importação / exportação, etc ) e hoje ganham um bom dinheiro.

Creio que tudo dependerá de sua vontade...e isto já deu para ver que voce tem.

Sobre o curso, tente levantar quais as instituições que estão próximas de voce, saber com quem ja fez..e sempre que pegar esse feedback lembre de avaliar as opiniões de acordo com quem as deu.

Abraços !
Abraços,

Maicon
Consultor no IBDR - International Business Development Representative

Web: www.simatradelog.com
Linked-In: http://www.linkedin....577&trk=tab_pro
Email/MSN: maicon@simalogistics.com.br

#3 diegocao

Mestre do Fórum!

• Premium
  • 347 Posts:
  • Estado:Espírito Santo
  • Empresa:Top Aduana Serviços Aduaneiros

Postou 13 dezembro 2011 - 17:20

Caro Felipe,

Penso que para estudar e entender o comércio exterior não é importante somente a instituição, mas sim o interesse por parte de quem busca o conhecimento, defendo ainda que o comércio exterior a gente estuda de casa, lendo um jornal papel, ou assistindo um noticiário, defendo também que para se entender de comércio exterior, é necessário estar em constante atualização, pois como o comex muda constante, os profissionais devem se adequar a estas mudanças constantemente.

Eu mesmo já treinei diversos profissionais em comex, que não fizeram curso superior até hoje, mas tiro o chapéu para muitos, pois com o esforço e dedicação, hoje são ótimos profissionais, porem tem alguns que, parece que os ensinamentos entraram de uma lado e saiu do outro, e não voltou mais.

Enfim, fica minha dica, procure livros sobre o assunto que você pretende focar, leia um pouco, na faculdade, olhe bem a grade do curso, e veja se tem "conteúdo", sou se somente enche linguiça.

Espero ter ajudado.
Diego Cáo
Consultoria Aduaneira

TOP Aduana Serviços Aduaneiros
Sede: Vitória-ES

http://www.topaduana.webnode.com.br

"Há 12 anos no mercado de serviços aduaneiros, em constante melhoria.
Nosso foco principal: transparência, qualidade e ética."

#4 Felipe

Recém-chegado

• Membros
  • Pip
  • 4 Posts:

Postou 15 dezembro 2011 - 18:45

Muito obrigado pelas respostas, vou pesquisar e me aprofundar um pouco mais. Tem muita informação boa(e lixo também) na internet.

Se não for abusar, não sei se existe algum espaço específico no fórum, mas poderiam me indicar alguma bibliografia?

Já li bons livros de finanças, adm, marketing, mas ainda não li nenhum sobre Comex.

Mais uma vez, obrigado.

#5 MaiconDespachante

Está sempre por aqui!

• Premium
  • 70 Posts:
  • Empresa:SIMA Logistics

Postou 15 dezembro 2011 - 22:14

Tenho lido O Exportador de Nicola Minervini, recomendo !

Abcs
Abraços,

Maicon
Consultor no IBDR - International Business Development Representative

Web: www.simatradelog.com
Linked-In: http://www.linkedin....577&trk=tab_pro
Email/MSN: maicon@simalogistics.com.br

#6 diegocao

Mestre do Fórum!

• Premium
  • 347 Posts:

Postou 16 dezembro 2011 - 06:57

Normalmente busco livros de comex pela experiência do escritor, por exemplo, se quero entender melhor sobre REPETRO, pesquiso um livro sobre o assunto, e olho o currículo do escritor, isso muitas vezes define um bom livro, pois há troca de experiências também.

Outra sugestão seria um livro Paulo Werneck, acredito que muitos já leram, e dele pode pegar qualquer um, pois o currículo dele já diz tudo :D
Diego Cáo
Consultoria Aduaneira

#7 Felipe

Recém-chegado

• Membros
  • Pip
  • 4 Posts:

Postou 17 dezembro 2011 - 11:52

Obrigado pelas indicações, vou pesquisar sobre estes livros.

Ótimo fim de semana para todos.

#8 Potz

Recém-chegado

• Membros
  • Pip
  • 1 Posts:
  • Estado:Rio de Janeiro

Postou 04 janeiro 2012 - 12:16

Prezados amigos,

Sou servidor público no RJ e decidi, com D maiúsculo fazer um curso de importação aqui no RJ. Tenho projeto de em breve, após conhecer o setor e principalmente as oportunidades, deixar o serviço público, pois estou sentindo-me estagnado e sem perpectivas. Já tive um sogro que atuou décadas em Comex e hoje está aposentado curtindo a vida. Sei que nenhuma profissão faz mágica se você não lutar para se destacar, porém conheci um pouco da estória dele e vi que ele era apaixonado pelo que fazia e avabei me encantando por essa área. Hoje, tenho condições de mergulhar nessa empreitada, porém gostaria de saber, mesmo que muito por baixo, qual seria a melhor área para se especializar, se importação ou exportação. E também se há oportunidades de empregabilidade hoje em dia, ou se seria melhor tentar voo solo... Todos os comentários serão imprescindíveis para mim. Grato e feliz 2012!!

#9 diegocao

Mestre do Fórum!

• Premium
  • 347 Posts:

Postou 04 janeiro 2012 - 14:02

Olá Potz, feliz 2012 também.

Nesse caso a melhor área é difícil dizer, mas sugiro seguir a que tenha mais aptidão e principalmente mais contatos, ex. se tens contatos no exterior, começar por esta modalidade, mas é certo que tu não ficará restrito somente a um ou outro, muito possivelmente atuará nas 2 áreas.

Como você mencionou, seu sogro trabalhou com Comex, mas em que segmento? pois temos importação, exportação, agente de carga, despachante aduaneiro, recinto alfandegado, entre outros demais.

Pra concluir, sugiro então estar preparado para todas as áreas, mas sempre é bom ter foco em uma coisa, então pra começar, abrace tudo, e depois vai filtrando onde mais te agradou.
Diego Cáo
Consultoria Aduaneira

#10 MaiconDespachanteAduaneiro

Esse é parceiro!

• Premium
  • 180 Posts:
  • Empresa:SIMA Trade - Logistics

Postou 05 janeiro 2012 - 09:08

Ola Potz,

Como o nosso amigo já mencionou, as possibilidades são imensas ( que bom :D ).
Voce poderá atuar como trader de importação ou exportação, despachante aduaneiro, agente de cargas, dentre outras, dependerá bastante do seu perfil. Procure ler bastante, as noticias de comex, livros, etc e tenho certeza que logo voce saberá a melhor opção.

Conte conosco,

Abraços,
www.simatradelog.com

#11 Pollyne

Recém-chegado

• Membros
  • Pip
  • 1 Posts:
  • Estado:Paraná

Postou 05 março 2012 - 21:57

Ola,
Desculpem por invadir a pergunta do Felipe eh que eu gostaria de perguntar algo um puco similar.
Cheguei no Brasil apos 6 anos morando em Londres, Acabei meu curso universitario de Business Management e fiz com enfase em Comercio Exterior. Antes de sair do Brasil,, fazia curso universitario de Comercio Exterior, mas parei em meu ultimo ano para ir a Londres.
Voltei ao Brasil a 2 meses e estou procurando emprego, e esta mais dificil do que eu imaginava. Enquanto morei em Londres nao tive a oportunidade de trabalhar na area de Comercio Exterior, mas tive projetos de importacao e exportacao de UK para a Africa como exemplo e estudei tambem leis aduaneiras brasileiras enquanto estudava meu curso. Ao chegar ao Brasil ja recebi varios feedbacks de agencias de emprego dizendo desde que meu ingles sera somente um diferencial e de ate que nao conseguirei um emprego no Brasil com o curso que tenho de fora que nao valera a nada.
Agora estou desesperada a procura de uma maneira de como conseguir um emprego enquanto nao tenho experiencia. Ja estou estudando por conta propria sobre as leis do Brasil, como sei que sao muito diferentes de UK por exemplo, mas por exemplo IncoTerms aprendi o mesmo.
Gostaria de saber se alguem poderia me ajudar como poderia me colocar a nivel no mercado de trabalho no Brasil, pois vejo tantas pessoas estrangeiras que vem ao Brasil e conseguem emprego sem nenhum problema.
Obrigada,

#12 MaiconDespachanteAduaneiro

Esse é parceiro!

• Premium
  • 180 Posts:
  • Empresa:SIMA Trade - Logistics

Postou 05 março 2012 - 23:36

Pollyne,

Ok, creio que seria interessante voce dar andamento nos estudos na parte de legislação alfandegária para estar apta ao mercado brasileiro novamente.
Cada país tem a sua, então o curso lá fora não consegue ter esta abordagem que é essencial e voce irá usar em qualquer aréa do comex, seja atuando em alguma companhia marítima ou aérea, terminais, comissárias de despachos, etc.

Procure ler o Regulamento Aduaneiro vigente, já será um ótimo passo.

Abraços,
www.simatradelog.com

#13 brumencruz

Iniciante

• Membros
  • PipPip
  • 7 Posts:
  • Estado:Rio de Janeiro

Postou 22 março 2012 - 10:24

Particularmente acho bem válido fazer um curso de comércio exterior mesmo (tecnólogo), mas você vai aprender mesmo é na prática, no dia a dia. Ler os assuntos muitas vezes foge a realidade do nosso comércio exterior.

É como estudar contabilidade, a teoria é uma coisa que a prática do dia a dia as vezes se mostra um pouco diferente. De qualquer forma ter uma base acadêmica é fundamental para a compreensão do todo.

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)