Ir para

- - - - -

Vale a pena importar como pessoa jurídica pelo Importa Fácil?

12 replies to this topic

#1 Symon

Iniciante

• Membros
  • PipPip
  • 7 Posts:
  • Estado:Ceará

Postou 04 janeiro 2012 - 11:39

Olá pessoas,

Lendo sobre o Importa Fácil dos Correios, identifiquei que, quanto importamos como pessoa física, não se pode configurar comércio. Até ai ok, mas se eu usar uma empresa para importar usando o Importa Fácil, os correios só atendem como tributação simplificada?

Ou seja, vale a pena importar pelos correios quando você é pessoa jurídica? Até onde entendi, não vale a pena.

#2 diegocao

Mestre do Fórum!

• Premium
  • 347 Posts:
  • Estado:Espírito Santo
  • Empresa:Top Aduana Serviços Aduaneiros

Postou 04 janeiro 2012 - 14:08

Symon,

Importando pelos correios incidirá RTS somente sobre amostras ou quantidades que não caracterizem comércio.

Para comercialização incidirá os tributos conforme a TEC, porem essa modalidade chama-se Importa Fácil - Despachante Próprio, onde vc contrata o despachante e o mesmo faz a liberação / nacionalização, juntamente com os correios, pois os mesmo não fazem tributação normal.

Caso tenha interesse em saber mais, me mande mensagem privada que tenho explicar melhor.
Diego Cáo
Consultoria Aduaneira

TOP Aduana Serviços Aduaneiros
Sede: Vitória-ES

http://www.topaduana.webnode.com.br

"Há 12 anos no mercado de serviços aduaneiros, em constante melhoria.
Nosso foco principal: transparência, qualidade e ética."

#3 MaiconDespachanteAduaneiro

Esse é parceiro!

• Premium
  • 180 Posts:
  • Estado:São Paulo
  • Empresa:SIMA Trade - Logistics

Postou 05 janeiro 2012 - 09:12

Ola,

A minha opnião é que se tratando de PJ, o importa fácil deve ser usado apenas para amostras ou lotes bastante reduzidos, pois o regime de tributação é alto. Voce tem um trâmite rápido e não despende valores com despachante, mas se o lote for grande ( para comercialização )creio que a importação formal seja a melhor saída. Nela voce deverá recolher os tributos conforme a tabela TEC.

Abcs
www.simatradelog.com

#4 Symon

Iniciante

• Membros
  • PipPip
  • 7 Posts:
  • Estado:Ceará

Postou 05 janeiro 2012 - 09:45

Primeiramente obrigado pelas respostas, a todos :)

Entendi. A questão é que não tenho muito conhecimento sobre pedidos feitos para serem entregues por transporte marítimo. Pelas pesquisadas que dei sobre o assunto, o custo é de cerca de $USD 1.200,00 ! Pensei em fazer pelo Importa Fácil dos Correios pois meu "pedido" seria em torno de uns R$ 6.000,00, e pagar quase R$ 2.3xx,00 de frete + impostos, não valeria a pena. Por isso cogitei a possibilidade de usar o importa fácil.

#5 diegocao

Mestre do Fórum!

• Premium
  • 347 Posts:

Postou 05 janeiro 2012 - 09:53

Sim, sempre faço importa fácil para alguns clientes, tenho vários que fazem daqui do estado e de fora... eles usam para mercadorias de pequeno valor agregado, e pequeno volume... porem não é muito rápido.
Diego Cáo
Consultoria Aduaneira

#6 PHCD

Recém-chegado

• Membros
  • Pip
  • 2 Posts:
  • Estado:Rio de Janeiro

Postou 05 janeiro 2012 - 23:50

Gostaria abrir um negócio pela internet importando algumas coisas da China, percebi que desde logo necessitarei de abrir uma PJ, uma primeira pergunta, qual espécie de PJ deveria inicialmente abrir? (Não pretendo comprar mais de 10 mil mensais). Devo neste caso utilizar o sistema do Importa Fácil? Qual o primeiro passo que devo tomar? Pois já tenho fornecedor e tudo certo lá fora, inclusive já tenho algum negócio, mas compro como PF em quantidade pequena, e gostaria de aumentar mais um pouco, sem riscos...! Porém estou em dúvida quanto ao primeiro passo!

#7 diegocao

Mestre do Fórum!

• Premium
  • 347 Posts:

Postou 06 janeiro 2012 - 10:24

PH, segue sugestões:

1- Poderás iniciar por uma ME (não MEI),
2- Pelo montante que pretende importar uma ME atenderia tranquilo,
3- Podes utilizar IF sim, mas isso dependerá do volume e valor da carga,
4- Primeiro passo RADAR, nem se preocupe com o restante, foque somente no RADAR inicialmente,
5- Não correrás risco algum desta forma.

Como disse são sugestões, e tudo dependerá uma logística e de documentação da empresa e sua, mas nada que uma boa análise prévia não resolva.

Caso queira, pode contar comigo, me add no skype, tem no meu perfil o nick, que conversamos melhor e posso lhe dar uma consultoria.
Diego Cáo
Consultoria Aduaneira

#8 PHCD

Recém-chegado

• Membros
  • Pip
  • 2 Posts:

Postou 06 janeiro 2012 - 22:47

Diego, teria um email para mantermos contato? Pois eu não possuo skype. Obrigado!

#9 diegocao

Mestre do Fórum!

• Premium
  • 347 Posts:

Postou 08 janeiro 2012 - 09:59

PHCH, mandei via mensagem privada o meu email.
Diego Cáo
Consultoria Aduaneira

#10 Fernando Jr

Iniciante

• Membros
  • PipPip
  • 12 Posts:

Postou 14 fevereiro 2012 - 19:29

Boa noite. Andei lendo lendo e relendo varios foruns com informação referente a importação da china de maneira legal para revender aqui no mercado livre, e a conclusão que cheguei é.....continuo com duvidas :).
Gostaria de ter uma ajuda de vcs em relaçao ao assunto. Pois bem: Atualmente sou PF e vendo no mercado livre como PF, o mercado livre mandou um email informando que eu só poderei continuar a vender caso eu venha a me cadastrar com PJ, me deram um prazo de 14 dias para informar o CNPJ. As importações que gostaria de fazer seria em um total de $800 dollar por mes, ou seja, +-R$1.400,00 reais de compras, e as mercadorias seriam vendidas por um valor total de R$3.000,00, totalizando uma movimentação mensal de R$4.400,00 e com isso estaria enquadrado no MEI. ja entrei em conato com o meu fornecedor atual la da china e o mesmo vai passar a fornecer as notas(invoice) sem problema algum. Porem a minha grande duvida é como fazer essa importação, sou obrigado a usar o IMPORTA FACIL, RADAR...etc ou posso continuar a fazer como faço hoje atraves de pessoa fizica...comprando atraves do meu cartao de credito pessoa fizica uma a uma encomenda e recebendo em minha residencia atraves do transporte mais lento(hongkong post) para diminuir os custos do frete? Se puder fazer como faço hoje, o que acontece se mesmo o produto sendo declarado com um valor acima de $50 dollar a receita nao me taxar?

#11 MaiconDespachanteAduaneiro

Esse é parceiro!

• Premium
  • 180 Posts:
  • Estado:São Paulo
  • Empresa:SIMA Trade - Logistics

Postou 14 fevereiro 2012 - 22:01

Uma vez que a importação é para comércio voce não poderá fazer como pessoa física.
www.simatradelog.com

#12 Fernando Jr

Iniciante

• Membros
  • PipPip
  • 12 Posts:

Postou 05 março 2012 - 11:51

Estou pretendendo abrir uma empresa para fazer importações com objetivo de revender aqui no Brasil. Atualmente sou empreendedor individual e certamente não seria possível atuar no comercio exterior haja visto os valores possíveis para utilizar, por tanto teria que me enquadrar como uma empresa ou micro empresa...existe diferença?
O meu objetivo é trabalhar com produtos eletrônicos para automóveis(central multimídia, DVD, etc.). Andei lendo e relendo vários sites na internet mas a conclusão que obtive até agora foi nenhuma...tudo muito complicado de entender.

O que seria possível fazer no meu caso? Quais são todos os documentos necessários para eu poder habilitar uma empresa legal aqui no Brasil a poder passar a importar e revender aqui? Tenho um cunhado que quer fazer uma sociedade no assunto de importação, ele já tem uma empresa a 10 anos e atua com os mesmos produtos eletrônicos porem voltado apenas no comercio interno, seria interessante habilitar a empresa dele para importar ou seria melhor abrir uma nova empresa e habilitar a importar?
Os valores de importação mensal esta previsto em R$6.000,00(seis mil reais) apenas em produtos+frete, sem contar tributos. Por favor o que eu devo fazer?Estou pretendendo abrir uma empresa para fazer importações com objetivo de revender aqui no Brasil. Atualmente sou empreendedor individual e certamente não seria possível atuar no comercio exterior haja visto os valores possíveis para utilizar, por tanto teria que me enquadrar como uma empresa ou micro empresa...existe diferença?

#13 Thiago Rocha RF

Iniciante

• Membros
  • PipPip
  • 10 Posts:

Postou 09 março 2012 - 22:23

Bom dia.
Possuo uma empresa, e atualmente faço importações utilizando os serviços da DHL, mas não faço cadastro prévio da importação (DI). Não utilizo RADAR também. Apenas compro, e peço aos chineses que coloquem a descrição Formal Import junto à etiqueta de destino, com os dados da minha empresa e a commercial Invoice, e os despachantes da DHL desembaraçam as minhas remessas. Estou fazendo algo errado no âmbito fiscal? As minhas remessas possuem valor médio entre 2 e 4 Mil dólares. Essa maneira que importo é a mais indicada para que eu possa mitigar os meus custos? Agradeço a ajuda.

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)