Ir para

- - - - -

Importação - Vinhos

8 replies to this topic

#1 Bruna

Iniciante

• Membros
  • PipPip
  • 5 Posts:
  • Estado:Exterior/International/Not in Brazil

Postou 22 janeiro 2012 - 15:16

Boa noite.

Me cadastrei no forum pq estou um pouco perdida e gostaria de saber se alguem pode me ajudar.

Estou pensando em abrir uma empresa em SP importadora de vinhos italianos. Eu moro aqui na Italia e possuo diversos contatos de fornecedores mas nao consigo entender por onde começar.

A minha intençao seria de voltar ao Brasil para poder abrir esta empresa.. a minha duvida é por onde começar... sou completamente leiga neste assunto e do pouco que eu pesquisei sobre isso na internet, ja me bastou para me confundir.

Alguem poderia me informar quais seriam os primeiros passos para poder abrir uma empresa de importaçao?

Muito obrigada e boa semana.

#2 diegocao

Mestre do Fórum!

• Premium
  • 347 Posts:
  • Estado:Espírito Santo
  • Empresa:Top Aduana Serviços Aduaneiros

Postou 23 janeiro 2012 - 12:29

Bruna,

Primeiramente contrate um contador para cuidar da constituição da empresa, de preferencia um que tenha conhecimento de comercio exterior.

Segundo, habilitar a empresa no radar.

Paralelamente, poderia checar no MAPA os registros necessários (acredito que tenha MAPA) e checar anvisa, se é necessário.

Após estes passos, vc está pronta para importar.
Diego Cáo
Consultoria Aduaneira

TOP Aduana Serviços Aduaneiros
Sede: Vitória-ES

http://www.topaduana.webnode.com.br

"Há 12 anos no mercado de serviços aduaneiros, em constante melhoria.
Nosso foco principal: transparência, qualidade e ética."

#3 Liberty

Esse é parceiro!

• Premium
  • 120 Posts:
  • Estado:São Paulo
  • Empresa:Liberty

Postou 24 janeiro 2012 - 08:14

Olá podemos auxilia-la na obtenção do radar e importações.

jbrito.comex@uol.com,br
Despachante Aduaneiro

#4 Marcos Piacitelli

Iniciante

• Membros
  • PipPip
  • 8 Posts:
  • Empresa:Consultor de Comércio Exterior

Postou 24 janeiro 2012 - 09:23

Bom dia Bruna,

Acredito que a complexidade inicial que esta se deparando, logo passará.
Primeiramente a empresa aqui no Brasil deverá ser constituída com o objetivo de importar e exportar em seu contrato social.

Com o contrato social alterado, deve-se habilitar a empresa a operar com comércio exterior. A habilitação no RADAR inicialmente poderá ser simplificada, nos moldes da Instrução Normativa SRF 650/2006.
Após isto deverá, junto ao Ministério da Agricultura, providenciar seu registro para proceder com as importações.

Estes procedimentos são indispensáveis, com isso a empresa poderá avaliar as decisões que tomará, no sentido de qual forma trabalhar, tais como:

a: contratar uma trading para fazer todo o procedimento, seria utilizado a modalidade por conta e ordem.

b: Despachante Aduaneiro: Isto é fundamental que você tenha um bom despachante para iniciar os procedimentos de importação, lhe auxiliará nos tramites burocráticos.

c: Consultoria: É fundamental que você tenha sempre uma ferramenta de consulta (Ex: ComexData) para que possa saber tributação, NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul, procedimentos, ou seja, se prevenir de possíveis falhas, que é comum, podendo gerar custos adicionais.

A dica de nosso amigo é valida, para contratar um contador, mas é complicado, uma vez que cada um deve estar na sua área, o Contador na contabilidade e o Despachante no burocrático.

Minha dica é que você contrate um bom despachante aduaneiro ele fará tudo para você.

Espero ter esclarecido.

Atenciosamente.
Marcos Piacitelli.

Este post foi editado por Marcos Piacitelli: 24 janeiro 2012 - 09:24

#5 Bruna

Iniciante

• Membros
  • PipPip
  • 5 Posts:

Postou 25 janeiro 2012 - 13:45

Muito obrigada a todos pelas respostas.

Estou estudando e analisando cada informaçao que vcs me passaram e muito provavelmente voltarei com mais duvidas :)

Obrigada e boa tarde

#6 Igor Lima

Iniciante

• Membros
  • PipPip
  • 13 Posts:

Postou 26 janeiro 2012 - 10:39

Eu estou em uma situação parecida com a sua, Bruna. Até mesmo pelo fato de querer importar vinho para o Brasil, mas dá Argentina. Já tenho meus fornecedores e estou empacando na formalização e constituição da empresa.

Eu e meus sócios estamos começando querendo evitar o uso de um contador, por isso está sendo mais difícil, pois nunca abrimos uma empresa antes. Mas para isso, a internet está cheia de informações. A questão que complica bastante é o fato de se tratar de uma empresa voltada para comércio exterior.

Pelo que entendi, após conseguir seu CNPJ, você precisa se habilitar no RADAR. Marcos, você mencionou que inicialmente poderá ser simplificada. Quais as diferenças?

Marcos, você falou de contratar uma trading usando a modalidade por conta e ordem. Poderia explicar melhor isso? Por que contratar uma trading? Quais modalidades? Enfim, gostaria de mais detalhes.

Gostaria também que explicasse melhor o papel do despachante aduaneiro.

Obrigado!

#7 Bruna

Iniciante

• Membros
  • PipPip
  • 5 Posts:

Postou 26 janeiro 2012 - 12:11

Obrigada Igor, eu tb fiquei em duvida a respeito desses tipos de habilitaçoes no RADAR.

Tb me foi indicado de contratar um despachante aduaneiro em vez de um contador e estou procurando alguem que me possa dar informaçoes mais concretas, pq estando fora do Brasil é mais complicado pra mim.

Além de tudo isso estou tentando decifrar o site ComexData que parece ser uma ferramenta muito util.

Obrigada!

#8 Bruna

Iniciante

• Membros
  • PipPip
  • 5 Posts:

Postou 11 fevereiro 2012 - 19:41

Oi de novo,

Sera que alguém poderia me informar se existe algum tipo de isençao ou reduçao de impostos para aqueles que querem abrir uma empresa de importaçao?
Ou pelo menos como eu posso descobrir isso?

Muito obrigada!

#9 diegocao

Mestre do Fórum!

• Premium
  • 347 Posts:
  • Estado:Espírito Santo
  • Empresa:Top Aduana Serviços Aduaneiros

Postou 15 fevereiro 2012 - 11:07

não existe isenção para empresas, o que existe são tipos de empresas que tem carga tributária menor, como simples, mei etc.
Diego Cáo
Consultoria Aduaneira

TOP Aduana Serviços Aduaneiros
Sede: Vitória-ES

http://www.topaduana.webnode.com.br

"Há 12 anos no mercado de serviços aduaneiros, em constante melhoria.
Nosso foco principal: transparência, qualidade e ética."

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)