Vou citar um exemplo que é o que tenho em idéias para um começo de comércio legal com produtos importados, caso eu queira começar a importar 100 celulares de uma vez para começar, eu precisaria:
Primeiro ter CNPJ, se cadastrado no siscomex e ter habilitado o radar, certo?
Após isso, o fornecedor também precisa ter os mesmos requisitos para poder enviar o produto para mim!?
Assim que fizer uma compra de 100 peças, está certo que será mercadoria para comercializar, o fornecedor tendo radar habilitado se necessário, ele precisa emitir algo para legalizar essa mercadoria para exportação e para minha importação? Ou apenas despachar o produto para meu endereço?
Posso fazer o pagamento através de cartão de crédito pessoal, pelo paypal ou de qual forma seria preciso ser feito o pagamento?
Para enviar, sendo que ultrapassa as medidas postas pelo correios, passaria a precisar de ser uma encomenda trazida por outro meio de transportadora, DHL ou UPS ou de qual tipo?
Chegando a mercadoria na alfândega, o despacho, caso eu mesmo queira fazer o despacho aduaneiro(por poder ser feito pelo próprio importador, consta no site da receita que não é obrigatório a contratação de um despachante aduaneiro), sendo que o valor seria em média 3.000R$, é feito por telefone, internet, eles ligam avisando que precisa ser feito o despacho? Qual procedimento?
Caso venha pelo correios é pago na hora da entrega, se for feito por transportadoras como UPS e DHL, como seria feito o pagamento das taxas de importação?
Assim que receber a mercadoria, preciso dar entrada da nota na contabilidade para poder declarar entrada e saída de produtos na micro empresa!?
Uma dúvida bem claro que preciso esclarecer, não é necessário mais nenhum passo para que eu não perque a mercadoria e chegue em minhas mãos tudo legalmente?
Após esses procedimentos a mercadoria estaria em minhas mãos pronta para vender legalmente, exato?
Meio longa a história mas espero que alguém possa me ajudar. Caso tenha mais dúvidas sobre as respostas não exitarei em perguntar, agradeço desde já.
Att, Weliton.
Este post foi editado por SWELITON: 16 fevereiro 2012 - 10:18