Jump to content
Siscomex - Comércio Exterior
- Diego -

Habilitaçao Radar sem o auxilio de um despachante

Recommended Posts

DESABAFANDO...

Pessoal, essa página me ajudou muito a 2 anos atrás, consegui tirar o radar com extremo sacrifício,,,,, vou dar algumas dicas que talvez não foi relatado no post e que é super importante.

1. Quando resolver tirar, vá na secretaria e pegue a relação de documentos, mesmo se faltar algum, não tem problema, pode esclarecer numa folha e assinar explicando por que não tem, o fiscal vai acatar ou não.

2. Mesmo se não tiver algo, conforme explicado acima, informe que é para apenas para fazer uma importação e que pede uma autorização temporária té que se resolva.

3- Se por algum motivo, uma análise demorar mais que uma semana, volte na Receita e peça para conversar diretamente com o chefe da seção de liberação e cadastro do Radar, ou até mesmo no dia que for entregar os papeis já converse com ele de uma vez, mostrar sua cara não tem problema nenhum, vc quer trabalhar e eles são nossos empregados, eles não são melhores que nós em nada, nem tem dois corações.

4. Arrume um modo de achar o telefone de quem fiscaliza e autoriza o radar e fique em cima, não tenha medo.

5. Se por algum motivo se sentir injustiçado, ou por exigirem algo muito difícil ou eles exigirem algo fora do padrão, faça imediatamente uma petição para o Chefe da Receita local, exponha todo o acontecido e peça providências e intervenção no assunto.

6. Se tiver com algum imposto atrasado, algo que precise ser pago e caro etc.... explique que esta sem dinheiro, e que vai depender do sucesso da importação para sanar todas dívidas... No final das contas, ter uma obrigação de imposto atrasado não pode ser impedimento para se cadastrar em algo, o Radar é para ser acesso ao sistema para fazer uma importação ou exportação... e na importação terá que obrigatoriamente pagar imposto antecipado para a liberação da mercadoria... não vejo em nenhuma hipótese que eles possam te obrigar a esta 100% de imposto ou outro tributo pago... eles vão ganhar de toda maneira. Eles tem outras maneiras de te cobrar algo que esteja atrasado. Se arroxar de verdade, pode até pedir um advogado para fazer um mandado de segurança e pedir intervenção do Juiz..... ( Meu Deus, para importar, trabalhar e gerar empregos e divisas precisa de intervenção de Juiz.... ).

Vou expor alguns erros que aconteceram quando tirei o radar.... não de minha parte.

1- A fiscal que pegou meu processo estava de mal com a vida e desinformada... quando conversei com ela pelo telefone já vi que seria uma pedreira... ela falou que eu tinha que apresentar uma série de documentação complexa... totalmente por fora... o radar simplificado limitado dá direito a importação até de 150 mil.... indaguei isso com ela ela não sabia para onde correr.

2- Em represália, mandou meu processo inexplicadamente para o setor de pessoa física para uma análise, fui atrás em outro prédio, em outro bairro, o fiscal muito profissional falou que aquilo não tinha nada a ver com ele e iria remeter para a Pessoa Jurídica e me disse pelo canto da boca que se eu não fosse ali meu processo iria ficar parado ali anos...

3- Ao retornar para o setor de PJ, a fiscal só faltou me pedir a certidão de nascimento do contador, fotos dos meus produtos, contrato com os correios, comprovantes de envios, fotos dos produtos, nota fiscal de compras e vendas, etc etc... não vou relatar todas exigências pois já estou deletando esse trauma da memória....

4- Quando eu consegui reunir toda essa biblia, levei comigo também uma carta para a Diretora Geral da Receita falando vários acontecidos e pela falta de profissionalismo da Fiscal em não saber as regras e pela exigência excessiva e perseguição....

Rapidamente se resolveu.

Diante dessas explicações, eu resumindo falaria que não é para ter medo, eles podem exigir ou não qualquer documento e talvez uma boa pitada de sorte é muito bom e ajuda... mas desde o primeiro momento já converse com quem vai analisar o processo.

Fui tirar a 2 anos atrás, o país estava bombando, acredito que agora esteja muito mais fácil e rápido, nem sei o que esse povo da receita esta fazendo hoje em dia....

Aqui no Brasil não somos pessoas... somos guerreiros.

segue foto do documento em que fui intimado a esclarecer um monte de coisas.... pode notar que só faltou a certidão de nascimento da minha avó ser pedida.

Não quero desanimar ninguém... porem é muito bom seguir os conselhos acima... Minha crítica não é para receita em si... porem para todo o sistema administrativo pois com conta burocracia esse país não chegará a lugar nenhum...

RECEITA_zps8og8mmhk.jpg

Antigamente a maioria desses documentos fazia parte da solicitação do Radar. Realmente a Receita quer que você comprove se a operação de importação que pretende realizar está de acordo com a estrutura física e capacidade financeira de sua empresa.

Hoje em dia já não é necessário apresentar toda essa documentação, pois a Receita através do CNPJ já tem acesso à maioria das informações. Entretanto, ainda podem ser solicitados documentos adicionais para comprovar a capacidade financeira e a estrutura física da empresa.

Para os MEIs, foi criada a opção do Radar Expresso o que acabou flexibilizando um pouco a operação. De qualquer forma ainda é válido ter uma operação bem definida e a empresa em dia com os impostos e demais contribuições para que tenha maior chance de sucesso no pedido do Radar.

Atenciosamente,

Mário Lopes

IBSolutions - Gestão e Consultoria de Importação e Exportação

Fico muito feliz, simplificaram e criaram o Radar Expresso, que não se precisa passa pelas humilhações descritas acima. Agora precisa modernizar a questão do pagamento, pois para enviar um pagamento precisa ir ao Banco umas 2x, esperar quase 1 semana, e no recebimento também pois precisa contratar despachante, mesmo se a sua compra for de 100$ despachante fica no mínimo 600 reais, e a simples e ultra simplificação do despacho, poderia ser tudo online, a pessoa entrava no sistema, digitava o ncm, quantidade , valor pago e já saia o boleto para pagamento... tudo rápido e eficiente.... de qualquer forma, tivemos uma melhora e queremos mais.

A imagem abaixo foi retirado de um site que faz a intermediação para retirada e registro no radar, porem como explicado no meu outro post, se consegue fazer sozinho, e pelas novas regras eles tem que te dar uma resposta / te cadastrar em 2 dias.

veja outras explicações

radar%20expresso_zps7vkgqc8o.png

Edited by EDERANGELO

A única ressalva é que hoje se você instruir o processo de forma errada, faltar algum documento ou tiver dificuldade em responder alguma intimação e ele for indeferido você tem que aguardar 6 meses para poder pleitear novamente.

Infelizmente neste país, o que o governo te dá com uma mão ele te tira com duas.

Abcs,

Gente boa noite!

Sou o Roberto de Natal-RN e lí esse tópico, e no momento tenho uma única dúvida:

Tenho uma empresa já estabelecida desde 2009, o CNAE dela também 4752-100 comercio varejista, acho que a única coisa que dificultaria a retirada de meu RADAR seria isso aqui:

213-5 - EMPRESARIO (INDIVIDUAL)

Correto ou não ?

Roberto21, bom dia!
A natureza jurídica 213-5 não é impeditiva para a obtenção do RADAR. Inclusive, se a intenção for importações e o limite de US$ 50.000,00 a cada seis meses atender suas necessidades, você pode pleitear a submodalidade expressa, onde não é preciso comprovar nem a capacidade financeira nem a capacidade operacional da sua empresa. Muito importante ressaltar, entretanto, que todas as outras exigências legais inerentes à habilitação deverão ser cumpridas normalmente.
Abraços e sucesso!
Renato Tonon
Comércio sem Fronteiras Serviços de Apoio em Negociações Internacionais
55 11 3641 8652
55 11 9 8211 8009 (whatsapp)

Olá a todos,

primeiramente quero agradecer a todos, pois as informações encontradas neste fórum são de muito valor.

Talvez minha dúvida seja idiota, mas já pesquisei (e muito) e não achei tal informações.

Bem já estou com o Processo Digital aberto, e toda a documentação na mão....

Enfim: Faço esta semana a Juntada de Documentos.

Radar para modalidade EXPRESSA, Empresa: ME e Optante pelo SIMPLES NACIONAL.

A princípio, a intenção não é importar do PARAGUAI mas.....

No formulário de REQUERIMENTO DE HABILITAÇÃO, existe o campo 7. OPÇÃO PELO RTU Sim ou Não ???

Marcar SIM, me possibilitaria usar este REGIME (caso venha precisar no futuro) SEM PREJUDICAR importações de outras origens?

Ou marcar SIM é TAXATIVO. Somente poderei usar este Regime ? (ou seja, somente poderei importar do Paraguai)

Antencipadamente, já agradeço àqueles(as) que puderem "darem um luz"...

Abraços

Note que o RTU é uma operação bem específica. Abaixo segue a condição para que a empresa seja optante pelo RTU. A tributação e logística são totalmente diferentes de uma importação formal.

O Regime de Tributação Unificada (RTU) é o regime instituído pela Lei nº 11.898, de 8/1/2009 , que permite a importação, por microempresa importadora varejista habilitada, de determinadas mercadorias procedentes do Paraguai, por via terrestre, na fronteira Ciudad Del Este/ Foz do Iguaçu, mediante o pagamento unificado dos impostos e contribuições federais devidos, com despacho aduaneiro simplificado.

A sugestão do primeiro pedido de Radar é simplificar. Posteriormente com o Radar ativo você pode pedir aumento do saldo e até mesmo a adesão ao RTU.

Atenciosamente,

Mário Lopes

IBSolutions - Gestão e Consultoria de Importação e Exportação

Em ‎3‎/‎30‎/‎2012 at 10:38, Karina_Azevedo disse:

Não se paga nada para tirar o Radar como PF, mas não se pode revender o que é importado como PF.

Oi Karina tudo bem? li vários comentários seus, referente Abrir empresa em endereço residencial (apartamento) e gostaria saber se você conseguiu tirar o RADAR com a empresa em endereço mesmo que o residencial.

No meu caso eu quero abrir uma empresa para vender online os produtos importados, e para isso preciso tirar o RADAR também.

Pode me dar umas dicas?

Estou com uma duvida no preenchimento do SODEA, para habilitar o radar preencho em meu nome e cpf ou no da empresa e cnpj? e no campo 2 serviços é o item 2 mesmo para solicitar?

Willian, como vai?

A resposta seria sim e não.... complicado né?

Deixa eu me fazer entender...
A RFB pode sim ir até o local da empresa para que não reste espaço para dúvidas acerca da existência física e da capacidade operacional da empresa. Acontece que isso pode ser feito "à distância", por exemplo aqui no meu escritório já recebemos várias intimações para apresentarmos fotos das empresas que habilitamos no Radar como prova da existência.... o que acontece recentemente é que a habilitação agora está totalmente pelo Portal Único de Comércio Exterior, ou seja, para todos os casos o ponta pé inicial é eletrônico, podendo a empresa ter seu Radar deferido em alguns cliques, na modalidade Expressa (com exceção de empresas que não possuem QSA) isso é certeza, na outras modalidades o sistema fará verificações e dará o resultado habilitando ou indicando a necessidade de abrir processo.

Com esta mudança, a informação que temos é que a RFB fará mais visitas às empresas habilitadas e desta forma nossa sugestão é que antes de habilitar a empresa tenha conhecimento das legislações referente a habilitação e as operações de comércio exterior ao ponto de estarem totalmente conforme. Pois habilitar e embarcar é "tranquilo", mas imagine você com uma carga embarcada e ter o Radar suspenso? 

Os termos de deferimento do Radar, tanto no processo manual (com ou sem a assessoria de um Despachante) quanto as do Portal são descritos desta forma:

A habilitação do responsável por pessoa jurídica e o credenciamento de seus representantes são deferidos a título precário e estão sujeitos à revisão a qualquer tempo, nos termos do artigo 14 da I.N. RFB nº 1.603/2015.

William minha sugestão seria, considere que a RFB vai até sua empresa, esteja com tudo conforme, se o fiscal bater na sua porta você não correrá nenhum risco de ter sua habilitação suspensa.

Espero ter ajudado....

Como faço para cadastrar conta corrente no radar / siscomex?  Pessoa física, consumo próprio.  

Não existe essa informação em lugar algum, e os correios / Receita não querem liberar minha mercadoria (Já com LI deferida,  produto controlado pelo Exército) sem que eu pague os impostos  dessa forma (com conta cadastrada no siscomex).

Minha empresa esta no Simples, posso tirar Radar normalmente?

Terei de mudar o local da empresa pois onde estou hoje e péssimo para carregar e descarregar caminhões, posso tirar o Radar no endereço atual e depois mudar?

On 4/16/2019 at 4:14 PM, MaiconDespachanteAduaneiro said:

Ola Oswaldo,

Sim, empresa no simples pode ter radar.

Sem problemas em mudar após a habilitação no radar.

Abcs,

Obrigado

14 horas atrás, Oswaldo Filho disse:

Qual seria a diferença de se estar no Simples, Lucro Real ou Lucro Presumido para tirar o Radar e para trabalhar com importação e revenda?

Ola Oswaldo,

Para a habilitação ao radar não vai mudar nada, o que muda é que dependendo do regime em que a empresa atua (simples, lucro real/presumido) ela vai conseguir recuperar ou não parte dos impostos pagos na nacionalização.

Abcs,