Jump to content
Siscomex - Comércio Exterior
- Diego -

Habilitaçao Radar sem o auxilio de um despachante

Recommended Posts

Softclick, também sou advogada e estou acostumada em ter que me atualizar sobre novas normas, regras, procedimentos... Só farei algo se tiver 101% de certeza que estou capacitada para isso.

Estou numa situação bem confortável na minha empresa. Apesar das vendas irem muito bem, sinceramente sobra-me muito tempo sim (dentro do horário comercial tenho hoje 3 horas livres). Meu site vende tudo sozinho. Embalo as 30 caixas (média) por dia eu mesma em no máximo 2 horas. Depois os Correios vão ao meu estoque buscar as mercadorias. 70% de minha renda vem da empresa e 30% da advocacia, mas esta é que me toma mais tempo (normal, pois várias vezes por semana preciso comparecer às audiências).

Nas importações de maior não me incomoda o fato de pagar o despachante, mas já fui obrigada a usar despachante para desembaraçar mercadoria de U$ 300,00 e o camarada me cobrou um salário mínimo.

Trabalhar com importações maiores atualmente é um problema porque meu depósito é pequeno. Dobrar a quantidade de importações não necessariamente ocasionará o dobro das vendas e maior. A única certeza é que eu precisarei de um novo, maior e mais caro local para armazenamento.

Invejo o produto com o qual você deve trabalhar. Nós ao invés dos 30 pacotes fazemos 10, e levamos 1 hora fazendo-os (não conseguiríamos 30 em 2 horas) entre separar, fechar e etiquetar. Passamos pelo menos 4 horas com suporte ao cliente pré e pós vendas entre 2 atendentes só no email. 2 horas por dia com negociação com fornecedores. 1 hora por dia com cadastramento de produtos, atualizações 1 hora por dia testando produtos antes de enviar, telefone direto, etc. e por aí vai, não sobra 3 horas em um turno de 10 horas nem a pau. Vou procurar por produtos estáticos, que não precisem ser instalados, testados, mexidos, tipo estátuas, talvez seja mais fácil :)

Também usamos serviço de coleta, temos privilégios totais de logística, tanto de entrada como saída, temos site que "faz tudo sozinho", por outro lado, temos certeza que o dobro de compras faz o dobro de vendas, mas sempre respeitando aqueles limites que temos, que passariam a ser 8 horas de suporte ao cliente, 2 horas de embalagem, etc, por isto, tudo a seu devido tempo.

Atualmente eu trabalho com uma linha de apenas 13 produtos. Como não são eletrônicos não tenho o que testar. Melhor, os produto já vem "auto-embalados". Praticamente só tenho que colocar minha etiqueta com o endereço do cliente e emitir a NFe. Dessas duas horas, 90 minutos deve ser só emitindo NFe. Recebo cerca de 40 e-mails por dia e dou conta disso rapidinho. Não tenho do que reclamar mesmo :D.

• Like 2

boa noite pessoal !!!

o negocio tá esquentando ai pra cima, mas vamos ao que interessa !!!

lá no começo li que nosso amigo conseguiu tirar o radar para importar sendo mei e dando o endereço residencial sem ter problemas!!!

a alguns dias nossa amiga karina mostrou como fazer isso pessoalmente ( parabéns karina ).

mas ela disse que teve problemas com iptu do imóvel além de não ser mais mei, ok !!!

a pergunta é alguém pode ensinar como consigo tirar o radar para importação sendo MEI e trabalhando em casa ( endereço residencial ) ?

essa resposta garanto que é a mais esperada de todo o fórum !!!

se alguém conseguiu fazer isso sózinho ( sem pagar milão pro despachante ) pode deixar o icone "DOAÇÃO" no final que merece !!!

xacra, o rapaz que disse ter conseguido o Radar com o endereço residencial tem uma ME e não MEI.

EU não conheço nenhum MEI que tenha conseguido o Radar.

boa noite pessoal !!!

o negocio tá esquentando ai pra cima, mas vamos ao que interessa !!!

lá no começo li que nosso amigo conseguiu tirar o radar para importar sendo mei e dando o endereço residencial sem ter problemas!!!

a alguns dias nossa amiga karina mostrou como fazer isso pessoalmente ( parabéns karina ).

mas ela disse que teve problemas com iptu do imóvel além de não ser mais mei, ok !!!

a pergunta é alguém pode ensinar como consigo tirar o radar para importação sendo MEI e trabalhando em casa ( endereço residencial ) ?

essa resposta garanto que é a mais esperada de todo o fórum !!!

se alguém conseguiu fazer isso sózinho ( sem pagar milão pro despachante ) pode deixar o icone "DOAÇÃO" no final que merece !!!

O ruim de mensagens é que por mais que tentemos deixar claro que as colocações são opiniões e comentários, sempre podem parecer pessoais quando a divergência de opiniões.

Quero deixar claro que todos os comentários e polêmicas levantadas são justamente para enriquecer a discussão, afinal de contas é para isto que estamos no fórum.

Respeito totalmente e em muito todos os membros participantes do mesmo.

Abraços.

Ola..puder ler apenas hoje as mensagens..bom, vamos la...

Nao concordo com o que foi dito a respeito de como alguns despachantes atuam aqui...nunca vi nenhum despachante neste forum tentando mistificar, dificultar ou complicar a vida de ninguem, muito pelo contrario.

Pude tambem ler que as respostas sao sempre as mesmas...¨me mande um email que eu posso ajudar¨..ou algo do tipo, quem escreveu isto esta muito enganado, basta analisar as diversas respostas completas que foram formuladas neste forum.

Sobre o pagamento de um despachante, alguns preferem economizar e fazerem sozinhos, outros preferem pagar e se concentrarem em seu core business, gerando assim mais receitas.

Os que economizam geralmente uma hora ou outra enfrentam problemas com a falta de observancia de detalhes nos procedimentos e levam alguma multa pesada ou perdem a mercadoria, a partir dai ou desistem ou comecam a contratar um profissional especializado.

Desculpem a falta de acentuacao, estou num pc nao usual.

Abcs

MaiconDespachanteAduaneiro, eu sinceramente te acho um dos melhores usuários deste fórum, mas és uma exceção como despachante, e mesmo assim faço ressalvas a algumas de suas mensagens.

Toda vez que você fala sobre mercadorias que foram apreendidas, erros de desembaraço, mercadorias se acumulando em portos, insinua que eram empresas que estavam fazendo importações por conta própria. Tens alguma estatística, dados oficiais, sobre o assunto para nos demonstrar? Até onde eu sei as mercadorias que se acumulam são na maioria em decorrência de fraudes.

Outra coisa: despachante não erra? Meu irmão já teve problema com dois despachantes que fizeram "obradas" homéricas. Na primeira vez passou batido na RF, mas na segunda não. Meu irmão tomou uma multa e processou o despachante pelo erro, o que foi perda de tempo, pois o mesmo nunca pagou a indenização.

Hoje este fórum se tornou um espaço onde pequenos empresários compartilham experiências e conhecimentos. As melhores informações postadas aqui são de usuários comuns, não de despachantes.

Quando eu disse "não é à toa que boa parte dos despachantes que frequentam este fórum só vem aqui para postar mensagens do tipo: "posso te ajudar. Entre em contato comigo pelo e-mail ou MP". Eu não disse que era a totalidade, mas você sabe perfeitamente que é isso que vêm fazer aqui alguns despachantes.

Participo de outros fóruns de Direito, programação PHP, contabilidade, edição gráfica e percebo que os profissionais que frequentam estes sites não temem por compartilhar conhecimento. Sinceramente não observo isso aqui no siscomex.com.br.

Edited by Karina_Azevedo
  • Like 3

Boa noite,

Desculpe minha falta de conhecimento, mas mesmo tendo o radar preciso do despachante?

Radar seria uma "licença" para poder começar a importar. Você ainda vai precisar de alguém para fazer o desembaraço das mercadorias. Se você não tem conhecimento para este procedimento, que não é simples, terá sim que contratar um despachante.

No RGS a certidão simplificada deve ser retirada online no site da JUCERGS:

http://www.jucergs.rs.gov.br/p_servicos-emisimplificada.asp

O valor é R$ 20,00. O pagamento tem de ser feito no banco BANRISUL através de uma GA (Guia de Arrecadação).

Não sei ainda o prazo para identificarem o pagamento e ficar disponível a retirada da mesma (também online).

A inscrição estadual e situação do cadastro, no RGS pode ser tirada no site da Secretaria da Fazenda do RGS:

http://www.sefaz.rs.gov.br/

Basta informar o CNPJ na parte consultas ao contribuinte.

A emissão é gratuita.

Existe um site "central" onde é possível verificar a Inscrição Estadual e o cadastro no ICMS: http://www.sintegra.gov.br/

Hoje eu verifiquei que é gratuita a emissão de Certidão Simplificada através do site da Junta Comercial no estado de São Paulo. Aqui em Pernambuco é pago.

Art. 4º O requerimento de habilitação, na modalidade simplificada, será instruído com os seguintes documentos, conforme disposto no art. 10 da IN SRF nº 650, de 2006.

http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/Legislacao/Ins/2012/IN1245/Anexo1IN12452012.doc

Assinado e com firma reconhecida

Este anexo é da IN 1245 que regula sobre importações via terrestre do Paraguai. Apesar de parecer incorreto, está correto, pois a 1245 é uma alteração de outras alterações que se originaram da 650.

A única incoerência é procurar o regime de habilitação pretendida na própria 1245 conforme instruções de preenchimento. Os regimes estão no 2o artigo da 650.

Olá, gostaria de parabenizar aos usuários do Fórum que usam este espaço para deixar sua experiência. Eu ia contratar um despachante por R$1500,00 para fazer o meu radar e mudei de idéia , acho um absurdo tal preço para algo tão simples . E como disse a Karina sempre colocam mil dificuldades para justificar tal preço .

Bem , minha dúvida é quanto a certidão simplificada na JUCERJA pois ao ela me dá a opção de certidão simplificada NADA COSNTA ou de EXISTÊNICA DE EMPRESA , qual é a correta ?

Outra dúvida é se posso dar entrada nesta documentação na sede de qualquer receita federal ou existe algum setor apropriado para tal .

Gostaria de aproveitar e saber se a Karina ou o colega Softclick podem indicar algum despachante aqui no Rio e qual o preço justo para o despacho.

Muito obrigado e bom fim de semana !!

Softclick

Olá, gostaria de parabenizar aos usuários do Fórum que usam este espaço para deixar sua experiência. Eu ia contratar um despachante por R$1500,00 para fazer o meu radar e mudei de idéia , acho um absurdo tal preço para algo tão simples . E como disse a Karina sempre colocam mil dificuldades para justificar tal preço .

Bem , minha dúvida é quanto a certidão simplificada na JUCERJA pois ao ela me dá a opção de certidão simplificada NADA COSNTA ou de EXISTÊNICA DE EMPRESA , qual é a correta ?

Outra dúvida é se posso dar entrada nesta documentação na sede de qualquer receita federal ou existe algum setor apropriado para tal .

Gostaria de aproveitar e saber se a Karina ou o colega Softclick podem indicar algum despachante aqui no Rio e qual o preço justo para o despacho.

Muito obrigado e bom fim de semana !!

Softclick

A Internet, a globalização, ou qualquer culpado que encontrarmos para justificar a troca de informações irrestritas e valiosas para o bem prazer de todas as partes é que deve ser agradecida.

Note, o valor que qualquer despachante lhe cobrar sobre qualquer valor nada mais é que: JUSTO.

Afinal de contas, antes de mais nada, há um mercado e uma livre opção para você contratar o que vai mais direto ao seu contento.

E por isto existem tabelas e possibilidades, além do que eu, particularmente famigero (existe esta palavra?), sindicato (dos despachantes).

Os despachantes não cobram essencialmente por seu trabalho, mas por seu conhecimento.

Logo, invoco a premissa anteriormente evocada: quem é culpada, a tal da internet ou o que...

Pois o conhecimento se faz existente a partir do momento que todos compartilham.

Eu apostei nesta ideia, ao ver a Karina comparilhar importantes informações conosco e me senti na obrigação de fazer minha parte.

Logo, então, atendendo ao seu apelo (questão), quanto a junta de seu estado, explico que a certidão simplificada, nada mais é um documento onde a receita quer confirmar que seu instrumento legal de constituição (provavalmente contrato social) que você está apresentando está em sua última alteração (contrato social pode sofrer alterações contratutuais). De qualquer forma, sempre tente apresentar de forma consolidada (se a alteração contratutal não for consolidada, use todas anteriores desde última consolidação).

outsidebr,

Aparecem estas duas opções de Certidão Simplificada ai? Estranho. Bom, pela nomenclatura acho que seja a de "EXISTÊNICA DE EMPRESA" mas você pode entrar em contato com a Junta e perguntar qual seria a mais adequada.

Sobre o local e forma de entrega da documentação, é muito variável. Aqui no Recife é a coisa mais tola do universo. Liguei antes para saber como era a entrega dos documentos e me informaram que não precisa marcar hora, nem nada. Fui a uma salinha onde trabalha o pessoal de comércio exterior e entreguei os documentos. Fui muitíssimo bem atendida, mas não é assim em outros estados. Em São Paulo já vi relatos que é necessário agendar atendimento através do e-CAC (http://www.receita.f...aisservicos.htm - https://cav.receita....lico/login.aspx), mas não sei se ocorre isso em todos os postos de atendimento. O melhor é ligar antes de agendar atendimento.

Olha aqui um vídeo sobre o agendamento no e-Cac:

Edited by Karina_Azevedo
  • Like 1

Olá,

Bem não consideraria preço justo cobrança de honorários de R$1500,00 por um protocolo , pelo que vi não exige nenhum conhecimento especial para isso.

Diferente do despacho como um todo que é algo bem mais complexo e , por incível que pareça, bem mais barato que isso !!!

Gostaria de saber de vc"s um pouco mais sobre o pagamento nas importações quais métodos mais comuns e como fazê-los na prática.

Também gostaria de saber se vocês têm experiência com portais como alibaba e tradekey .

Obrigado !

Gostaria de saber de vc"s um pouco mais sobre o pagamento nas importações quais métodos mais comuns e como fazê-los na prática.

Também gostaria de saber se vocês têm experiência com portais como alibaba e tradekey .

Obrigado !

outsidebr, o tópico é sobre habilitação do Radar e você já tem um tópico, RESPONDIDO, sobre o envio de pagamento. Não mudemos o rumo deste tópico. Só vai atrapalhar e dispersar as respostas.

Se necessário abra outro tópico para discutir sobre alibaba e tradekey.

Edited by Karina_Azevedo

Olá,

Bem não consideraria preço justo cobrança de honorários de R$1500,00 por um protocolo , pelo que vi não exige nenhum conhecimento especial para isso.

Diferente do despacho como um todo que é algo bem mais complexo e , por incível que pareça, bem mais barato que isso !!!

R$ 1.500,00 para o Radar Simplificado é abuso. Já livrei gente da cadeia por menos que isso :)

Além dos R$ 1.500,00 é capaz de ainda te cobrarem por todas as autenticações de documentos e certidões. Vais pagar R$ 1.500,00 pro "despachante do despachante" entregar uma documentação e pegar um número de protocolo.

Olá, eu entendi a mensagem anterior , não quero confundir o tópico , é falta de experiência .

Mudando o tem, há cerca de 1 ano eu estava por aqui buscando informações e vi a Karina . Percibi que sabia menos que eu ( salvo engano ) , chegue a lhe dar algumas informações ( ou dúvidas ! ) e agora estou aqui aprendendo com ela !

Não sou ADV mas bacharéu e func. público com tendêcia para o comércio rsrrs

Agradeço a informação do RADAR pois é uma economia e tanto nestes tempos difíceis

A propósito qual é o teu ramo de atividade , digo o tipo de produto que comercializa ?

Eu paguei um salario minimo para um despachante tirar o radar e acabei fazendo a maior parte do serviço sozinho. Paguei este valor para ele levar toda documentacao apenas uma vez na receita. Depois tive que voltar mais 3 vezes para assinar documento e fazer alguns esclarecimentos.

Minha dúvida é se qualquer unidade da receita pode receber o tal requerimento .

Outra dúvida é em quantas vias devo fazer o formulário de requerimento .