Ir para conteúdo
Siscomex - Comércio Exterior
- Diego -

Habilitaçao Radar sem o auxilio de um despachante

Recommended Posts

Kleiton,

sem querer aproveitar da sua boa vontade deixe-me fazer mais uma pergunta. Eu estou com medo de ter algum produto barrado por falta de alguma licença específica com do Inmetro por exemplo. Você acha que um despachante pode me orientar quanto a isso também? Desculpem minah ingenuidade! Sou novo nesse negócia e estou apenas começando. Muito obrigado,

Fábio.

Fábio, como diz o ditado; uma mão lava a outra. É um prazer colaborar como posso.

O despachante não só lhe vai orientar, como também vai correr atrás das licenças para você, isso dependendo do acordo entre vocês. Se você quer informações detalhadas a respeito da sua causa, entre neste site: http://www.comexdata.com.br/ faça um cadastro como estudante, depois que eles enviarem a senha para sua e-mail, entre com seu login. Lá você vai encontrar uma plataforma altamente qualificada no assunto Comex. Sabendo a NCM do seu produto, você vai poder entrar em contato com todas as legislações que regularizam a importação do produto pego como sujeito, isso pode ajudar você a compreender as fazes da regularização e ajudar no assunto remuneração para o serviço do despachante, como "procurador" dos documentos e licenças da sua causa.

Saudaçoes

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fábio, como diz o ditado; uma mão lava a outra. É um prazer colaborar como posso.

O despachante não só lhe vai orientar, como também vai correr atrás das licenças para você, isso dependendo do acordo entre vocês. Se você quer informações detalhadas a respeito da sua causa, entre neste site: http://www.comexdata.com.br/ faça um cadastro como estudante, depois que eles enviarem a senha para sua e-mail, entre com seu login. Lá você vai encontrar uma plataforma altamente qualificada no assunto Comex. Sabendo a NCM do seu produto, você vai poder entrar em contato com todas as legislações que regularizam a importação do produto pego como sujeito, isso pode ajudar você a compreender as fazes da regularização e ajudar no assunto remuneração para o serviço do despachante, como "procurador" dos documentos e licenças da sua causa.

Saudaçoes

Muito, muito, muito obrigado meu amigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ola Fábio,

Poste para nós as NCM´s que ajudaremos na checagem.

Abcs,

Olá,

estes são os NCM's

9609.20.00

3926.10.004420.90.00

9608.40.00

9608.20.009608.99.81

4421.90.003926.90.90

4016.92.00

Desde já muito obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Karina

Primeiramente, sei que os posts que fez são antigos, mas válidos ainda para importadores principiantes.

Muitas das dúvidas colocadas são pertinentes ainda hoje para a maioria de empresários que buscam economizar seu precioso tempo de sua "start-up".

Os despachantes e contadores não se conversam e tem opiniões diversas quanto ao regime de importação burocrático adotado pelo Brasil.

Bom resumindo suas informações e de outros me permitiram ganhar muito tempo em pesquisa, vc é realmente uma empreendedora nata. E deveria receber um prêmio do governo por "desburocratizar" um pouco este regime.

Resolver dividir informação movimenta a economia, isso o governo não vê, vc compra, assumi risco, paga os impostos para seu "sócio governo", gira a economia. Meus parabéns pela iniciativa.

Só importamos, pois não temos empresas com custos interessantes no Brasil (parte culpa do governo que onera e parte pelo parque fabril nacional sucateado pela competição pelos baixos custos dos produtos com menor burocracia, custos e eficiência perante aos produtos brasileiros - não preciso lista o nosso pais concorrente pois sabemos do que estamos falando) e já que temos que tomar risco de qualquer forma, que seja para nos mesmo.

Pessoal, não adianta "dar um jeitinho" ou "gambiarra". O Brasil está mudando e o mundo está mudando, sejam éticos e não aceitem falta de ética. Transmita isso para seus filhos que no futuro nossos netos poderão ter um lugar decente para viver.

Parabenizo seu tempo em dividir valiosas informações.

Assim que minha operação iniciar eu lhe mantenho informada neste fórum.

Parabéns pela iniciativa, principalmente de proteger este fórum.

ERICKSON

Compartilhar este post

Link para o post
Boa tarde a todos,

Estou dando entrada nos processos necessários para iniciar importações.

Na última sexta-feira, dia 14/03 dei entrada do Radar na receita federal de Osasco. A atendente q me atendeu era meio fora do ar sabe? Ela não soube me dar informação sobre prazos e nem valores de taxas. Ela conferiu os documentos e me devolveu todo o processo com um carimbo e um protocolo....

Será que vcs sabem quais são os próximos passos para conseguir o Radar?

Gostaria de saber se existem taxas e quais são os valores,

Se é necessário fazer alguma alteração na empresa ja que hoje eu estou registrada com EPP

Se existe prazo para conseguir o radar e como eu posso acompanhar o processo e se eu ja posso fazer alguma coisa em paralelo para realizar a primeira compra antes que esse documento saia.

Desde ja, agradeço pela ajuda

Carolina Cunha

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, bom dia.

Concordo que a taxa de R$ 1.000,00 é cara, até porque, existe uma tabela, que não é obrigatória, mas serve como parâmetro; a questão é que, existem operações de comércio exterior que demandam maior cuidado, para que não se caia nas malhas da Receita Federal, vindo a sofrer a aplicação da pena de perdimento de bens, que ultimamente vem sido muito usada, daí a necessidade de se consultar alguém que conheça muito bem não só a legislação aduaneira, mas também a tributária e penal; se vc cair na malha fina, forçosamente vai gastar mais com um bom advogado e

quando eu digo bom advogado, é BOM mesmo, pois é difícil combater a Receita Federal no judiciário.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, alguém aqui conseguiu realmente Habilitar radar com MEI ?

Estou querendo Habilitar na minha MEI e preciso de uma ajudinha, na verdade um passo a passo.

Espero encontrar algum bom samaritano e desde já obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Bom dia Karina,

Gostaria de saber se eu mesmo posso tirar meu radar. Estou abrindo uma empresa de importação MEI.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde a todos no forum.

Sou novo por aqui, e tenho uma dúvida relativa ao meu radar PF deferido (em dois dias aqui em SP), que trago para aos colegas. Qual é o prazo de validade para esse Radar PF? Quais os limites de importação?

O despachante disse que o Radar estaria atrelado a procuração dada a ele (aprox. 2 meses).

Aproveito para dar parabens pelas excelentes troca de idéias e agradecer por muita coisa que por aqui aprendi.

Abs,

André

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde a todos no forum.

Sou novo por aqui, e tenho uma dúvida relativa ao meu radar PF deferido (em dois dias aqui em SP), que trago para aos colegas. Qual é o prazo de validade para esse Radar PF? Quais os limites de importação?

O despachante disse que o Radar estaria atrelado a procuração dada a ele (aprox. 2 meses).

Aproveito para dar parabens pelas excelentes troca de idéias e agradecer por muita coisa que por aqui aprendi.

Abs,

André

Boa tarde,

alguem conhece sobre o tema?

Att.,

Andre

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, tudo bom ?

Bom estou com algumas duvidas que julgo simples de inicio e cheguei até esse forum, minhas duvidas são a seguintes:

Grosseiramente falando eu tenho interesse em ir até a china ou algum outro país adquirir um produto X, colocar em um container e despachar para o Brasil, chegando aqui retirar essa mercadoria e poder comercializá-la tudo dentro da lei pagando os impostos devidos.

Vamos la quero entender o passo a passo.

Bom digamos que eu ja tenha o CNPJ.

O que eu preciso ter e quais os gastos para poder ir ate la comprar e vender esses produtos por aqui tudo dentro da LEI, não gostaria de usar atravessador nesse processo, somente se necessário, gostaria tudo por conta própria para não me gerar custos excessivos.

Eu só preciso do RADAR ? Digamos que cheguei la comprei a mercadoria ai eles despacharam para o Brasil, como retiro essa mercadoria no porto ?

Bom pessoal eu sei que não é tudo simples como descrevi acima mas foi um meio mais facil que encontrei de expor minhas duvidas.

Desde já agradeço, muito obrigado.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

RADAR - Preciso ter feito o cadastro na sefaz ou dá para dar entrada no radar apenas com o CNPJ e depois continuar com o processo da sefaz? Mais uma coisa,preciso ter um galpão,pois o produto irá direto para o cliente,então tem-se apenas um escritório.

Compartilhar este post

Link para o post

FranciscoBH,

O contrato de aluguel deve estar no nome da empresa e não dos sócios. Deve ser no nome do CNPJ e não do CPF. O mesmo ocorre com as contas de água, luz ou telefone que forem ser utilizadas para tirar o Radar.

No caso do meu contrato de aluguel consta mais ou menos assim: celebra-se contrato de aluguel com o CNPJ tal, representado pelo sócio tal...

Meu CNAE principal é 4763602 - Comércio Varejista de Acessórios e Artigos Esportivos. Coloquei um monte de outros CNAE porque no futuro pretendo trabalhar também com produtos de informática, cosméticos, roupas e mesmo assim não houve qualquer problema. Agora lembrei que um dos despachante disse que porque eu tinha colocado cosméticos deveria pedir autorização prévia à Anvisa! Ou então deveria mudar meu Contrato Social e apagar o cosméticos... Jesus...

Como eu te falei, no meu Contrato Social constam apenas R$ 10.000,00. Nem conta bancária eu tinha quando pedi o Radar.

Mas como o contrato de aluguel vai estar em nome de PJ,se a empresa foi iniciada e antes de abrir tinha que entregar um contrato de aluguel na junta

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite amigos,

Sou novo por aqui e me cadastrei para aprender mais sobre esse universo.
Ano passado abri uma empresa com foco em importação e exportação. Conversei com diversas empresas de despacho aduaneiro e pelos valores absurdos (de R$ 1250,00 a R$ 2.800,00) para tirar o RADAR, resolvi faze-lo eu mesmo.

Tudo foi perfeitamente normal, com exceção do alvará que demorou 6 meses para sair (A sede da empresa fica em CAMPINAS-SP).
Demos entrada na Receita Federal e em 6 dias nos enviaram a intimação:
- 2 declarações antigas que já providenciei junto ao contador (a empresa foi constituída em 2010 e alteramos o contrato social em 2013 para importadora)

- IPTU da sala onde esta sediada a empresa - AI O MOTIVO DE PEDIR AJUDA AOS ENTENDIDOS =)

Sou proprietário da sala comercial, que foi finalizada e entregue em 2012 e portanto, ainda não foi desmembrada. Segundo a construtora, algumas unidades ja constam liberadas mas a prefeitura esta demorando para finalizar todo o processo. Entretanto, me passaram o comprovante de pagamento e esta tudo em dia.

A pergunta é:

Eu consigo resolver isso com a matrícula do imóvel e/ou uma declaração da construtora constando que a demora se deve a atrasos na prefeitura, bem como números de protocolos provando a veracidade das informações, etc?

Se não for possível, existe alguma alternativa?

Desde já, agradeço a atenção de vocês!

Obrigado

Att,

Raphael Lago

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde, senhores. Tudo bem?

Já sei de tudo que é necessário para tirar o radar pois lí o post inteiro. Agora vem a dúvida.

O imóvel não está no nome da empresa, e sim no nome de um familiar (mãe). Liguei para um despachante que me informou que SEM PROBLEMAS, APENAS UMA CONTA DE TELEFONE DA EMPRESA NO ENDEREÇO CADASTRADO NO CNPJ JÁ SERVIRIA.

Alguém tem alguma informação à respeito?

Toda ajuda é bem vinda.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá a todos!

Abri recentemente uma empresa para atuar em COMEX. Estou com praticamente tudo pronto para dar entrada junto à RFB para habilitar-me no siscomex, mas tenho duas dúvidas:

1) A RFB está cobrando comprovante bancário de integralização de capital? Pois a minha empresa tem capital de R$ 40.000,00 e estou com parte disto preso em investimentos pessoais..

2) A RFB aceita como comprovante de endereço da empresa o contrato de aluguel de imóvel comercial? Pois aluguel a sala de um amigo e as contas de consumo não estão no nome da empresa.

Att,

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal!

Se alguém puder me ajudar fico muito grato! ^_^

Vou tirar o Radar por minha conta própria, pois via despachante me foi cobrado (R$3.000,00), achei impraticavel.

Porém quero que o despachante faça o desembaraço aduaneiro para mim.

Então minha dúvida é no campo "Representante" da guia da habilitação eu coloco é os dados do despachante?

Estou importando uma peça de USD1.200,00 para uso próprio PF, quero eu mesmo tirar o Radar e o desembaraço com o despachante.

Desde já muito obrigado pessoal!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia, descobri esse fórum hoje, li todas as 9 páginas desse tópico, e verifiquei que o meu caso é minoria, mas vou pedir a ajuda se possível.

Sou pessoa física, pretendo fazer uma importação para consumo, são pecas de reposição para um único veiculo de minha propriedade ( capo, parachoque, radiador, ventoinha e alguma coisa da suspensão), as pecas já estão compradas e pagas, inclusive o transporte marítimo da Alemanha para o Brasil. Ainda não autorizei o embarque pq estou providenciando a documentação.

Primeiro fiz o meu certificado digital A3 para me comunicar com a RF. ( se alguém precisar de orientação é só falar)

Em seguida por minha conta dei entrada na habilitação do radar PF ( extremamente simples)

Agora a minha dúvida é a seguinte, eu não credenciei nenhum despachante e pretendia fazer o resto por minha conta, isso é possível?

Não consigo entrar na página siscomex Web, já li em outro tópico que tenho que ir na RF que me cadastrou e pedir para autorizarem ( não entendi, pq a minha inclusão no radar foi feita e achava que a partir dai já conseguiria operar o siscomex web.

Grato

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde, senhores. Tudo bem?

Já sei de tudo que é necessário para tirar o radar pois lí o post inteiro. Agora vem a dúvida.

O imóvel não está no nome da empresa, e sim no nome de um familiar (mãe). Liguei para um despachante que me informou que SEM PROBLEMAS, APENAS UMA CONTA DE TELEFONE DA EMPRESA NO ENDEREÇO CADASTRADO NO CNPJ JÁ SERVIRIA.

Alguém tem alguma informação à respeito?

Toda ajuda é bem vinda.

Caros,
estou na mesma situacao acima, tenho MEI mas o IPTU nao está no meu nome , pois o apartamento é da minha mãe.
Como fezer para tirar o RADAR? É possivel nessa condição?
Abs a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Hum... entendi!

Obrigado pelas explicações! Agora ficou tudo esclarecido. Eu pensei que as encomendas fossem chegar até mim e, então, eu teria que nacionalizar os produtos. Não sabia que tinha que ir até o porto/aeroporto fazer o desembaraço dos produtos. Que doideira, hein? Pensando por este lado, até que usar o Importa Fácil vale a pena. Como moro no interior, só pra ir a capital e voltar já gastaria uns 300 reais.

Obrigado pela ajuda!

Leonardo sabe que o Micro Empreendedor Individual de São Paulo, Minas Gerais e Alagoas como exemplo, já aderiram ao MEI o número de inscrição estadual. Para poder comprar produtos de empresas nacionais e emitir nota fiscal eletrônica quando se tem o certificado digital específico para o uso do serviço. Porque o senhor do Rio de Janeiro não fez o seu procedimento para ter a sua inscrição estadual ?

Compartilhar este post

Link para o post

Ola Fábio,

Poste para nós as NCM´s que ajudaremos na checagem.

Abcs,

Olá Maicon, qual o CNAE para importação de produtos de informática ?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite pessoal.

Fui até a receita federal para solicitar os caminhos para conseguir tirar radar para MEI. Com bastante disposição me enviaram na hora um e-mail com todos o procedimento. Porem uma das primeiras solicitações é ser cadastrado no portal eCAC e optar por DTE Domicilio Tributário eletrônico. minha duvida é quando solicito opção recebo um erro 1040. Prezado usuário, o seu perfil de acesso não permite a execução da aplicação selecionada.

Alguém já passou por isso? seria necessário o eCPF?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora