Jump to content
Siscomex - Comércio Exterior
- Diego -

Habilitaçao Radar sem o auxilio de um despachante

Recommended Posts

Minha dúvida é se qualquer unidade da receita pode receber o tal requerimento .

Outra dúvida é em quantas vias devo fazer o formulário de requerimento .

Todos os documentos são exigidos em apenas uma via.

Quanto ao local onde podes entregar a documentação, já te respondi. Ligue para algum posto de atendimento da Receita Federal em sua cidade e se informe.

Edited by Karina_Azevedo

Olá Karina, pq é preciso Radar para importar via IPORTAFÁCIL ?

Olá Karina, pq é preciso Radar para importar via IPORTAFÁCIL ?

Se você quer continuar utilizando apenas o Importa Fácil, em tese não precisaria se preocupar com o Radar, pois este não é exigido.

O Radar pode ser necessário caso alguma mercadoria que você importe seja obrigatória a Licença de Importação. Se isso ocorrer, só com Radar para conseguir a LI. "Do nada" o Importa Fácil também pode passar a solicitar a LI para produtos que antes não era exigidos. Aconteceu isso comigo e deixei de utilizar o IF.

Minha dúvida é se qualquer unidade da receita pode receber o tal requerimento .

Outra dúvida é em quantas vias devo fazer o formulário de requerimento .

Em Porto Alegre exigem duas vias do requerimento, pois quando for protocolar carimbam as duas e uma fica com você como seu número de protocolo.

agora será tudo digital.

abcs

Eu ainda peguei protocolo com carimbo, acho que é da mesma idade do prédio histórico e tombado que a receita usa ao lado das docas em Poa. :-)

O protocolo que me deram foi o de um processo normal do Ministério da Fazenda. O número era válido até para consulta no site http://comprot.fazenda.gov.br/E-gov/cons_generica_processos.asp.

Fiquei feito uma boba vendo pela internet se o processo andava. Fiquei 4 dias sem ir ao escritório e quando chego lá vejo a carta com o deferimento. Até hoje entro com o número do meu processo no http://comprot.fazenda.gov.br/E-gov/cons_generica_processos.asp e lá ainda consta como "Em Andamento". :)

Pelo comprot não se faz acompanhamento, só mostra que foi protocolado.

O acompanhamento tem que ser feito pelo e-Cac.

Em questão de tempo todo o processo será digital, em algumas DRF´s já está funcionando desta forma.

O protocolo que me deram foi o de um processo normal do Ministério da Fazenda. O número era válido até para consulta no site http://comprot.fazen...a_processos.asp.

Fiquei feito uma boba vendo pela internet se o processo andava. Fiquei 4 dias sem ir ao escritório e quando chego lá vejo a carta com o deferimento. Até hoje entro com o número do meu processo no http://comprot.fazen...a_processos.asp e lá ainda consta como "Em Andamento". :)

Meu número de protocolo não tem os dígitos necessários para o comprot, eu tinha até feito cadastro a toa. O carimbo era do tempo da pedra lascada mesmo, daqueles de girar e selecionar o número. Só senti falta de ver uma máquina de escrever, mas acho que se eu procurasse um pouquinho acharia.

Interessante que a coisa que tinha que ser mais modernizada que o sistema bancário do Brasil é pior que cartório do interior do interior. Eu não entendo o que impede da documentação ser analisada em tempo real, para que colocar 2 pessoas para ficar pegando papel para protocolar e o caramba. Talvez seja isto que o JohnieWalker Black Label :) está nos dizendo, mas esperar até 2012 para implementar algo assim é vergonhoso, é até anti ecológico :-)

PS.: Aqui disseram que receberei um A.R. Não deve ser o Aviso de Recebimento que estou habituado.

Edited by Softclick

Apesar do carimbo jurássico, o Protocolo lançou meu processo administrativo no mesmo dia, foi aberto as 9 horas do primeiro dia seguinte e as 16 horas já tinha o parecer. Parabéns RFB!

Prezada Karina.

Vou lhe incomodar com mais uma questão:]

A minha empresa não sai do forno... o contador está lá trabalhando etc.

Eu não posso esperar mais para realizar uma compras.

Pretendo utilizar provisoriamente uma empresa da minha irmã (sem Insc. Estadual) sediada no Rio de Janeiro. (Eu estou em BH).

Eu até sou sócio dela (de fachada, não apito nada).

Eu posso utilizar o Importafácil e mandar entregar aqui em casa ou na minha oficina?

Ou, para retirar a mercadoria (após os trâmites) tenho que comprovar que represento a empresa ou coisa parecida?

Eu tenho comprado da China pela UPS. Tem passado, mas não aguento mais o frio na barriga... eu estou com três encomendas que voltaram pelo EMS (fins comerciais) e preciso trazê-las antes que a Chinesinha lá esqueça de mim.

Muito Obrigado,

Francisco

small-logo.png

Prezados! Bom dia a todos.

Estou entrando agora nessa comunidade e buscando auxílio para habilitação em radar simplificado para operar em importação. Ainda não possuo empresa aberta, mas já estou agilizando tal processo. O que gostaria de saber é o seguinte:

Pretendo abrir uma empresa M.E. para importar mercadoria da china (importações de pequena monta). Posso abrir minha empresa em um cômodo na minha própria residência (ele é isolado dos demais cômodos, pois tenho duas entradas de residência)? Minha mãe é dona da residência e também será minha sócia. O IPTU está no nome dela. Isso é um problema? Após quantos meses de empresa aberta eu posso solicitar o radar?

Aguardo auxílio! Obrigado!

Pessoal outra coisa que esqueci de mencionar e está me deixando preocupado. Fui a um contador especializado em habilitação no radar e ele me informou que eu preciso de ter R$50 mil em uma conta da minha futura empresa para solicitar o radar. Isso procede?

Mais uma vez obrigado!

Pessoal outra coisa que esqueci de mencionar e está me deixando preocupado. Fui a um contador especializado em habilitação no radar e ele me informou que eu preciso de ter R$50 mil em uma conta da minha futura empresa para solicitar o radar. Isso procede?

Mais uma vez obrigado!

Esta é apenas uma das 500 mil bobagens diferentes que você vai escutar de alguns profissionais. Foi de tanto escutar bobagem e por cobrarem valores absurdos que eu mesma tirei o Radar e é o que recomendo para todos os empresários.

Quando solicitei o Radar minha empresa não tinha nem conta bancária e estava inativa desde a sua abertura.

Limite-se apenas em entregar a documentação constante neste post:

http://www.siscomex....dpost__p__25208

Se pedirem mais alguma coisa você corrige.

Sobre o IPTU, faça um contrato de aluguel entre sua mãe com a empresa. Simples e efetivamente sem custo para vocês. Se for casa ótimo, mas se for apartamento podem não liberar.

Uma das contas de consumo (telefone fixo, luz ou água) deve estar em nome da empresa. O tipo de conta de consumo mais fácil de se conseguir no seu CNPJ será o de telefone. Se quiser, depois cancele este número após o deferimento do Radar.

Você pode solicitar o Radar no mesmo dia que abrir a empresa e estiver com toda a documentação exigida. Tudo é muito mais fácil quando a empresa é nova. Leia minhas mensagens neste post que você vai conseguir.

Edited by Karina_Azevedo
  • Like 1

Nossa já estava ficando louco com esse valor absurdamente alto para quem está no começo!

Quanto ao endereço é uma casa...na frente dele estamos construindo um ponto, pois aqui tudo é muito caro para aluguel. Agora a casa (escritura) e o IPTU estão em nome da minha mãe. A empresa que abriremos pode alugar um espaço que é de um de seus sócios?

Obrigado pelo auxílio Karina!

Acho que complicaria mais a questão "abrir um puxadinho virtual" na sua casa. Se vais trabalhar em casa, faça um contrato de aluguel entre sua mãe e a empresa.

Karina me tire uma dúvida por favor: Se eu solictar o radar simplificado minha empresa estará sujeita a tributação de 60 % sobre i valor final dos produtos (FOB+seguro+transporte)? Essa dúvida me ocorreu agora!

Estou estou solicitando a radar simplificado porque minhas importações serão de pequena monta, mas acho que estarei sujeito aos impostos normais de importação.

Se souber me ajude!

Obrigado! :)

Karina me tire uma dúvida por favor: Se eu solictar o radar simplificado minha empresa estará sujeita a tributação de 60 % sobre i valor final dos produtos (FOB+seguro+transporte)? Essa dúvida me ocorreu agora!

Estou estou solicitando a radar simplificado porque minhas importações serão de pequena monta, mas acho que estarei sujeito aos impostos normais de importação.

Se souber me ajude!

Obrigado! :)

Dependendo do valor (até U$ 3.000,00) você poderá escolher qual o Regime de Tributação a ser aplicado. Esse de 60% (+ ICMS) é o RTS, que no final das contas chegará a aproximadamente 100% de imposto. No Regime Normal o valor dos impostos varia bastante. Pegue a NCM e veja aqui http://www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/ no Simulador da RFB quanto pagaria de imposto. No final, após somar o ICMS, no Regime Normal paga-se em torno de 85% de imposto.

Pagar 60 % ...aff não quero mais não...esse é o principal motivo pelo qual estou correndo atrás do meu radar...para pagar os impostos no Regime Normal. Mesmo que altos ainda valem muito mais a pena do que 60%. Agora mesmo que eu importe menos de $3 mil ( exemplo amostras comerciais) eu posso optar pelo regime normal ok?!

Pagar 60 % ...aff não quero mais não...esse é o principal motivo pelo qual estou correndo atrás do meu radar...para pagar os impostos no Regime Normal. Mesmo que altos ainda valem muito mais a pena do que 60%. Agora mesmo que eu importe menos de $3 mil ( exemplo amostras comerciais) eu posso optar pelo regime normal ok?!

Já respondido no post imediatamente acima do seu.

Olá pessoal!

Estou iniciando na area agora e ainda estou com duvidas, alias, muitas duvidas....

Uma delas é a seguinte: O desembaraço aduaneiro é feito na própria alfandega onde se encontra a mercadoria? Ou seja, tem que ter alguem (despachante aduaneiro ou representante da empresa) no local para realizar o procedimento?

Olá pessoal!

Estou iniciando na area agora e ainda estou com duvidas, alias, muitas duvidas....

Uma delas é a seguinte: O desembaraço aduaneiro é feito na própria alfandega onde se encontra a mercadoria? Ou seja, tem que ter alguem (despachante aduaneiro ou representante da empresa) no local para realizar o procedimento?

Te respondi isso por MP.

E o tópico é sobre como Tirar o Radar,