Jump to content
Siscomex - Comércio Exterior
Adriana Toledo

Planilha de Custo Importação

Recommended Posts

Olá pessoal,

Gostaria de compartilhar com vocês uma planilha que eu desenvolvi para apuração do custo de produtos importados.

Essa planilha apresenta a concepção de como fazer os cálculos de impostos e os rateios das despesas.

Porém, a cada processo, a quantidade de adições e itens das adições podem mudar, bem como as classificações fiscais e alíquotas dos impostos.

Assim, a idéia geral é a mesma, mas a planilha deve ser adaptada a cada processo/empresa.

Depois de adaptada a planilha à DI, o usuário precisa apenas preencher as células em roxo. O restante contém fórmulas que serão calculadas automaticamente conforme essas informações.

Eu tenho um exemplo completo com: DI (Declaração de Importação), Commercial Invoice e Packing List, além da planilha preenchida. Infelizmente, não tenho como anexar aqui devido ao tamanho dos arquivos. Mas, para quem tiver interesse, me mande um e-mail que eu envio esses arquivos complementares. Meu e-mail é dricadetoledo@gmail.com.

Caso alguém tenha sugestões para melhorar a planilha, por favor, as exponha aqui para que todos possam ser beneficiados.

Um grande abraço a todos.

Adriana Toledo

CUSTO_PROCESSO_IMPORTAÇÃO.xls

Edited by Adriana Toledo
  • Like 15

Parabéns pela contribuição, baixei e vi que foi feita com muito esmero, vou usar no primeiro processo que fizer para ver na prática.

• Like 5

Adriana, muito obrigado pela contribuição, na primeira oportunidade vou utiliza-la, me parece muito completa acho que será pouco provavel eu apresentar contribuições para melhorias.

Um abraço do Moacir

Oi Adriana!

Obrigada por compartilhar essa planilha tao bem feita e detalhada!

Eu ainda estou aprendendo sobre o processo de importaçao no Brasil e preciso ler um pouco mais para saber preencher essa planilha. Vc tem alguma dica de leitura para que eu possa me familiarizar com o assunto?

Obrigada!

Ana

• Like 1

Excelente planilha. Parabéns pela contribuição!

Obrigado pela contribuição, tenho aqui mais 3 modelos de planilhas que tambem vou compartilhar. Mas nao me perguntem se está calculando corretamente. Fazem dias que venho tentando fazer com que minha despachante me ajude a fazer os calculos corretamente, mas ela nunca pode ajudar.

simulacao de Import. Impostos.xls

Simulação.xls

Calculo de Importacao.xls

• Like 1

Muito obrigado MAPA!

Aproveito para pedir aos mais experientes do fórum para analisarem as planilhas verificando os cálculos e propondo melhorias se for o caso. Sou espeta em Excel e VBA, se não quiserem editar ou tiverem alguma dificuldade na edição das planilhas basta informar a lógica do cálculo que aplico na planilha e disponibilizo em seguida.

Abraço a todos.

Edited by JonesJEO

Olá pessoal,

Gostaria de compartilhar com vocês uma planilha que eu desenvolvi para apuração do custo de produtos importados.

Essa planilha apresenta a concepção de como fazer os cálculos de impostos e os rateios das despesas.

Porém, a cada processo, a quantidade de adições e itens das adições podem mudar, bem como as classificações fiscais e alíquotas dos impostos.

Assim, a idéia geral é a mesma, mas a planilha deve ser adaptada a cada processo/empresa.

Depois de adaptada a planilha à DI, o usuário precisa apenas preencher as células em roxo. O restante contém fórmulas que serão calculadas automaticamente conforme essas informações.

Eu tenho um exemplo completo com: DI (Declaração de Importação), Commercial Invoice e Packing List, além da planilha preenchida. Infelizmente, não tenho como anexar aqui devido ao tamanho dos arquivos. Mas, para quem tiver interesse, me mande um e-mail que eu envio esses arquivos complementares. Meu e-mail é dricadetoledo@gmail.com.

Caso alguém tenha sugestões para melhorar a planilha, por favor, as exponha aqui para que todos possam ser beneficiados.

Um grande abraço a todos.

Adriana Toledo

Adriana, analisando sua planilha, nao entendi o seguinte:

Eu aprendi que FOB é o comprador (importador) que paga o frete, mas na sua planilha voce calcula FOB + frete, nao teria que ser CIF + frete = FOB?

Acho que vou ter que fazer algum curso pra entender tudo isso, é muita informação!

Adriana, analisando sua planilha, nao entendi o seguinte:

Eu aprendi que FOB é o comprador (importador) que paga o frete, mas na sua planilha voce calcula FOB + frete, nao teria que ser CIF + frete = FOB?

Acho que vou ter que fazer algum curso pra entender tudo isso, é muita informação!

Olá Mapa,

É assim:

FOB = VMLE (Valor da Mercadoria no Local de Embarque) -- sem o frete. Essa informação poderá ser encontrada nas colunas M e N da planilha.

CFR = FOB + Frete -- Essa informação poderá ser encontrada nas colunas T e U da planilha.

CIF = FOB + Frete + Seguro -- Essa informação poderá ser encontrada nas colunas V e W da planilha.

Essa planilha simula uma Declaração de Importação para cálculo dos impostos. Se você pegar uma DI em mãos e preencher com suas informações a planilha, perceberá que o cálculo dos impostos (inclusive unitários) baterão direitinho.

Depois, com os recibos das despesas aduaneiras em mãos, você poderá preencher a segunda parte da planilha, obtendo então o custo final da sua importação.

Espero ter ajudado!

Abraços,

Adriana

Olá Mapa,

É assim:

FOB = VMLE (Valor da Mercadoria no Local de Embarque) -- sem o frete. Essa informação poderá ser encontrada nas colunas M e N da planilha.

CFR = FOB + Frete -- Essa informação poderá ser encontrada nas colunas T e U da planilha.

CIF = FOB + Frete + Seguro -- Essa informação poderá ser encontrada nas colunas V e W da planilha.

Essa planilha simula uma Declaração de Importação para cálculo dos impostos. Se você pegar uma DI em mãos e preencher com suas informações a planilha, perceberá que o cálculo dos impostos (inclusive unitários) baterão direitinho.

Depois, com os recibos das despesas aduaneiras em mãos, você poderá preencher a segunda parte da planilha, obtendo então o custo final da sua importação.

Espero ter ajudado!

Abraços,

Adriana

Adriana, ajudou sim, to começando a entender. Mas to fazendo uma simulação aqui e fiquei na seguinte duvida:

Pelo que entendi a coluna das Despesas do Desembaraço (capatazia, siscomex, SDA...) que estão do lado direito em R$, essas informações, nao tem como ser preenchida antes do embarque ou seja, são informações que são preenchidas somente quando a mercadoria, for desembaraçada, é isso mesmo?

Só que (Seg. Internacional, PIS, Cofins, Frete interno, Adição de itens DI, Gestao do processo e Desembaraço aduaneiro) são possiveis de serem preenchidos antes do embarque neh? Mais algum item?

Na coluna dos impostos: II, IPI, PIS, Cofins, ICMS, como voce disse na planilha sao calculados conforme o NCM, imagino que é possivel achar os valores no simulador da RFB. Eu fiz isso com minha simulação, mas os valores nao bateram para os impostos. (obs:. estou usando o mesmo valor do dollar do simulador da RFB)

Surgiu mais uma duvida, em Despesas de Desembaraço tem um campo a ser preenchido chamado PIS/Cofins, mas esse campo ja tem impostos, nao entendo porque duas vezes a mesma informação!

Adriana,

achei sua planilha interessante para uso pelo importador. Só acho que faltaram as despesas fixas internas da empresa para formação do custo do produto.

Não dá pra ignorar custos como aluguel, contas de água, luz e telefone, custos com funcionários e os impotos pagos (mesmo a empresa sendo simples tem sua carga tributária interna). Um cliente meu não colocava estes custos na formação de preço e descobrimos um tempo depois o motivo de tanta importação sem lucros efetivos.

Abs.

Marcela,

Obrigada pelos seus comentários.

A Planilha que eu compartilhei apresenta como se fazer a apuração de custos de matéria-prima ou produto importado, desde a saída da fábrica do fornecedor no exterior até a internação na fábrica ou estabelecimento comercial do cliente no brasil. Essa etapa se encerra aí, assim como a planilha também.

Quanto aos custos fixo e variável interno da empresa, isso varia de empresa para empresa e, obviamente devem ser considerados. Porém, eu não teria como prever esses custos para incorporá-los nessa planilha.

Como eu citei no início do meu post, essa planilha tem como objetivo a apuração do custo de produtos importados, mostrando a concepção de como fazer os cálculos de impostos e os rateios das despesas e não o preço final de venda/comercialização no brasil.

Abraços,

Adriana

Ok, Adriana.

Certíssima sua colocação e, novamente, parabéns pela planilha.

Mas fica a dica pra quem importa pra revenda de nunca parar a formação de preços nos custos de importação.

Olá a todos,

Gostaria de pedir para o grupo um modelo de planilha de controle de fluxo de importações completo (contendo os dados dos embarques mas também as despesas gastas por processo)...
A que eu uso está dando erro nas fórmulas, na configuração (trava com frequência) e etc......

Qualquer ajuda será muito bem-vinda!
Obrigada!
Sds,
Marina

Boa tarde a todos!

Achei a planilha fantástica, porém fiquei com uma dúvida:

Como é calculada a variação cambial entre o valor pago pela mercadoria e pelas taxas do frete em relação à taxa de dólar da DI?

Abraços,

Aline

gostei muito das planilhas para confecção tive que rever alguns tópicos que fiz com uma simples consulta em livros mas atualmente não tenho tanta dificuldades......parabéns pela planilha ótima contribuição.