Ir para conteúdo
Siscomex - Comércio Exterior
Luis Rocha

Importação Formal x Expressa (Courrier)

Recommended Posts

Pessoal,

Esse é o meu primeiro tópico aqui no fórum e gostaria de agradecer a todos pelas informações muito proveitosas que são compartilhadas nesse espaço e principalmente a alguns profissional presentes aqui no fórum que estão dispostos a ajudar sem nada em troca, como o Mario da IBSolutions.

Bom, é o seguinte, eu importo acessórios para tablets, como capas, teclados, películas, etc. Sempre trouxe produtos utilizando o esquema amazon > forwarder > usps > venda, mas nesse momento, estou amadurecendo meu negócio e projetando novos rumos, como a venda direta para lojistas e outros mercados. Então isso precisa estar 100% legalizado.

Como o volume em $$ não é tão alto, parece q o desembaraço formal não seria uma alternativa nesse primeiro momento, pois os custos com despachante não seriam dissolvidos na economia que eu teria colocando uma classificação fiscal em meus produtos. Surgiu então a possibilidade de utilizar um serviço porta a porta expresso, como a Fedex por exemplo, pagando a aliquota de 60% + ICMS, etc. Eu pergunto: Posso utilizar essa modalidade para fins COMERCIAIS? Eu tenho CNPJ e tenho tb o Radar, porém nunca usei e nesse momento para esse montante mais baixo, talvez pagar a aliquota de 60% ainda seja vantajoso. Será que qualquer quantidade que caracterize revenda, terei q usar desembaraço formal?

Qual é a experiência de vocês? Trazem até quantos produtos do mesmo tipo utilizando serviços de courrier? Lembrando que sou PJ e os fins serão exclusivamente para revenda.

Obrigado e agradeço a participação de vcs.

Luis Rocha.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Luis, você pode sim importar via courrier por PJ até os US$ 3.000,00 e para revenda. A Receita Federal pode parar a remessa por imaginar que as informações prestadas na documentação não estejam de acordo com os volumes. Nesta situação eles pedem uma liberação formal. Como você já tem o Radar não teria problema com a operação.

Na nossa opinião, por não se tratar de uma quantidade grande e com valor alto, embarque via courrier uma parte do pedido. No máximo você deverá entrar com o desembaraço formal. Para isto negocie antecipadamente as taxas com o seu despachante aduaneiro.

Atenciosamente,
Equipe IBSolutions - Soluções em Comércio Internacional

Compartilhar este post

Link para o post
- Sendo MEI, posso comprar pela DHL, pagar os impostos e revender? Ou precisa ter RADAR?

- Pelo Importa Fácil é 60% de Imposto de Importação + 17% (ICMS Santa Catarina) e os R$ 150,00 do Despacho?

Acredito que pela DHL o valor limite seja USD 3.000 também, portanto seria essa a melhor opção?

Compartilhar este post

Link para o post

Leonardo, independentemente se a importação será pelos Correios, DHL, FEDEX, UPS ou outra empresa courrier, você será tributado de acordo com o Regime de Tribitação Simplificado, o RTS (60% de II mais ICMS do estado do importador). A diferença está no valor do frete e no serviço prestado por cada uma delas. A operação pelos Correios normalmente é mais barata, porém há alguns pontos falhos como a perda da rastreabilidade da mercadoria e a dificuldade na obtenção de informação uma vez que a mercadoria esteja no Brasil.

De acordo com a nova legislação do Radar, estrá dispensada da habilitação no Radar as operações de:

Importação, exportação ou internação não sujeita a registro no Siscomex, ou quando o importador ou o exportador optar pela utilização de formulários de Declaração Simplificada de Importação ou Declaração Simplificada de Exportação;

Importação, exportação ou internação realizada por intermédio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ou de empresa de transporte expresso internacional.

Atenciosamente,

Equipe IBSolutions - Soluções em Comércio Internacional

Compartilhar este post

Link para o post

Espera lá gente!!
Vcs vão me desculpar, mas esta informação é nova pra mim.

(Karina eu procurei pra caramba no fórum mas não achei resposta)

Minha empresa, que é comercial e industrial e não tem radar, pode comprar para revenda pelo Expresso (courrier) até USD3.000,00?

Por exemplo: Um caixa com 700 abridores de garrafa, ou 300 canetas, 50 camisas etc, e o desembaraço vai ser o simplificado, feito pela empresa courrier, sem despachante e sem radar, pagando aquela taxinha da Fedex, DHL etc?

Ou é outra questão de sorte, às vezes passa, mas pode agarrar etc?

Se sim, eu estou bobeando, porque tenho enviado mercadorias pra toda minha família, que nem bandido mexicano...

(Karina, vc se lembra de mim? eu até hoje eu nem pedi o Radar. O meu Alvará não sai de jeito nenhum.... de junho parece que não passa!)

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sem radar, neste pais, voce somente pode importar com objetivo comercial atraves do servico vergonhoso ImportaFacil.

Courier precisa de radar, mas como ja foi explicado, pode passar pelo regime simplificado de tributacao.

Espera lá gente!!
Vcs vão me desculpar, mas esta informação é nova pra mim.

(Karina eu procurei pra caramba no fórum mas não achei resposta)

Minha empresa, que é comercial e industrial e não tem radar, pode comprar para revenda pelo Expresso (courrier) até USD3.000,00?

Por exemplo: Um caixa com 700 abridores de garrafa, ou 300 canetas, 50 camisas etc, e o desembaraço vai ser o simplificado, feito pela empresa courrier, sem despachante e sem radar, pagando aquela taxinha da Fedex, DHL etc?

Ou é outra questão de sorte, às vezes passa, mas pode agarrar etc?

Se sim, eu estou bobeando, porque tenho enviado mercadorias pra toda minha família, que nem bandido mexicano...

(Karina, vc se lembra de mim? eu até hoje eu nem pedi o Radar. O meu Alvará não sai de jeito nenhum.... de junho parece que não passa!)

Compartilhar este post

Link para o post

O engraçado é que o Mario responde todas.. . rsrsrsrs

Confesso que quando me cadastrei para responder à algumas dessas perguntas, eu estava realmente interessado em ajudar.

Mas após notar que algumas perguntas eram repetidas 150.000 vezes em 200.000 tópicos diferentes, passei à me limitar apenas em lê-las.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora