Jump to content
Siscomex - Comércio Exterior
Sign in to follow this  
Christian E.

Importando de múltiplos fornecedores - Problema

Recommended Posts

Saudações, meus caros. Há algum tempo que não venho aqui... A correria não permite.

Estou com uma dúvida, e por incrível que pareça não está ficando claro nem da parte do meu despachante, nem do meu fornecedor na china.

Eu preciso fazer uma importação aérea de produtos que vem de uns 5 fornecedores diferentes.

Pelo o que meu despachante falou, eu preciso de alguém na china que receba meu dinheiro em uma única remessa e pague os fornecedores, fazendo assim apenas 1 invoice e esse contrato de câmbio será utilizado para todos os produtos.

Acontece que ele me deu isso como única opção. Eu me pergunto, será que não posso fazer a importação com várias invoices diferentes dos meus fornecedores?

Nesse caso, se a única opção for encontrar alguém que receba meu dinheiro, me emita uma invoice e pague os fornecedores, tem um nome isso, na china? Seria forwarder?

Mais uma vez, obrigado.

• Like 1

Christian, além da opção dada pelo seu despachante há algumas outras saídas para a importação de dois ou mais fornecedores.

1) Exportação através de Trading Company (opção dada pelo seu despachante);

2) Exportação através de parceiro (despachante ou agente de carga) que tenha a licença de exportação;

3) Exportação através de consolidação de documentos.

A terceira opção é muito interessante em termos de custo, pois não precisa envolver mais uma empresa na operação. Basicamente você precisaria que um dos fornecedores agregue os demais produtos dos outros fornecedores nos documentos de exportação. Desta maneira você tem uma única exportação e por consequência uma única importação.

A questão maior está no fato de como as empresas enxergarão esta situação, pois em muitas situações elas são concorrentes no mercado interno.

O pagamento continuaria da mesma maneira, ou seja, cada fornecedor receberia a sua parcela do pagamento através do contrato de câmbio ou cartão de crédito internacional.

Esta é uma opção muita interessante que criamos para a operação de nossos clientes, mas que dependerá diretamente das habilidades e interesses de todos envolvidos na cadeia logística (exportador, agente de carga, despachante e importador).

Quanto à Receita Federal é uma forma de importação aceita, porém muito pouco utilizada. Sendo assim, poderá haver questionamentos com relação à documentação.

Atenciosamente,

Equipe IBSolutions – Soluções em Comércio Internacional

• Like 1

2) Exportação através de parceiro (despachante ou agente de carga) que tenha a licença de exportação;

essa aqui é a mais usada neste caso, onde o agente de cargas aparecerá como seu exportador, vc pode remeter o cambio atraves das invoices uma para cada fornecedor sem problemas

julio

jbrito.comex@uol.com.br

• Like 1

Christian, além da opção dada pelo seu despachante há algumas outras saídas para a importação de dois ou mais fornecedores.

3) Exportação através de consolidação de documentos.

A terceira opção é muito interessante em termos de custo, pois não precisa envolver mais uma empresa na operação. Basicamente você precisaria que um dos fornecedores agregue os demais produtos dos outros fornecedores nos documentos de exportação. Desta maneira você tem uma única exportação e por consequência uma única importação.

A questão maior está no fato de como as empresas enxergarão esta situação, pois em muitas situações elas são concorrentes no mercado interno.

O pagamento continuaria da mesma maneira, ou seja, cada fornecedor receberia a sua parcela do pagamento através do contrato de câmbio ou cartão de crédito internacional.

Esta é uma opção muita interessante que criamos para a operação de nossos clientes, mas que dependerá diretamente das habilidades e interesses de todos envolvidos na cadeia logística (exportador, agente de carga, despachante e importador).

Quanto à Receita Federal é uma forma de importação aceita, porém muito pouco utilizada. Sendo assim, poderá haver questionamentos com relação à documentação.

Atenciosamente,

Olá, Mario! Mais uma vez, muito obrigado pelos esclarecimentos.

O que você falou referente a como os fornecedores enxergarão essa situação, acredito que possa contornar pois os produtos que um oferece, o outro não oferece. Agora ainda ficou uma dúvida no fluxo de processos, será que pode me ajudar? Veja se eu entendi bem:

1 - Compro a mercadoria dos fornecedores diferentes, pago por contrato ou cartão as invoices separadas e encaminho pro meu agente na china

2 - Peço a gentileza de um dos fornecedores fazer os documentos de exportação (pode dizer quais seriam?) agregando os outros produtos, e enviar pro meu agente na china (alguma instrução especial?)

3 - Como comprovante de pagamento para a receita, utilizarei todas as invoices separadas e os contratos/comprovantes de pagamento do cartão, correto?

4 - Na questão da possibilidade de haver questionamentos, se tratando de carga aérea, enquanto esses questionamentos são esclarecidos pode haver cobrança de armazenagem ou algo do gênero? (me preocupo com o impacto no prazo e no custo).

essa aqui é a mais usada neste caso, onde o agente de cargas aparecerá como seu exportador, vc pode remeter o cambio atraves das invoices uma para cada fornecedor sem problemas

julio

jbrito.comex@uol.com.br

Julio, obrigado!

Nesse caso, então, eu pago todos os fornecedores separadamente. Utilizo as invoices e os comprovantes dos pagamentos para a receita.

O meu agente de cargas faz um único pick list com todos os itens. Existe mais algum documento que ele deva fazer? Sinto dificuldade em encontrar dados a respeito dos documentos de exportação que deverão ser providos pelo exportador nesse caso.

Atenciosamente,

Christian

Christian, os documentos de exportação continuam os mesmos, ou seja, invoice, packing list e BL. O que acontece muitas vezes é que você terá que "fabricar" a documentação aqui no Brasil e enviar para o seu fornecedor assinar. Para emissão do BL seu agente deverá conhecer a consolidação dos documentos. Na segunda página do BL são mencionados todos os fornecedores separadamente com suas respectivas mercadorias.

Os comprovantes de pagamento continuam os mesmos também, ou seja, extrato do cartão de crédito ou contrato de câmbio.

Se houver questionamento e levar tempo para dar uma resposta satisfatória para o fiscal aduaneiro, poderá haver a incidência de mais períodos de armazenagem, mas com certeza só de transformar em uma importação você vai economizar muito mais. Notar que você vai evitar várias taxas fixas como despachante aduaneiro, emissão de AWB e outros. Estas taxas serão pagas uma única vez.

Atenciosamente,

Equipe IBSolutions - Soluções em Comércio Internacional

• Like 1

Mais uma vez agradeço a todos pelas respostas objetivas.

A questão agora é encontrar um agente na china para fazer a exportação. Alguém pode me ajudar? Ou alguém que presta esse serviço?

Obrigado!

Muito legal essa discussão. Uma duvida Mario, ve se consegue ajudar pois não entendi, e se eu tivesse na China um armazem que cuidasse de receber os produtos para mim, consolidar a carga, organizar as docuemntações junto com os meus fornecedores e me enviasse numa só carga consolidada (1 awb, varias cargas e fornecedores), haveria algum problema? A questao de eu ter varios pagamentos emitidos direto pra diferentes clientes + pagamento do transporte separado, poderia tambem causar algum problema? Muito obrigado pela tua ajuda.

Este tipo de operação de consolidação de documentos (notar que é diferente de consolidação de cargas apesar de também envolvê-la) é muito pouco praticada justamente pelas dúvidas que surgem e uma das principais é justamente o seu questionamento quanto aos vários pagamentos com uma única DI.

A operação é válida, pois na documentação de importação serão mantidos todos os dados dos importadores (BL e DI). Desta maneira amarra-se câmbio (pagamento) com a importação (DI).

O ponto principal neste tipo de operação é que você terá que utilizar um dos fornecedores como exportador. Este emitirá o BL com os dados da sua carga e dos demais fornecedores. Ele fará o papel de uma trading na origem que também poderia consolidar os documentos em uma única exportação/importação. Entretanto neste caso haveria custos extras envolvidos na operação.

Vale destacar que a grande vantagem neste tipo de operação é a redução de custo logístico, pois haverá apenas uma importação. Cálculos preliminares indicam que para cada fornecedor agregado na operação há uma redução de cerca de R$ 4.000,00 a R$ 5.000,00.

A grande dificuldade está no fato de abrir a informação de um fornecedor para o outro. Recomendamos este tipo de embarque para mercadorias complementares e não concorrentes.

O desafio está na coordenação logística de recebimento das mercadorias na origem. Entretanto a possibilidade de redução de custo faz com que valha a pena dedicar um pouco mais de tempo nesta coordenação.

Outro ponto importante é que você deverá contar com um agente de carga e com um despachante que conheçam este tipo de operação.

Atenciosamente,