Este post foi editado por Lia: 08 setembro 2009 - 10:05
TCC comércio exterior
Iniciado por Lia, Set 08 2009 10:04
12 replies to this topic
Postou 08 setembro 2009 - 23:15
Boa noite Lia
Seja bem vinda ao siscomex.
Acho que voce poderia falar em seu TCC sobre o fenômeno "China", pois o Brasil cada vez mais esta fazendo comércio bilateral com os chineses.
É só uma dica
Valeu!
Abraço
Carlos
Seja bem vinda ao siscomex.
Acho que voce poderia falar em seu TCC sobre o fenômeno "China", pois o Brasil cada vez mais esta fazendo comércio bilateral com os chineses.
É só uma dica
Valeu!
Abraço
Carlos
Carlos Santos

e-mail: carlos@connectedbrazil.com
msn: carlos@connectedbrazil.com
Somos uma empresa sediada na cidade de Porto Alegre/RS, e empresa parceira em Dongguan, China. Trabalhamos como uma trading e agente de compras/negócios. Realizamos o desenvolvimento de produtos para empresas brasileiras que desejam encontrar soluções de suprimentos no mercado chinês. Nossa missão é ofertar preços competitivos e prover serviços de qualidade.

Somos uma empresa sediada na cidade de Porto Alegre/RS, e empresa parceira em Dongguan, China. Trabalhamos como uma trading e agente de compras/negócios. Realizamos o desenvolvimento de produtos para empresas brasileiras que desejam encontrar soluções de suprimentos no mercado chinês. Nossa missão é ofertar preços competitivos e prover serviços de qualidade.
Postou 09 setembro 2009 - 10:09
Lia, existem vários assuntos que podem ser tratados no comércio exterior. Apenas recomendo que o assunto que escolher, tenha uma empresa disponível a te ajudar, te provendo de informações sobre os processos e dados.
Pior é depois de ter a parte teórica, não ter uma empresa que coopere.
Pior é depois de ter a parte teórica, não ter uma empresa que coopere.
Fernando M.
-- "Existem 10 tipos de pessoas no mundo: as que entendem binário e as que não entendem."
-- "Qualquer idéia boa que precise ser realizada imediatamente, acredite, não é uma idéia boa."
Ajude a manter o fórum e tenha benefícios! Veja os detalhes aqui.

Postou 09 setembro 2009 - 10:17
Pois é Fernando essa é a questão, no momento não trabalho em nenhuma empresa na area de comex. A procura por profissionais existe, mas a maioria se quer experienca =/
Bom então meu trabalho a principio seria avulso de empresa, mais em cima de pesquizas bibliograficas em cima de leitura e leitura mesmo.Existem assuntos diversos eu sei, mas é dificil escolher um no qual se dedicar e se indentificar. Tenho pesquizados varios assuntos na area de economia, na area de leis internacionais também. Mas eu chego lá sim;
Bom então meu trabalho a principio seria avulso de empresa, mais em cima de pesquizas bibliograficas em cima de leitura e leitura mesmo.Existem assuntos diversos eu sei, mas é dificil escolher um no qual se dedicar e se indentificar. Tenho pesquizados varios assuntos na area de economia, na area de leis internacionais também. Mas eu chego lá sim;
Postou 09 setembro 2009 - 10:30
Lia, eu até trabalho em Comércio Exterior, mas estou na mesma situação. Não sei o assunto a abordar e também não tenho acesso a outras empresas.
Não quero fazer o TCC na empresa em que trabalho, pois é uma empresa grande e sei que não terei acesso a todos os dados que necessitaria.
Sei bem pelo que está passando. Temos que ser perseverantes e abordar um assunto que realmente nos interesse. Se não houver interesse do pesquisador, a pesquisa certamente será fracassada.
Não quero fazer o TCC na empresa em que trabalho, pois é uma empresa grande e sei que não terei acesso a todos os dados que necessitaria.
Sei bem pelo que está passando. Temos que ser perseverantes e abordar um assunto que realmente nos interesse. Se não houver interesse do pesquisador, a pesquisa certamente será fracassada.
Fernando M.
-- "Existem 10 tipos de pessoas no mundo: as que entendem binário e as que não entendem."
-- "Qualquer idéia boa que precise ser realizada imediatamente, acredite, não é uma idéia boa."

Postou 09 setembro 2009 - 12:30
Lia
como minha empresa trabalha direto com a China, posso sim te ajudar na parte técnica, documental, como trabalha o chines, etc. Mesmo que você não faça sobre a China estamos aqui para ajudá-la
Fernando
minha empresa também esta a sua disposição para ajudá-lo.
Abraço a todos
como minha empresa trabalha direto com a China, posso sim te ajudar na parte técnica, documental, como trabalha o chines, etc. Mesmo que você não faça sobre a China estamos aqui para ajudá-la
Fernando
minha empresa também esta a sua disposição para ajudá-lo.
Abraço a todos
Carlos Santos

Postou 04 novembro 2009 - 08:50
Olá Lia! Conseguiu um assunto para o seu TCC?
Também continuo na busca do meu assunto...
Também continuo na busca do meu assunto...
Fernando M.

Postou 01 março 2010 - 09:50
Olá! Sou novo no fórum e estou com o mesmo problema que nossa amiga. Estudo Comércio Exterior na PUC-SP e estou em fase de elaboração do TCC. A princípio estava partindo para negociações no âmbito da OMC enfatizando em especial as Rodadas de Negociações desde a criação do GATT em 47. O foco era a Rodada de Doha, porém por ser um assunto completamente conjuntural, e ainda, haver boatos de que ela não se concretizará, perdi completamente o fio da meada. É muito difícil encontrar matérias ou materiais concretos sobre essa rodada visto que o que há disponível é muito vago e cheio de especulações. Fico receoso em montar um TCC baseado somente em idéias e daqui a dois anos a rodada se concretizar de forma completamente diferente... ou pior, não se conretizar.
Gostaria ainda de continuar no assunto sobre a OMC mas hoje não sei mais para o que focar.
Peço que me ajudem, tenho somente um ano de prazo para a entrega.
Obrigado!!!
Gostaria ainda de continuar no assunto sobre a OMC mas hoje não sei mais para o que focar.
Peço que me ajudem, tenho somente um ano de prazo para a entrega.
Obrigado!!!
Postou 01 março 2010 - 14:20
Olá Pessoas.
Meu TCC também foi na área e, devido à grande possibilidade de assuntos, resolvemos por escolher uma pequena empresa (real) em início de atividades e fazer a internacionalização da mesma.
Acredito que foi mais tranquilo do que abordar um assunto específico onde seria difícil não cair na parcialidade e opinião próprias de cada elemento da equipe. A banca é sempre composta de pessoas com experiência na área e que, geralmente, acompanham todo o cenário do Comex. Assim fica bem difícil abordar um assunto em que não se tenha profundo conhecimento.
Assim, dividimos o trabalho pelas aptidões de cada membro do grupo, sendo:
Membro 1 - Abertura da empresa, jurídico, RH
Membro 2 - Marketing, Comex e TI
Membro 3 - Financeiro e Produção
Não digo que esta seja a receita do bolo, mas é um tema que interessará à banca pelas estratégias invadoras que podem surgir no desenvolvimento do produto voltado à exportação.
No nosso caso, desenvolvemos um pallet próprio para a exportação de vestuário, que tanto atendia aos requisitos de embalagem quanto transporte e estocagem, podendo ser utilizado ainda na área de vendas.
Funcionou em nosso caso e ficamos com o 2º lugar no TOP 5 dos projetos.
Sds
Patricia Prestes
Meu TCC também foi na área e, devido à grande possibilidade de assuntos, resolvemos por escolher uma pequena empresa (real) em início de atividades e fazer a internacionalização da mesma.
Acredito que foi mais tranquilo do que abordar um assunto específico onde seria difícil não cair na parcialidade e opinião próprias de cada elemento da equipe. A banca é sempre composta de pessoas com experiência na área e que, geralmente, acompanham todo o cenário do Comex. Assim fica bem difícil abordar um assunto em que não se tenha profundo conhecimento.
Assim, dividimos o trabalho pelas aptidões de cada membro do grupo, sendo:
Membro 1 - Abertura da empresa, jurídico, RH
Membro 2 - Marketing, Comex e TI
Membro 3 - Financeiro e Produção
Não digo que esta seja a receita do bolo, mas é um tema que interessará à banca pelas estratégias invadoras que podem surgir no desenvolvimento do produto voltado à exportação.
No nosso caso, desenvolvemos um pallet próprio para a exportação de vestuário, que tanto atendia aos requisitos de embalagem quanto transporte e estocagem, podendo ser utilizado ainda na área de vendas.
Funcionou em nosso caso e ficamos com o 2º lugar no TOP 5 dos projetos.
Sds
Patricia Prestes
Postou 02 março 2010 - 19:18
Realmente, trabalhos de internacionalização de empresas são bastante interessantes, pois são sempre originais e pode-se empregar estratégias inovadoras para a empresa. Não há empresas iguais, cada uma trabalha de uma forma, e internacionalizá-las sempre será uma tarefa original por este motivo.
Mas deve-se fazer o trabalho em uma empresa que realmente tenha interesse neste processo de internacionalização, pois estar na metade do trabalho - ou mais adiante - e a empresa desistir, é pior que fazer um trabalho menos interessante.
A empresa deve ter claro que são necessárias diversas mudanças, especialmente estratégicas. O termo internacionalizar não significa apenas vender para o exterior. Se trata de uma mudança de cultura para a abertura de mercados e compreensão de um todo maior que os limites territoriais brasileiros.
Mas deve-se fazer o trabalho em uma empresa que realmente tenha interesse neste processo de internacionalização, pois estar na metade do trabalho - ou mais adiante - e a empresa desistir, é pior que fazer um trabalho menos interessante.
A empresa deve ter claro que são necessárias diversas mudanças, especialmente estratégicas. O termo internacionalizar não significa apenas vender para o exterior. Se trata de uma mudança de cultura para a abertura de mercados e compreensão de um todo maior que os limites territoriais brasileiros.
Fernando M.

Postou 04 março 2010 - 12:52
Olá !!
Corretíssimo. No caso de empresa real onde a situação seja real.
Porém pode-se considerar a empresa real e seu produto somente como modelo, não havendo portanto a necessidade de vinculação entre o projeto e a empresa, somente a coleta de dados.
Em nosso caso a empresa existia, porém utilizamos inicialmente somente para as informações e produtos iniciais como modelos.
O interesse da empresa surgiu no decorrer do projeto.
Como precisavamos, na parte de marketing, do desenvolvimento de página na internet, acabamos fazendo um site real e através deste a empresa teve contatos de fora do Brasil sobre os produtos.
Não sei se hoje ela exporta, mas teve todas as ferramentas...rsrsrs
Também isso é só uma idéia e, certamente, leva mais tempo do que desenvolver um assunto específico.
Contem comigo independente do tema do TCC.
Sds
Paty
Corretíssimo. No caso de empresa real onde a situação seja real.
Porém pode-se considerar a empresa real e seu produto somente como modelo, não havendo portanto a necessidade de vinculação entre o projeto e a empresa, somente a coleta de dados.
Em nosso caso a empresa existia, porém utilizamos inicialmente somente para as informações e produtos iniciais como modelos.
O interesse da empresa surgiu no decorrer do projeto.
Como precisavamos, na parte de marketing, do desenvolvimento de página na internet, acabamos fazendo um site real e através deste a empresa teve contatos de fora do Brasil sobre os produtos.
Não sei se hoje ela exporta, mas teve todas as ferramentas...rsrsrs
Também isso é só uma idéia e, certamente, leva mais tempo do que desenvolver um assunto específico.
Contem comigo independente do tema do TCC.
Sds
Paty
Postou 07 março 2010 - 11:28
Bom dia a todos!
Estou desenvolvendo meu relatório de estágio (TCC sem apresentação, obrigatoriamente vinculado a uma empresa) de conclusão de curso, como trabalho numa comercial importada, meu chefe e eu concordamos em eu fazer um projeto de Importação de Malhas e Confecções da índia para o Brasil. Irei fazer a parte de demanda no país e desenvolvimento de clientes deste tipo de produto no país.
Vocês sabem de livros que eu possa utilizar para a parte de fundamentação teorica?
Grata,
Abraços...
Estou desenvolvendo meu relatório de estágio (TCC sem apresentação, obrigatoriamente vinculado a uma empresa) de conclusão de curso, como trabalho numa comercial importada, meu chefe e eu concordamos em eu fazer um projeto de Importação de Malhas e Confecções da índia para o Brasil. Irei fazer a parte de demanda no país e desenvolvimento de clientes deste tipo de produto no país.
Vocês sabem de livros que eu possa utilizar para a parte de fundamentação teorica?
Grata,
Abraços...
1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)