Jump to content
Siscomex - Comércio Exterior
Marinacomex

TEMA PARA TCC- COMÉRCIO EXTERIOR

Recommended Posts

Olá, boa tarde!

Sou nova aqui e estou me adaptando. Inicio o meu TCC-I esse semestre em Comércio Exterior, mas não consigo definir o tema que não vai me desanimar na metade do caminho. Minha cidade tem muitas empresas, pensei em tentar internacionalizar, porém são um povo com medo e as que tenho interesse já fazem esse processo de internacionalização, porém não me ajuda muito. Não adianta querer pegar uma empresa, que no meio do caminho desista ou não queira ficar passando informações. Enfim, tem algum tema relacionado ao Comércio Exterior que seja de grande importância hoje, tanto na economia como na cultura?

Se puderem contribuir e me auxiliar.

Obrigada.

Marina.

Qualquer coisa me mandem um e-mail:

marina_comex@yahoo.com.br

Edited by Marinacomex

Marina, por que você não faz algo relacionado com barreiras comerciais e desenvolvimento econômico no Brasil? Como você sabe, o nosso país ainda é muito fechado para o comércio internacional. Abaixo seguem algumas reportagens que reforçam o assunto.

Brasil é o país mais fechado entre o G-20

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-e-o-pais-mais-fechado-do-g-20-imp-,853411

Brasil é o país com menor importação

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-e-o-pais-com-menor-importacao-imp-,984019

Na minha opinião é um tema bem atual é que você não terá muita dificuldade em achar informações. No final você pode propor medidas que o governo poderia tomar para poder criar um ambiente mais propício para a abertura comercial sem que isto afete a indústria nacional. É bacana poder abordar a outra ponta que é o desenvolvimento da exportação brasileira.

Enfim, é apenas uma opinião minha.

Atenciosamente,

Mário Lopes

IBSolutions – Soluções em Comércio Internacional

Boa tarde,

Estou no 6° semestre de administração e já estou atrás de um tema para o meu TCC. Me identifiquei bastante com a área de comércio exterior,mas não faço a mínima ideia sobre o tema para minha monografia.Se alguém puder me ajudar com um tema agradeço.

Meu e-mail é: vivimfl@hotmail.com

Viviane, tenho uma sugestão. Que tal fazer um levantamento das dificuldades das empresas da sua cidade para importar e exportar? A partir dai, você pode fazer sugestões de como driblar estas barreiras e usar o comércio internacional como uma ferramenta para desenvolvimento da empresa. É um tema bem abrangente que envolve vários conceitos e que com certeza despertará o interesse das empresas consultadas. Nós podemos te ajudar com isto.

Atenciosamente,

Mário Lopes

IBSolutions - Soluções em Comércio Internacional

• Like 1

Mário,muito interessante.Vou começar a pesquisar empresas que possam me dar essa abertura.Aqui no Ceará as empresas criam barreiras para nós alunos,mas vou atrás de saber qual delas podem abrir as portas.

Atenciosamente,

Viviane.

Boa tarde,

Mário foi nos informado na faculdade que nosso TCC será um artigo científico e que nossa análise será teórica e não prática.Disseram que fazer o TCC sobre uma empresa precisa passar pelo conselho ético e que isto estava atrasando o processo, então nos orientaram para fazer a pesquisa teórica.

Tem vários outros temas que podem ser desenvolvidos como pesquisa teórica. Que tal analisar o impacto da crise Argentina para a balança comercial brasileira?

Estude a participação histórica da Argentina como parceiro comercial do Brasil, analisando os produtos da pauta de exportação e discorra sobre o impacto que a crise da Argentina com provável queda das importações de produtos brasileiros pode causar à nossa economia.

Atenciosamente,

Mário Lopes

IBSolutions - Soluções em Comércio Internacional

• Like 1

Boa tarde!

Estou iniciando uma Pós em Comércio Exterior e ainda não tenho um tema definido para apresentar, alguém tem alguma dica?

Bom dia, estou no último ano de faculdade de comex e estou em dúvida para temas sobre o assunto para meu TCC. Alguém pode me ajudar? 

A dificuldade nessa área é imensa e o pessoal com dificuldade  pra achar tema para o TCC, é surreal. O problema não é a falta de tema e sim o excesso.