Jump to content
Siscomex - Comércio Exterior

Recommended Posts

Pelo que estou entendendo sobre importação de produtos, tudo é bem incerto, mesmo fazendo tudo relativamente direito. O cidadão se cadastra em todos lugares, paga impostos, tem a empresa registrada, tenta fazer tudo de acordo com a lei e ainda corre o risco de ser multado com ou sem despanchante, já que todos os dias atualizam as normas.

Realmente é bem difícil, complicado ter um negócio próprio e legalizado no Brasil. Eu gostaria de importar cabelos, mas não disponho de um capital sequer de R$ 10.000,00 para começar. Eu gostaria de comprar com regularidade para montar um estoque durante 6 meses. Para depois então vender através de uma loja virtual. Mas com todas essas complicações, não consigo ver se vale a pena.

Vejo centenas de pessoas que vendem cabelos informalmente e se dão super bem, esse pessoal não tem nenhum tipo de estresse nem prejuízo. Por isso, acho que as leis brasileiras estimulam o cidadão a se manter na informalidade.

Se eu estiver fazendo uso do Importa Fácil pode ser solicitado ''do nada'' uma Licença de Importação, então serei obrigada a me submeter a todo processo enfadonho, burocrático e ainda duvidoso($$$$) na obtenção da habilitação (Radar) e são tantas outros cadastros e documentações, que todas informações ficam confusas. Sem contar a Anvisa que tem 'N' exigências. Para uma pessoa que não tem um capital extra para emergências(multas,despachante etc), a habilitação no Radar parece inviável. Não sei o que fazer, alguma sugestão animadora meu caros?

Quem já está trabalhando com importação de cabelos regularmente, poderia me dizer passo a passo como procederam?

• Like 3

Isabela, realmente os pontos que você indica acima são grandes obstáculos para as empresas que estão iniciando e até mesmo para aquelas já com experiência. Entretanto, em muitas situações é possível driblas estas dificuldades através de conhecimento e planejamento.

A importação de cabelos tem algumas particularidades. Abaixo destacamos algumas delas:

• Controle da Anvisa – necessidade de licença de importação;
  • Altas alíquotas de impostos – II: 16% / IPI: 15% / 1,65% / 7,60% + ICMS do estado importador;
  • Impacto dos custos logísticos na importação.

A nossa sugestão para que a médio e longo prazo você possa importar diretamente é que pense em criar uma demanda maior a curto prazo. Tente melhorar as condições de compra do produto no mercado interno e aumente os canais de venda e distribuição. Com uma maior demanda você sempre conseguirá uma maior barganha na importação.

Outra forma de aumentar a demanda fazer parceria com outros profissionais do seu ramo de atuação para que juntos realizem suas compras em uma forma de grupo de compra.

Ao mesmo tempo procure informações sobre as condições para solicitação do Radar por sua empresa. Pelo Importa Fácil provavelmente você não conseguirá trazer este produto, pois tem anuência da Anvisa.

Não desista da importação, mas procure se cercar de informações que faça com que entenda perfeitamente quando chegar o momento certo para o início de suas importações diretas.

Atenciosamente,

Mário Lopes

IBSolutions – Soluções em Comércio Internacional

Isabela, estou passando pelas mesmas dificuldades apresentadas..

Sabe oque vou fazer? Apanhar até fazer certo!

Ontem fiz o primeiro passo, criei um MEI. (É gratuito e fácil de fazer..)

Estou juntando a papelada necessária para dar entrada no RADAR, estou fazendo com o endereço de casa mesmo.. Quero iniciar com o custo mais baixo possível..

Vou dar entrada no RADAR, já tenho alguns contatos para com empresas pra comprar lá fora, e estou no aguardo..

Vou fazer a primeira importação pequena, e com despachante.. Se der errado o custo é baixo..

Vamos trocar informações e seguir em frente!

Te adc no Skype, já que estamos partindo do ZERO, vamos fazer juntos!

• Like 2

Isabela, estou passando pelas mesmas dificuldades apresentadas..

Sabe oque vou fazer? Apanhar até fazer certo!

Ontem fiz o primeiro passo, criei um MEI. (É gratuito e fácil de fazer..)

Estou juntando a papelada necessária para dar entrada no RADAR, estou fazendo com o endereço de casa mesmo.. Quero iniciar com o custo mais baixo possível..

Vou dar entrada no RADAR, já tenho alguns contatos para com empresas pra comprar lá fora, e estou no aguardo..

Vou fazer a primeira importação pequena, e com despachante.. Se der errado o custo é baixo..

Vamos trocar informações e seguir em frente!

Te adc no Skype, já que estamos partindo do ZERO, vamos fazer juntos!

Obrigada, vamos que vamos!

Olá Isabela e Estevão, sou de Santa Catarina e estou no mesmo barco.. inclusive fiz uma compra direta, como pessoa fisica, paguei pelo PAYPAL em 28/12/2014 e está vindo via DHL... mas por falta de conhecimento não fiz previamente o pedido de licenca de importação... agora estou no aguardo pra ver o que vai acontecer...

Olá Isabela e Estevão, sou de Santa Catarina e estou no mesmo barco.. inclusive fiz uma compra direta, como pessoa fisica, paguei pelo PAYPAL em 28/12/2014 e está vindo via DHL... mas por falta de conhecimento não fiz previamente o pedido de licenca de importação... agora estou no aguardo pra ver o que vai acontecer...

Olá, estás a tirar seu radar?

seu negócio é cabelos?

Olá, estás a tirar seu radar?

seu negócio é cabelos?

Oi isabela ainda nao to tirando ainda o radar... somente fiz essa primeira compra como pf e to aguardando chegar ainda.. e vc conseguiu ja importar cabelos como mei?

Oi isabela ainda nao to tirando ainda o radar... somente fiz essa primeira compra como pf e to aguardando chegar ainda.. e vc conseguiu ja importar cabelos como mei?

E aí, colega. Deu tudo certo? Recebeu sua encomenda? quantos kgs e de onde vc comprou?

Ainda não consegui importar como MEI.

Edited by Isabeladsc

Boa tarde pessoal. Já fiz algumas importações de cabelo e perucas como pf.

A maioria foi de 1kg , algumas peças... coisa pequena. Queria muito importar em maires quantidades. Tenho fornecedores, preciso orientação de licenças, radar...O que preciso?

E aí, colega. Deu tudo certo? Recebeu sua encomenda? quantos kgs e de onde vc comprou?

Ainda não consegui importar como MEI.

Oi Isabela,

estou interesado em saber como estão tratando o problema, ja que estou na mesma situação.

Pessoal, como em todo projeto de importação, uma das grandes dificuldades de conseguir com que o custo final de importação seja atrativo é a demanda apresentada pelo potencial importador. Para pequenos embarques, a liberação formal das importações faz com que o custo se torne inviável.

Para resolver esta questão, vocês nunca pensaram em se organizar como um grupo de compra e juntos desenvolverem a importação?

Há vários outros pontos a serem resolvidos no projeto, como a questão da Anvisa, mas poderia ser um primeiro passo para viabilizar a importação de lotes maiores. Sozinhos pode ser que não cheguem muito longe, mas juntos a chance de sucesso pode ser maior.

Atenciosamente,

Mário Lopes

IBSolutions - Gestão e consultoria de importação e exportação

• Like 1

Boa tarde,

Sou nova no quesito importação de cabelo, já fiz algumas compras porem como PF, agora quero importar de verdade, abri uma empresa como MEI.

Gostaria de saber se alguém já conseguiu importar sendo MEI?

Boa tarde,

Sou nova no quesito importação de cabelo, já fiz algumas compras porem como PF, agora quero importar de verdade, abri uma empresa como MEI.

Gostaria de saber se alguém já conseguiu importar sendo MEI?

Oi, até agora nada pq fiz todos cálculos para ter ideia de quanto preciso para formalizar minha primeira compra e cheguei a conclusão que teria que investir uma quantidade de dinheiro muito superior a minha realidade. Vc tem que dispor também de uma grana extra para alguma eventualidade.

Oi, até agora nada pq fiz todos cálculos para ter ideia de quanto preciso para formalizar minha primeira compra e cheguei a conclusão que teria que investir uma quantidade de dinheiro muito superior a minha realidade. Vc tem que dispor também de uma grana extra para alguma eventualidade.

A maioria foi de 1kg , algumas peças... coisa pequena. Queria muito importar em maires quantidades. Tenho fornecedores, preciso orientação de licenças, radar...O que preciso?

Oi, até agora nada pq fiz todos cálculos para ter ideia de quanto preciso para formalizar minha primeira compra e cheguei a conclusão que teria que investir uma quantidade de dinheiro muito superior a minha realidade. Vc tem que dispor também de uma grana extra para alguma eventualidade(multas,despachante).

Pessoal, como em todo projeto de importação, uma das grandes dificuldades de conseguir com que o custo final de importação seja atrativo é a demanda apresentada pelo potencial importador. Para pequenos embarques, a liberação formal das importações faz com que o custo se torne inviável.

Para resolver esta questão, vocês nunca pensaram em se organizar como um grupo de compra e juntos desenvolverem a importação?

Há vários outros pontos a serem resolvidos no projeto, como a questão da Anvisa, mas poderia ser um primeiro passo para viabilizar a importação de lotes maiores. Sozinhos pode ser que não cheguem muito longe, mas juntos a chance de sucesso pode ser maior.

Atenciosamente,

Mário Lopes

IBSolutions - Gestão e consultoria de importação e exportação

Mário, por gentileza. ..quanto eu teria que investir para que minha venda de cabelos no Brasil seja plenamente viável? Por favor, preciso de uma noção, 20 mil? 40mil?

Isabela, não há uma resposta certa para sua pergunta. Atualmente 40 mil reais representam US$ 10.500,00. Se pensarmos em termos de custo de importação, boa parte dos US$ 10.500,00 deverá ir para pagamento dos impostos e custos logísticos. Sendo assim sobrará pouco para o valor FOB (mercadorias). Além disso, ainda há a questão do tratamento administrativo da Anvisa que pode ser moroso e levar à geração de custos extras com armazenagem e demais taxas.

Pode ser que mesmo com tudo isso, ainda seja viável a importação. A viabilidade deverá ser analisada levando em consideração os seguintes pontos:

1) Diferença de custo do mercado interno e do importado (simular diferentes cenários de dólar);

2) Grau de dificuldade do procedimento junto à Receita Federal;

3) Capital necessário para a importação – normalmente será necessário que haja de 2 a 3 embarques em andamento para poder acertar a questão logística;

4) Confiabilidade no produto e no fornecedor externo;

5) Familiaridade das etapas e procedimentos de importação – criar flexibilidade na importação para a tomada de decisão.

A organização de vários potenciais importadores poderia resolver uma parte das questões. A utilização de um profissional da área ou empresa especializada, resolveria outra parte.

Atenciosamente,

Mário Lopes

IBSolutions - Gestão e Consultoria de Importação e Exportação

Ola Alex38 tudo bem... estou começando a entra nesse ramo de cabelo vi que vc ja fez compra no exterior e já tem fornecedores la fora se vc poder me passar o contato desses fornecedores pois tenho o interesse de importa cabelo pois onde eu compro para repassar e muito caro o pessoal ranca o coro da gente e queria oferecer produtos bem mais em conta para minhas clientes, estou começando do zero gostaria de já ter fornecedores pois com esses fornecedores iria a um despachante buscar orientações de como abrir a minha empresa para importa cabelos se caso vc aceite me passar o canto dos fornecedores este e meu e-mail tiago-silva7@hotmail.com e ficaria muito grato desde de ja....