Ir para conteúdo
Siscomex - Comércio Exterior
Sergio Nagai

Importa Fácil Devolução

Recommended Posts

Pessoal alguém aqui já passou por isso pelo importa fácil

Uma encomenda foi parar no IF e decidi fazer a devolução de volta ao remetente

Agora recebi um e-mail do IF para que a devolução seja feita é necessário apresentar comprovante de compra e pagamento?!

Olhem o e-mail que recebi

Prezado Cliente,

Na orientação da Receita Federal solicita comprovante de compra e pagamento para que o pedido de devolução seja autorizada.
O cliente não possui documentação?

Atenciosamente, Importa Fácil/RJ

Para que isso,afinal ñ vou mais ficar com a encomenda mesmo...!

Pelo visto vão ficar com a encomenda ou vai para o lixo né :angry:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou novo por aqui e encontrei o fórum justamente por esse problema.

Importo ítens diversos para uso pessoal há algum tempo já, sempre vindos dos EUA.

Já usei DHL, Fedex, TNT, mas a maioria das vezes uso USPS mesmo, pois importo pouca coisa e pouca quantidade.

Então depois de alguns anos, pela primeira vez caí no Importa Fácil, que eu nem sabia da existência até hoje.

Recebi o Telegrama onde me deram 5 dias para responder e pelo que pesquisei no Google, algumas coisas me preocupam sobre isso e agradeceria muito os que puderem contribuir.

Vamos aos fatos:

- Para começar, importei 2 Roteadores uso doméstico e enviei por USPS Express.

- Não sei porque caiu no Importa Fácil, pois o valor da Invoice colada na caixa é bem menor que $ 500 USD

- No telegrama (enviado pelo GEARA, que não sei o que é) informa que devo me cadastrar no Importa Fácil e que devo anexar Comprovante de Pagamento (Fatura do Cartão de Crédito ou Cupom Fiscal)

- Meu prazo de cadastro são de 5 dias úteis e se após esse prazo eu não atender as exigências eles irão devolver a encomenda ao remetente.

- O telefone que consta para contato não tem ninguém que sabe como falar com a área do Importa Fácil (0800-725-7282)

Agora minhas dúvidas:

1 - Eu queria saber porquê minha encomenda foi parar lá nesse local. Já trouxe itens maiores, mais caros e não tive esse problema. (Natal, Necessidade de Recolher mais $$$)?

2 - No Telegrama eles não informam os valores dos tributos. Então como vou saber isso?

3 - Quando alguma encomenda minha é tributada (quase sempre), sempre é direcionada para agência de correio próximo de casa.

Recebo uma carta em casa informando o valor do Imposto Devido e faço o pagamento em dinheiro na agência e retiro a encomenda na hora.

Nesse caso do Importa Fácil, quanto tempo demora para liberar o pacote (estou com muita pressa dessa vez) ?

4 - Pelo que li na internet, o melhor seria eu deixar a encomenda por lá, deixar eles retornarem ao remetente e refazer o envio novamente e torcer para não cair nessa área.

Mas li relatos de pessoas falando que ao pedir o retorno do pacote, pode acontecer: Não respondem à carta , Os Correios simplesmente não respondem ou apreendem o pacote (inacreditável) ou enviam para a loja.

Quais suas experiências nesse processo de devolução?

5 - Também vi pessoas falando que mesmo pagando a taxa a liberação pode demorar meses para o pacote ser liberado.... Não leva na hora? (Mais um motivo para devolver e reenviar, mas tem o medo de perder a encomenda)

​6 - É possível ir pessoalmente no Importa Fácil e verificar os Impostos e decidir na hora se é pra ser devolvido ou se irei pagar a taxa?

7 - Como é feito o calculo do Importa Fácil? Preço do Produto + (60% de Imposto de Importação) + 18% (ICMS , Produto , Imposto de Importação , frete) + Frete? Tem alguma planilha para ajudar nisso?

8 - No site parece que tem a opção de preencher os dados como se fosse uma Invoice. Preciso mesmo enviar a Invoice Original (que não tenho) e a Copia da Fatura do meu cartão de crédito (Não me sinto confortável enviando isso ao governo)

A mensagem ficou um pouco longa, mas eu acho que além de mim, muitas pessoas tem essas dúvidas...

Por ultimo e não menos importante.... Como faço pouca importação, qual seria uma boa maneira para importar, sem ficar dependendo dessa loteria toda?

Obrigado a todos pela atenção.

JapeX

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora