Ir para conteúdo
Siscomex - Comércio Exterior
BrunojBarbosa

Importa fácil e Mei

Recommended Posts

Sou novo no fórum e estou querendo legalizar as minhas importações, antes que alguém reclame o motivo do tópico ser repetido, eu juro, já li várias e várias vezes não só o fórum daqui mas como milhares de outros fóruns, you tube e outros lugares, vamos as minhas dúvidas.

1°) Pelo que eu entendi, como minha intenção é importar da china, eu tenho que negociar com o vendedor da china e saber se ele enviará com a commercial invoice do lado de fora da caixa.

2°)Após essa informação eu finalizo a compra. Eu faço o cadastro no aliexpress no nome da minha pessoa pessoa fisica com meu cpf e envio para o endereço do importa fácil, já que meu cpf vai ficar ligado ao meu cnpj do MEI? Alguém possui algum modelo da Comercial Invoice?

3°) Simultaneamente a compra eu tenho que realizar o cadastro no importa fácil, para pegar o Nº IDENTIFICAÇÃO DO PROCEDIMENTO, que pelo que eu entendi o n° vai na commercial invoice tb.

4°) Tenho a vontade de importar lâmpadas pingo led t10, torpedo, para automóveis. Pelo o que eu vi em postagens antigas alguém comprou e colocou como NCM de 8541.40.22 mas teve que mudar para 9405.40.90. O número da NCM é cadastrado no correios, ok?Vou precisar de algum tipo de autorização especial para isso? Tb tenho vontade de importar roupas sem ser de marcas, há alguma autorização especial para roupas?

5°) Fico acompanhando pelo correios as atualizações e preparando o bolso para pagar milhares de taxas, que gira em torno de 110% do valor das compras.

Outras dúvidas.

1°)Quando me tornar MEI, meu endereço residencial vai se tornar comercial? Vou pagar iptu comercial e demais contas?

2°) No cadastro do MEI precisarei colocar que terei a intenção de importar?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bruno,

Se sua intenção é importar para comercialização, você vai precisar se formalizar primeiro como empresa. No Brasil, a importação por Pessoa Física não permite caráter comercial, e você não poderá revender. Estamos considerando que você fazer as coisas dentro do que manda a Lei, mesmo sabendo que muitas pessoas no mercado fazem de outra forma.

Considerando que você irá se tornar um MEI (Micro Empreendedor Individual), este é um assunto que ainda me intriga (e muito).

Longe de mim de querer esgotar o tema, até porque a legislação é carente e precisa de muitas atualizações, mas eu ainda advogo a ideia de que o MEI é incompatível com vários pontos de uma importação comercial, a começar pelo limite estipulado que o empreendedor individual possui, e também pelo fato de inexistir inscrição estadual. Pelo que sei, apenas quatro estados fornecem IE para o MEI. Complementar a isto, não está claro para mim que o MEI é contribuinte do IPI.

Então, você deve continuar suas pesquisas sobre a forma como irá gerir seus negócios, mas seria importante buscar outras ajudas profissionais. Se o capital investido for curto e não puder pagar por uma consultoria contábil, procure o Sebrae da sua região para discutir este ponto do MEI. Não acredite em tudo que falam por aí de que a importação é algo fácil e acessível a todos. Posso lhe garantir que não é.

Espero ter ajudado.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite pessoal, venho acompanhado o fórum atentamente, e me ajudou bastante. Como vai ser minha primeira importação através do importa fácil, tenho algumas duvidas, e a principal é com o meu Banco Cooperativa sicredi, Tenho uma conta PJ justamente para fazer o cambio, porem me pediram algumas informações...

Local e data

Ao

BANCO COOPERATIVO SICREDI S.A.

PORTO ALEGRE – RS

AUTORIZAÇÃO DE DÉBITO EM CONTA

Empresa: (Razão social)

CNPJ:

Unidade de Atendimento:

Conta-corrente:

Autorizamos o BANCO COOPERATIVO SICREDI S.A. a debitar em nossa conta, acima identificada, correspondente ao fechamento de câmbio de compra de (mencionar o valor em moeda estrangeira), considerando as informações abaixo, e demais despesas como: Tarifa de edição, alteração e cancelamento de contrato.

Detalhes do Pagamento:

1. Fatura: (Seria a Pro forma Invoice?)

Valor da fatura:

DI/LI: (Pode ser o numero de operação gerado nos correios?)

Drawback: ( ) Sim ( ) Não (não sei o que seria o Drawback...)

2. Banco:

SWIFT: (não tenho ideia do que seja)

Conta:

Exportador: (nome da empresa exportadora?)

Declaramos que os documentos apresentados, para este fechamento de câmbio, não serão reutilizados para uma nova contratação com nenhuma outra instituição, assumindo total responsabilidade quanto à legitimidade da operação, bem como pelas informações prestadas.

Previsão de embarque: __/__/____.

NCM: (Através do importa fácil é utilizado TSP?)

Atenciosamente,

(Identificar a assinatura com nome e CPF)

Muito obrigado.

Autorização de débito - antecip.doc

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite pessoal, venho acompanhado o fórum atentamente, e me ajudou bastante. Como vai ser minha primeira importação através do importa fácil, tenho algumas duvidas, e a principal é com o meu Banco Cooperativa sicredi, Tenho uma conta PJ justamente para fazer o cambio, porem me pediram algumas informações...

Local e data

Ao

BANCO COOPERATIVO SICREDI S.A.

PORTO ALEGRE – RS

AUTORIZAÇÃO DE DÉBITO EM CONTA

Empresa: (Razão social)

CNPJ:

Unidade de Atendimento:

Conta-corrente:

Autorizamos o BANCO COOPERATIVO SICREDI S.A. a debitar em nossa conta, acima identificada, correspondente ao fechamento de câmbio de compra de (mencionar o valor em moeda estrangeira), considerando as informações abaixo, e demais despesas como: Tarifa de edição, alteração e cancelamento de contrato.

Detalhes do Pagamento:

1. Fatura: (Seria a Pro forma Invoice?)

Valor da fatura:

DI/LI: (Pode ser o numero de operação gerado nos correios?)

Drawback: ( ) Sim ( ) Não (não sei o que seria o Drawback...)

2. Banco:

SWIFT: (não tenho ideia do que seja)

Conta:

Exportador: (nome da empresa exportadora?)

Declaramos que os documentos apresentados, para este fechamento de câmbio, não serão reutilizados para uma nova contratação com nenhuma outra instituição, assumindo total responsabilidade quanto à legitimidade da operação, bem como pelas informações prestadas.

Previsão de embarque: __/__/____.

NCM: (Através do importa fácil é utilizado TSP?)

Atenciosamente,

(Identificar a assinatura com nome e CPF)

Muito obrigado.

Olá Fernando,

Fatura: sim, seria a proforma invoice, ou invoice

DI: o numero da DI/DSI será gerado após a sua mercadoria ter chegado no Brasil, quando for feito o registro da sua importação, portanto se no caso, se trata de um pagamento antecipado, você poderá fornecer posteriormente ao banco.

Drawback: é um regime aduaneiro que se trata de casos de importações de produtos, que após terem recebido alguma melhoria no Brasil, estes são exportados. (acredito que não seja o seu caso)

SWIFT: Seria o comprovante do depósito que será fornecido pelo proprio banco após efetuarem a transferência para o exterior, guarde este documento com carinho, rsrs.

Exportador: correto.

NCM: Sim, no caso de importação através do Importa fácil, se trata do TSP.

Espero ter lhe ajudado.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Fernando,

Fatura: sim, seria a proforma invoice, ou invoice

DI: o numero da DI/DSI será gerado após a sua mercadoria ter chegado no Brasil, quando for feito o registro da sua importação, portanto se no caso, se trata de um pagamento antecipado, você poderá fornecer posteriormente ao banco.

Drawback: é um regime aduaneiro que se trata de casos de importações de produtos, que após terem recebido alguma melhoria no Brasil, estes são exportados. (acredito que não seja o seu caso)

SWIFT: Seria o comprovante do depósito que será fornecido pelo proprio banco após efetuarem a transferência para o exterior, guarde este documento com carinho, rsrs.

Exportador: correto.

NCM: Sim, no caso de importação através do Importa fácil, se trata do TSP.

Espero ter lhe ajudado.

Primeiramente muito obrigado pela sua atenção Helo,

Mas este documento o gerente de cambio me solicitou antes de fazer a importação, pois o pagamento será antecipado, no lugar da DI preenchi com o numero do processo gerado no site do importa fácil, será que vai ocasionar algum problema?

mais uma vez obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

oi,quero importar para uso e como devo prosseguir,quero uma forma pra chegar mais rapido,e pagando claro os impostos um total de 500 reais o importa facil pode ultrapassar 35 dias?

Compartilhar este post

Link para o post

Sou MEI.

Achei interessante o sistema Importa Fácil e iria adquirir por mês por volta de US$500 em diferentes remessas de produtos de muito baixo custo, valor nada incompatível com a categoria. Porém, tenho uma dúvida, cuja resposta não achei em lugar nenhum.

O site do referido serviço dos correios informa que a PJ deve pagar o Imposto de Importação (de 60%), a tarifa aduaneira (R$150?) e o ICMS. Mas como sabem, o MEI já contribui com com um valor fixo e simbólico de ICMS todo mês. Logo, não somos isentos desta cobrança de ICMS na importação?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora