Ir para

* * - - - 1 Votos

Apresentação e informação

• Tópico fechado Fechado
6 replies to this topic

#1 karenchanan

Recém-chegado

• Membros
  • Pip
  • 3 Posts:
  • Estado:Paraná

Postou 18 setembro 2009 - 13:22

Boa tarde á todos,
Gostaria de me apresentar á todos meu nome é Karen, tenho 21 anos e moro em Curitiba.
Sou estudante de administração e estou pensando em começar a trabalhar por conta como despachante aduaneira.
só que não tenho muito conhecimento na área. Tenho pesquisado bastante, mas sempre fica aquela dúvida,
gostaria de saber se alguém tem ou já teve alguma experiência com essa área, mas trabalhando como autônomo/a.
Ficaria muito feliz em poder contar com outras experiências,
Desde já agradeço e fico no aguardo de um contato..

Obrigada,
Karen

#2 Cacá

Está sempre por aqui!

• Colaboradores
  • 71 Posts:
  • Twitter:@connectedbrazil
  • Estado:Rio Grande do Sul
  • Empresa:Connected Brazil International Business

Postou 18 setembro 2009 - 13:52

Boa tarde Karen

Seja bem vinda ao nosso siscomex.
Eu já trabalho como despachante autônomo há mais de 20 anos. Na verdade não sou despachante propriamente dito, mas como tenho vários clientes que dou assessoria, tanto na importação/exportação e vendas nas 2 áreas eu tenho parcerias com vários despachante no Brasil (são eles que realmente fazem o despacho), mas toda a tratativa e cobranças dos clientes são feitas por mim, logo eu na verdade sou cliente também desses despachantes.
Acho uma boa idéia você partir para esse fim, mas não só como despacho, mas dando toda a assessoria, no meu caso eu sou o "setor de comércio exterior das empresas". Isso funciona muito bem com empresas pequenas e médias que terceirizam sua área de comércio exterior.
Espero que você consiga o que pretendes e lhe desejo muita sorte
Abraço
Carlos santos
Carlos Santos

Imagem

e-mail: carlos@connectedbrazil.com
msn: carlos@connectedbrazil.com

Somos uma empresa sediada na cidade de Porto Alegre/RS, e empresa parceira em Dongguan, China. Trabalhamos como uma trading e agente de compras/negócios. Realizamos o desenvolvimento de produtos para empresas brasileiras que desejam encontrar soluções de suprimentos no mercado chinês. Nossa missão é ofertar preços competitivos e prover serviços de qualidade.

#3 Fernando M.

CEO

• Administradores
  • 685 Posts:
  • Twitter:@Martinewski

Postou 18 setembro 2009 - 14:06

Karen, também lhe desejo boas vindas! Espero que o fórum seja um ótimo recurso para seu crescimento profissional, caso entre realmente no mercado de comércio exterior.

É um ótimo mercado, com algumas necessidades específicas, como uma boa formação, pensamento global e idiomas, que diminuem bastante a quantidade de profissionais concorrentes. Como você quer ser autônoma, a concorrência é ainda mais feroz, já que sua competência é que trará e fidelizará novos clientes.

Ser apenas despachante aduaneiro te "trava" nesse mercado apenas. Você não consegue migrar para outros setores do comércio exterior tão facilmente. Como disse o Carlos, trabalhando como assessoria independente, você sempre terá a possibilidade de trabalhar com vendas, despacho, agenciamento de fretes, consultoria de processos, etc. Pequenas e microempresas têm dificuldade ($) em manter uma ou mais pessoas exclusivamente para tratar de comércio exterior e por esse motivo buscam assessoria externa.

Fernando M.

-- "Existem 10 tipos de pessoas no mundo: as que entendem binário e as que não entendem."

-- "Qualquer idéia boa que precise ser realizada imediatamente, acredite, não é uma idéia boa."

Ajude a manter o fórum e tenha benefícios! Veja os detalhes aqui.

Imagem

#4 Lana

Está sempre por aqui!

• Premium
  • 72 Posts:
  • Twitter:lanabandiera
  • Estado:São Paulo

Postou 18 setembro 2009 - 14:11

Boa Tarde Karen!!!

Meu nome é Lana e trabalho na área há quase 2 meses.
Tenho 21 anos(também!)e sou Consultora Comercial,o foco do meu trabalho é informar e facilitar a vida do profissional de Comércio Exterior(tanto empresas e seus dptos. quanto despachantes).Essa área é muito apaixonante,estou adorando.
Tenho disponível para enviar-lhe algumas ferramentas de uso diário para atuar na área.Trabalho com muitos despachantes,acho que irá lhe interessar.Por favor se quiser obter informações entre em contato pelo alananascimento@aduaneiras.com.br
Bom Fim de Semana!!! :blink:
Lana Bandiera
Consultora Comercial

#5 karenchanan

Recém-chegado

• Membros
  • Pip
  • 3 Posts:

Postou 18 setembro 2009 - 14:30

Fernando,

Agradeço muito pela sua atenção.
É, realmente eu tenho muito o que estudar e pesquisar sobre este tipo de trabalho ainda....
Como disse anteriormente, não tenho conhecimento nenhum na área ainda, pretendo estudar melhor e conhecer melhor tbm sobre esse mercado.
O meu curso de administração não é daqueles com habilitação em comercio exterior, talvez isso me prejudique um pouco.
preciso pesquisar sobre posição no mercado, salários, como está esse mercado aqui na minha cidade (Curitiba) e tudo mais...

obrigada por tudo, por todas as informações, pela sua ajuda querido..

Att,
Karen

#6 karenchanan

Recém-chegado

• Membros
  • Pip
  • 3 Posts:

Postou 18 setembro 2009 - 14:50

Oi Carlos,

Muito obrigada pela sua atenção,
fiquei surpresa e muito feliz com a rapidez no retorno..
Gostei da mensagem que me deixou, e realmente preciso de informações e sugestões de como entrar, como começar nesse mercado,
Se devo fazer algum curso adicional, além da administração que curso atualmente...
Como relatei anteriormente, não tenho conhecimento nenhum na área ainda.

Obrigado pela ajuda,

Karen

#7 Fernando M.

CEO

• Administradores
  • 685 Posts:
  • Twitter:@Martinewski

Postou 18 setembro 2009 - 22:16

Ver postkarenchanan, em 18 setembro 2009 - 14:50, disse:

Oi Carlos,

Muito obrigada pela sua atenção,
fiquei surpresa e muito feliz com a rapidez no retorno..
Gostei da mensagem que me deixou, e realmente preciso de informações e sugestões de como entrar, como começar nesse mercado,
Se devo fazer algum curso adicional, além da administração que curso atualmente...
Como relatei anteriormente, não tenho conhecimento nenhum na área ainda.

Obrigado pela ajuda,

Karen

Karen, o Banco do Brasil possui cursos rápidos (8h) específicos de comércio exterior. São vários cursos sobre diversos assuntos, como exportação em geral, cartas de crédito, drawback, etc. Entre em contato com o BB na sua cidade.

Fernando M.

-- "Existem 10 tipos de pessoas no mundo: as que entendem binário e as que não entendem."

-- "Qualquer idéia boa que precise ser realizada imediatamente, acredite, não é uma idéia boa."

Ajude a manter o fórum e tenha benefícios! Veja os detalhes aqui.

Imagem

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)