Jump to content
Siscomex - Comércio Exterior
DyegoVieira

Importação de Pessoa Física

Recommended Posts

Olá a todos, esse é meu primeiro post no fórum, localizei o mesmo ao procurar sobre assuntos de importação, porém ainda não achei algum site ou fórum que tivesse uma resposta para a minha principal dúvida.

Sei que ao importar produtos temos uma taxa de 60% sobre o valor da importação, porém gostaria de saber se uma pessoa física pode importar um lote de produtos ou se a receita iria barrar a importação, mesmo eu pagando o valor de 60%. Pergunto isso, pois sou técnico autônomo na área de Tecnologia da Informação e tenho muitos clientes que procuram por produtos mais baratos e ao procurar na internet achei empresas na China que vendem os mesmos por um preço muito interessante, mesmo pagando os 60% fica um valor bem abaixo do de mercado e o lucro pra mim seria bom.

É possível uma pessoa física, que trabalha como autônomo, importar produtos para revender? (Lembrando que estou ciente sobre as taxas que o governo cobra sobre as importações)

Desde já agradeço!

Diego,

O problema não é nem a alíquota que a pessoa física está sujeita e sim a destinação a ser dada a mercadoria (revenda), uma vez que é expressamente proibido a importação para revenda realizada por pessoa física.

Abaixo o destaque a norma administra que trata desta restrição:

PORTARIA SECEX Nº 25, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2008

DOU 28/11/2008

Dispõe sobre as operações de comércio exterior.

O SECRETÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 15 do Anexo I ao Decreto nº 6.209, de 18 de setembro de 2007, resolve:

Art 1º Consolidar, na forma desta Portaria, as normas e procedimentos aplicáveis às operações de comércio exterior.

CAPÍTULO I

IMPORTAÇÃO

Seção I

Registro de Importador