Ir para

- - - - -

Habilitação de usuário no Siscomex

• Responder
8 replies to this topic

#1 Fernando M.

CEO

• Administradores
  • 685 Posts:
  • Twitter:@Martinewski
  • Estado:Rio Grande do Sul

Postou 14 outubro 2009 - 16:13

Tenho que habilitar alguns funcionários no Siscomex para registro de REs de nossa empresa.

Quais os procedimentos usuais para habilitação destes funcionários?

Fernando M.

-- "Existem 10 tipos de pessoas no mundo: as que entendem binário e as que não entendem."

-- "Qualquer idéia boa que precise ser realizada imediatamente, acredite, não é uma idéia boa."

Ajude a manter o fórum e tenha benefícios! Veja os detalhes aqui.

Imagem

#2 nilo michetti

Frequentador

• Premium
  • 24 Posts:
  • Twitter:RTradeBrasil
  • Estado:São Paulo
  • Empresa:R Trade Assessoria e Logística Aduaneira Ltda.

Postou 16 outubro 2009 - 14:39

Ver postFernando M., em 14 outubro 2009 - 16:13, disse:

Tenho que habilitar alguns funcionários no Siscomex para registro de REs de nossa empresa.

Quais os procedimentos usuais para habilitação destes funcionários?

A Secretaria da Receita Federal mantem em seu site um Folder explicativo (passo a passo) com os detalhes a serem observados pelo representante legal da empresa junto ao siscomex-credenciamento para incluir, alterar ou excluir os representantes legais e/ou prepostos que atuarão no despacho aduaneiro da empresa.

Para baixar este folder, acesse: http://www.receita.f...atualizacao2009).doc
Nilo Michetti
Consultor em comércio exterior
R Trade Assessoria e Logística Aduaneira Ltda.
www.rtrade.com.br
Fone (19) 3875-2640
(19) 8123-9411 - cel.

#3 Fernando M.

CEO

• Administradores
  • 685 Posts:

Postou 16 outubro 2009 - 17:01

Ver postnilo michetti, em 16 outubro 2009 - 14:39, disse:

A Secretaria da Receita Federal mantem em seu site um Folder explicativo (passo a passo) com os detalhes a serem observados pelo representante legal da empresa junto ao siscomex-credenciamento para incluir, alterar ou excluir os representantes legais e/ou prepostos que atuarão no despacho aduaneiro da empresa.

Para baixar este folder, acesse: http://www.receita.f...izacao2009).doc

Obrigado Nilo!
Mas o folder explica sobre como utilizar o Radar. Talvez eu não tenha sido claro.

Tenho uma equipe no departamento de comércio exterior e precisamos habilitar 3 pessoas para poder fazer o registro de RE através do sistema que estamos implantando. Essas três pessoas são funcionários da empresa e serão representantes legais.

O que preciso saber são os procedimentos para cadastrar estas pessoas na Receita Federal (cadastro de senha para o CPF delas), para que assim possa cadastrá-las no Radar como representantes legais.

Fernando M.

-- "Existem 10 tipos de pessoas no mundo: as que entendem binário e as que não entendem."

-- "Qualquer idéia boa que precise ser realizada imediatamente, acredite, não é uma idéia boa."

Imagem

#4 nilo michetti

Frequentador

• Premium
  • 24 Posts:
  • Twitter:RTradeBrasil
  • Empresa:R Trade Assessoria e Logística Aduaneira Ltda.

Postou 16 outubro 2009 - 18:02

Ver postFernando M., em 16 outubro 2009 - 17:01, disse:

Obrigado Nilo!
Mas o folder explica sobre como utilizar o Radar. Talvez eu não tenha sido claro.

Tenho uma equipe no departamento de comércio exterior e precisamos habilitar 3 pessoas para poder fazer o registro de RE através do sistema que estamos implantando. Essas três pessoas são funcionários da empresa e serão representantes legais.

O que preciso saber são os procedimentos para cadastrar estas pessoas na Receita Federal (cadastro de senha para o CPF delas), para que assim possa cadastrá-las no Radar como representantes legais.

Entendi. Acho que estamos falando de "funcionários terceirizados" certo?

Se for isso mesmo (pessoa física sem vinculo empregatício com o importador/exportador) adianto que somente será possível habilitá-las caso estas pessoas detenham habilitação como Despachante Aduaneiro (onde bastará seguir as orientações daquele folder e cadastrar o "seu" Despachante Aduaneiro como "representante legal").

Agora se estas pessoas são funcionários da empresa (Celetista), além de cadastrá-lo no siscomex-credenciamento como "preposto da empresa" elas deverão ir até uma unidade da Receita Federal (que fiscalize operações aduaneiras) e solicitar uma senha específica de acesso ao siscomex perfil importador/exportador; Hipótese em que ao contrário da senha de um Despachante Aduaneiro, o acesso ao siscomex somente permitirá realizar operações desta empresa (empresa a qual se comprove manter o vínculo empregatício).

Espero ter esclarecido tua dúvida.
Nilo Michetti
Consultor em comércio exterior
R Trade Assessoria e Logística Aduaneira Ltda.
www.rtrade.com.br
Fone (19) 3875-2640
(19) 8123-9411 - cel.

#5 Fernando M.

CEO

• Administradores
  • 685 Posts:

Postou 16 outubro 2009 - 18:30

Ver postnilo michetti, em 16 outubro 2009 - 18:02, disse:

Entendi. Acho que estamos falando de "funcionários terceirizados" certo?

Se for isso mesmo (pessoa física sem vinculo empregatício com o importador/exportador) adianto que somente será possível habilitá-las caso estas pessoas detenham habilitação como Despachante Aduaneiro (onde bastará seguir as orientações daquele folder e cadastrar o "seu" Despachante Aduaneiro como "representante legal").

Agora se estas pessoas são funcionários da empresa (Celetista), além de cadastrá-lo no siscomex-credenciamento como "preposto da empresa" elas deverão ir até uma unidade da Receita Federal (que fiscalize operações aduaneiras) e solicitar uma senha específica de acesso ao siscomex perfil importador/exportador; Hipótese em que ao contrário da senha de um Despachante Aduaneiro, o acesso ao siscomex somente permitirá realizar operações desta empresa (empresa a qual se comprove manter o vínculo empregatício).

Espero ter esclarecido tua dúvida.

Nilo, muito obrigado pelo esclarecimento.
No meu caso são funcionários da empresa mesmo, e não terceirizados. Procederei da forma indicada.

Fernando M.

Imagem

#6 Pablo Serrano

Recém-chegado

• Membros
  • Pip
  • 2 Posts:
  • Estado:Rio Grande do Norte
  • Empresa:Dignitas Consultoria Empresarial

Postou 03 novembro 2009 - 20:59

Prezados,

Falando em Habilitação, estou precisando instalar os programas completo do Siscomex. Para isso precisaria instalar o emulador (no possivel sem custo)e os programas do siscomex importação. Poderiam indicar para mim como posso fazer para instalá-lo?

Obrigado!!
Pablo.

#7 Fernando M.

CEO

• Administradores
  • 685 Posts:

Postou 03 novembro 2009 - 21:27

Ver postPablo Serrano, em 03 novembro 2009 - 20:59, disse:

Prezados,

Falando em Habilitação, estou precisando instalar os programas completo do Siscomex. Para isso precisaria instalar o emulador (no possivel sem custo)e os programas do siscomex importação. Poderiam indicar para mim como posso fazer para instalá-lo?

Obrigado!!
Pablo.

Olá Pablo!
Eu não tenho como ajudar nessa situação por falta de conhecimento, mas talvez seja mais interessante e mais visível para outros usuários do fórum, criar um tópico com seu questionamento. É apenas uma sugestão. Espero que consiga a solução para seu questionamento! ;)

Fernando M.

Imagem

#8 telefone

Recém-chegado

• Membros
  • Pip
  • 1 Posts:
  • Empresa:Onix

Postou 10 novembro 2009 - 09:58

Pelo que entendi a empresa já esta habilitada no radar, então basta incluir os funcionários no radar e preencher o formulário ficha de cadastramento inicial e apresentar na R.F para quew a areceita faça a inclusão do perfil de usuário.

Arquivo(s) anexo(s)

#9 Fernando M.

CEO

• Administradores
  • 685 Posts:

Postou 10 novembro 2009 - 10:09

Ver posttelefone, em 10 novembro 2009 - 09:58, disse:

Pelo que entendi a empresa já esta habilitada no radar, então basta incluir os funcionários no radar e preencher o formulário ficha de cadastramento inicial e apresentar na R.F para quew a areceita faça a inclusão do perfil de usuário.

Obrigado pelo arquivo!

Fernando M.

Imagem

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)