Habilitação de usuário no Siscomex
Iniciado por Fernando M., Out 14 2009 16:13
8 replies to this topic
Postou 14 outubro 2009 - 16:13
Tenho que habilitar alguns funcionários no Siscomex para registro de REs de nossa empresa.
Quais os procedimentos usuais para habilitação destes funcionários?
Fernando M.
-- "Existem 10 tipos de pessoas no mundo: as que entendem binário e as que não entendem."
-- "Qualquer idéia boa que precise ser realizada imediatamente, acredite, não é uma idéia boa."
Ajude a manter o fórum e tenha benefícios! Veja os detalhes aqui.

Postou 16 outubro 2009 - 14:39
Fernando M., em 14 outubro 2009 - 16:13, disse:
Tenho que habilitar alguns funcionários no Siscomex para registro de REs de nossa empresa.
A Secretaria da Receita Federal mantem em seu site um Folder explicativo (passo a passo) com os detalhes a serem observados pelo representante legal da empresa junto ao siscomex-credenciamento para incluir, alterar ou excluir os representantes legais e/ou prepostos que atuarão no despacho aduaneiro da empresa.
Para baixar este folder, acesse: http://www.receita.f...atualizacao2009).doc
Nilo Michetti
Consultor em comércio exterior
R Trade Assessoria e Logística Aduaneira Ltda.
www.rtrade.com.br
Fone (19) 3875-2640
(19) 8123-9411 - cel.
www.rtrade.com.br
Fone (19) 3875-2640
(19) 8123-9411 - cel.
Postou 16 outubro 2009 - 17:01
nilo michetti, em 16 outubro 2009 - 14:39, disse:
A Secretaria da Receita Federal mantem em seu site um Folder explicativo (passo a passo) com os detalhes a serem observados pelo representante legal da empresa junto ao siscomex-credenciamento para incluir, alterar ou excluir os representantes legais e/ou prepostos que atuarão no despacho aduaneiro da empresa.
Para baixar este folder, acesse: http://www.receita.f...izacao2009).doc
Para baixar este folder, acesse: http://www.receita.f...izacao2009).doc
Obrigado Nilo!
Mas o folder explica sobre como utilizar o Radar. Talvez eu não tenha sido claro.
Tenho uma equipe no departamento de comércio exterior e precisamos habilitar 3 pessoas para poder fazer o registro de RE através do sistema que estamos implantando. Essas três pessoas são funcionários da empresa e serão representantes legais.
O que preciso saber são os procedimentos para cadastrar estas pessoas na Receita Federal (cadastro de senha para o CPF delas), para que assim possa cadastrá-las no Radar como representantes legais.
Fernando M.
-- "Existem 10 tipos de pessoas no mundo: as que entendem binário e as que não entendem."
-- "Qualquer idéia boa que precise ser realizada imediatamente, acredite, não é uma idéia boa."

Postou 16 outubro 2009 - 18:02
Fernando M., em 16 outubro 2009 - 17:01, disse:
Obrigado Nilo!
Mas o folder explica sobre como utilizar o Radar. Talvez eu não tenha sido claro.
Tenho uma equipe no departamento de comércio exterior e precisamos habilitar 3 pessoas para poder fazer o registro de RE através do sistema que estamos implantando. Essas três pessoas são funcionários da empresa e serão representantes legais.
O que preciso saber são os procedimentos para cadastrar estas pessoas na Receita Federal (cadastro de senha para o CPF delas), para que assim possa cadastrá-las no Radar como representantes legais.
Entendi. Acho que estamos falando de "funcionários terceirizados" certo?
Se for isso mesmo (pessoa física sem vinculo empregatício com o importador/exportador) adianto que somente será possível habilitá-las caso estas pessoas detenham habilitação como Despachante Aduaneiro (onde bastará seguir as orientações daquele folder e cadastrar o "seu" Despachante Aduaneiro como "representante legal").
Agora se estas pessoas são funcionários da empresa (Celetista), além de cadastrá-lo no siscomex-credenciamento como "preposto da empresa" elas deverão ir até uma unidade da Receita Federal (que fiscalize operações aduaneiras) e solicitar uma senha específica de acesso ao siscomex perfil importador/exportador; Hipótese em que ao contrário da senha de um Despachante Aduaneiro, o acesso ao siscomex somente permitirá realizar operações desta empresa (empresa a qual se comprove manter o vínculo empregatício).
Espero ter esclarecido tua dúvida.
- Fernando M. curtiu isso
- Curtir
Nilo Michetti
www.rtrade.com.br
Fone (19) 3875-2640
(19) 8123-9411 - cel.
www.rtrade.com.br
Fone (19) 3875-2640
(19) 8123-9411 - cel.
Postou 16 outubro 2009 - 18:30
nilo michetti, em 16 outubro 2009 - 18:02, disse:
Entendi. Acho que estamos falando de "funcionários terceirizados" certo?
Se for isso mesmo (pessoa física sem vinculo empregatício com o importador/exportador) adianto que somente será possível habilitá-las caso estas pessoas detenham habilitação como Despachante Aduaneiro (onde bastará seguir as orientações daquele folder e cadastrar o "seu" Despachante Aduaneiro como "representante legal").
Agora se estas pessoas são funcionários da empresa (Celetista), além de cadastrá-lo no siscomex-credenciamento como "preposto da empresa" elas deverão ir até uma unidade da Receita Federal (que fiscalize operações aduaneiras) e solicitar uma senha específica de acesso ao siscomex perfil importador/exportador; Hipótese em que ao contrário da senha de um Despachante Aduaneiro, o acesso ao siscomex somente permitirá realizar operações desta empresa (empresa a qual se comprove manter o vínculo empregatício).
Nilo, muito obrigado pelo esclarecimento.
No meu caso são funcionários da empresa mesmo, e não terceirizados. Procederei da forma indicada.
Fernando M.

Postou 03 novembro 2009 - 20:59
Prezados,
Falando em Habilitação, estou precisando instalar os programas completo do Siscomex. Para isso precisaria instalar o emulador (no possivel sem custo)e os programas do siscomex importação. Poderiam indicar para mim como posso fazer para instalá-lo?
Obrigado!!
Pablo.
Falando em Habilitação, estou precisando instalar os programas completo do Siscomex. Para isso precisaria instalar o emulador (no possivel sem custo)e os programas do siscomex importação. Poderiam indicar para mim como posso fazer para instalá-lo?
Obrigado!!
Pablo.
Postou 03 novembro 2009 - 21:27
Pablo Serrano, em 03 novembro 2009 - 20:59, disse:
Prezados,
Obrigado!!
Pablo.
Obrigado!!
Pablo.
Olá Pablo!
Eu não tenho como ajudar nessa situação por falta de conhecimento, mas talvez seja mais interessante e mais visível para outros usuários do fórum, criar um tópico com seu questionamento. É apenas uma sugestão. Espero que consiga a solução para seu questionamento!
- Curtir
Fernando M.

Postou 10 novembro 2009 - 09:58
Pelo que entendi a empresa já esta habilitada no radar, então basta incluir os funcionários no radar e preencher o formulário ficha de cadastramento inicial e apresentar na R.F para quew a areceita faça a inclusão do perfil de usuário.
Arquivo(s) anexo(s)
-
Ficha de cadastramento Inicial.doc (65,5K)
Número de downloads: 41
- Curtir
Postou 10 novembro 2009 - 10:09
telefone, em 10 novembro 2009 - 09:58, disse:
Pelo que entendi a empresa já esta habilitada no radar, então basta incluir os funcionários no radar e preencher o formulário ficha de cadastramento inicial e apresentar na R.F para quew a areceita faça a inclusão do perfil de usuário.
Obrigado pelo arquivo!
Fernando M.

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)