Jump to content
Siscomex - Comércio Exterior

Recommended Posts

Ola pessoal,

Segue abaixo algumas dicas básicas para quem deseja operar pelo Importa Fácil:

• Os correios podem apenas promover o despacho de mercadorias que não estão sujeitas a licença de importação
  • Os correios só fazem o despacho aduaneiro simplificado usando o regime de tributação simplificada (RTS) e a incidência de impostos será de  60% de Imposto de Importação + o ICMS (conforme cada estado)
  • Os impostos são cálculados sobre a base "CIF" , ou seja, valor da mercadoria + frete internacional + seguro internacional (quando este for contratado).

Cuidados que devem ser tomados para uma operação sem problemas:

• Pessoas físicas não  devem importar mercadorias com finalidade comercial (essa é clássica!)
  • Cuidado para não importar algum produto que necessite de  licença de importação
  • Instruir corretamente o  fornecedor para que o mesmo não envie a remessa por uma empresa na origem que não opere junto ao sistema dos Correios/Importa Fácil
  • Não importar acima do valor limite permitido (USD 3.000,00 - ou o equivalente em outra moeda -  considerando a base CIF, onde soma-se os valores de  Produto+Frete+Seguro
  • Solicitar a documentação correta que deve acompanha a remessa e servirá como base para instruir o despacho aduaneiro  (Commercial Invoice, Packing List)
  • Classificar corretamente a mercadoria, de acordo com a tabela TSP 

Abcs,

Olá Maicon,
Parabéns pelos seus esclarecimentos,

Sou vendedor no M.L e estou registrando o MEI, ( acredito que ainda neste mês se finalize o registro, está na parte da liberação do meu local como sede da empresa ), enfim..

Vamos ao que interessa: rsrsrsrs, se puderem me ajudar é claro.

Pretendo iniciar minhas importações legais com valor não muito alto,  algo em torno de 2 mil reais para cada produto ( vendedor , importação ).

Já li muito a respeito, participo de alguns canais no youtube, etc, mas queria a ajuda dos srs. para me definir tão logo saia o meu cnpj qual rumo tomarei

na minha primeira importação.

Vi duas possibilidades ( para esses valores baixos que pretendo importar )

Uma deias seria a importação por FEDEX e outra seria a importação por Importa facil

Gostaria de saber, o que me aconselham ? 

Li que a fedex cobra em torno de 40 a 60 reais de taxa de desembaraço mas os correios não achei a informação de quanto cobram.

Li também que o imposto será sempre o mesmo ( 60% mais ICMS ) no meu caso, como seriei MEI então pago só ICMS na entrada ( nao pagarei ICMS na emissão das notas de saida dos produtos ).

Gostaria de saber o que vocês veem como possibilidade melhor, ( comprarei de um vendedor através do alibaba na minha primeira importação ), só não sei o que me sairá mais barato, se é a FEDEX ou o Importa fácil.

OBS: não considerem a entrega rápida da fedex, não tenho pressa, procuro o menor custo para poder ter uma margem maior de lucro no produto, porque sei que será apertada, devido a importação ser de quantidade pequena.

Abraços e eu aguardo, com ansiedade o comentario dos amigos aqui do FORUM !

Evandro 
CHAPECÓ - SC

Edited by Evandro_Chapeco