Ir para


- - - - -

Empresas querem recriar Mercosul


  • Responder
6 replies to this topic

#1 Lana

    Está sempre por aqui!

  • Premium
  • 72 Posts:
  • Twitter:lanabandiera
  • Estado:São Paulo
  • Cidade:São Paulo

Postou 03 novembro 2009 - 11:43

"O setor privado está "cansado" do Mercosul e pede a "reinvenção" do projeto de integração regional. Uma alternativa que volta a ganhar força é dar um passo atrás e transformar o bloco de união aduaneira em área de livre comércio. Na área de livre comércio, não existem tarifas entre os países. Por ser uma união aduaneira, o Mercosul tem que adotar também uma Tarifa Externa Comum (TEC) para importação de produtos de terceiros países e é obrigado a negociar acordos em conjunto.

A mudança liberaria o Brasil para fechar, sozinho, acordos bilaterais como blocos importantes, como, por exemplo, a União Europeia, cujas negociações com o Mercosul serão retomadas na quarta-feira (4/11) em Lisboa. Para os empresários, o conflito com a Argentina - que paralisou caminhões na fronteira - e a entrada da Venezuela no Mercosul - que ficou mais próxima com a aprovação pela Comissão de Relações Exteriores do Senado - deixa o bloco mais fragilizado nas negociações.

"Não podemos ficar amarrados ao protecionismo da Argentina. Sou a favor de dar um passo atrás e reinventar o Mercosul como área de livre comércio", defende o diretor de comércio exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Roberto Giannetti da Fonseca. "Que união aduaneira é essa? Está permitindo desvio de comércio para os chineses", diz o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Aguinaldo Silva. "Não é uma questão de desprezar o Mercosul, mas saber se funciona."

O desvio de comércio a favor da China, provocado pelas licenças não automáticas da Argentina, foi a gota d'água para a paciência dos empresários. A avaliação é que o Brasil só fica com o ônus da união aduaneira, mas não aproveita os benefícios. A admissão da Venezuela é mais um fator que complica as negociações com outros países, porque o presidente Hugo Chávez é contra acordos bilaterais. Para Lúcia Maduro, economista da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Venezuela deixa o Mercosul mais "complexo" e "paralisado".

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato, também apoia a transformação do Mercosul em área de livre comércio. Os celulares estão sob ameaça de mais impostos na Argentina. "A indústria brasileira não tem solicitado o mesmo nível de proteção dos argentinos", disse. Um dos motivos que ajuda a explicar o desinteresse dos empresários pelo Mercosul é que o bloco perdeu importância nas exportações brasileiras, por conta das barreiras argentinas e da diversificação de clientes. Em 1998, Argentina, Uruguai e Paraguai absorviam 17,4% das vendas do Brasil. No ano passado, esse porcentual caiu para 11%. De janeiro a setembro, por conta da crise, estava em 9,3%.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), Sérgio Amaral, ressalta que o momento das duas economias é de "profundo descompasso". Enquanto o Brasil atrai investimentos e acumula reservas, a Argentina enfrentar escassez de divisas. Para os empresários, o Mercosul chega mais fraco para a reunião com a UE. Uma das exigências dos europeus é a livre circulação de produtos no bloco, que está em risco com as licenças adotadas por Argentina e Brasil. Os argentinos bloquearam a última tentativa de acordo com a UE, ao resistir a abrir o mercado automotivo. O país também não apoiou a conclusão da Rodada Doha, da Organização Mundial de Comércio."



Fonte: Diário do Comércio/ADUANEIRAS

RECRIAR NEM TANTO, MAS, REAVALIAR E RECONSTITUIR TUDO COM RELAÇÃO AO MERCOSUL, SIM.TEMOS DE SEMPRE NOS ATUALIZAR,RENOVAR...ACHO QUE O MERCOSUL TAMBÉM...
;)
Lana Bandiera
Consultora Comercial

#2 Fernando M.

    CEO

  • Administradores
  • 685 Posts:
  • Twitter:@Martinewski
  • Estado:Rio Grande do Sul
  • Cidade:Porto Alegre

Postou 04 novembro 2009 - 09:07

Lana, como já debatido aqui no fórum algumas vezes, o Mercosul realmente tem se mostrado ineficiente em sua proposta original. A impressão que tenho, é que deram o empurrão inicial e esperaram que o bloco se ajustasse com o tempo. Mas esse tipo de coisa não funciona assim. Deve ser trabalhado continuamente, com metas e prazos definidos.

Para o Brasil, neste momento, o Mercosul me parece ter mais contras que prós, pois o principal parceiro (Argentina) dentro do continente está agindo unilateralmente e contra o que se espera de um parceiro, levantando barreiras contra produtos brasileiros e - inacreditável - liberando produtos chineses!

Não sei como funciona para terminar um Mercado Comum, já que "recriar" o Mercosul é impossível. Ainda assim, não parece ser um dos objetivos do país, já que aceitamos a entrada da Venezuela no grupo.

Vale a pena dar uma lida nesse artigo da VEJA: http://tiny.cc/Q1H5c


Fernando M.

-- "Existem 10 tipos de pessoas no mundo: as que entendem binário e as que não entendem."

-- "Qualquer idéia boa que precise ser realizada imediatamente, acredite, não é uma idéia boa."





Ajude a manter o fórum e tenha benefícios! Veja os detalhes aqui.

Imagem





#3 Lana

    Está sempre por aqui!

  • Premium
  • 72 Posts:
  • Twitter:lanabandiera
  • Estado:São Paulo
  • Cidade:São Paulo

Postou 11 novembro 2009 - 10:03

Gostei do artigo que estava anexado...não conhecia aquele blog!
Realmente concordo que se forem recriar é capaz de sair algo pior ainda...mas como sou iniciante e um pouco leiga,vejo que não tem futuro tais intenções.
A cada passo que dão para "arrumar" o barraco do Mercosul pioram mais...e se deixarem a coisa degringolar, o que será da economia Latina/
O que vc acha Fernando/
;)
Lana Bandiera
Consultora Comercial

#4 Fernando M.

    CEO

  • Administradores
  • 685 Posts:
  • Twitter:@Martinewski
  • Estado:Rio Grande do Sul
  • Cidade:Porto Alegre

Postou 11 novembro 2009 - 10:39

Eu acho que o governo brasileiro não tem intenção alguma de reformar ou recriar o Mercosul. Parece que quem controla isso, não tem a mínima noção de como funcionam as coisas.

Em um dos últimos episódios do programa CQC o repórter Danilo Gentili esteve no Congresso, após a aprovação da indicação brasileira da Venezuela para o Mercosul. Esta indicação foi aprovada pelo próprio Congresso, em votação. O repórter questionou diversos deputados federais e senadores, sobre "qual país foi indicado pelo Brasil para entrada no Mercosul".

Foi surpreendente ver senadores e deputados federais não saberem o que eles próprios votaram! Para você ver como estão interessados nos temas votados. Mais incrível ainda é ver isso em um assunto tão importante para a economia do país!

Mas como já sabemos, quem vota nestas pessoas? Somos nós mesmos! E você, sabe o quanto seu deputado federal ou senador tem de conhecimento? Eu não sei. Sei as propostas que eles tinham em época de eleição, mas não sei se têm conhecimento para outros assuntos. E é esse grupo que toma decisões por nós.

Isso também não é exclusividade brasileira. Alguns meses atrás um senador americano (não que os EUA sejam modelo para tudo, mas é a coincidência do exemplo) fez um projeto de lei onde ele, e apenas ele, teria autorização para portar e consumir maconha em qualquer quantidade e em qualquer local. Claro que o objetivo dele - foi o que ele disse - não era o de usar a droga, mas sim de mostrar o quanto é falho o sistema. O Congresso americano aprovou o projeto de lei, e Barack Obama sancionou-a. Portanto, hoje um único cidadão americano pode a qualquer momento possuir a quantidade que desejar de maconha, para o objetivo que quiser, sem estar infringindo qualquer lei. Você acredita que alguém leu esse projeto de lei? Que nada! Simplesmente votaram qualquer coisa e Obama assinou sem ver o que era!

Então acho que o que falta para nós são realmente governantes competentes, para "comandarem o barco" corretamente. Somente após isso é que conseguiremos um Mercosul adequado às necessidades da economia brasileira. Enquanto isso, vamos com eles votando como se estivessem em um show de calouros.



Fernando M.

-- "Existem 10 tipos de pessoas no mundo: as que entendem binário e as que não entendem."

-- "Qualquer idéia boa que precise ser realizada imediatamente, acredite, não é uma idéia boa."





Ajude a manter o fórum e tenha benefícios! Veja os detalhes aqui.

Imagem





#5 Lana

    Está sempre por aqui!

  • Premium
  • 72 Posts:
  • Twitter:lanabandiera
  • Estado:São Paulo
  • Cidade:São Paulo

Postou 11 novembro 2009 - 11:11

Com certeza...
Com relação ao senado os caras jogam a caca no ventilador e que se dane quem vai ficar sujo!!!
Acho que falaram em recriar por que querem mudar coisas imutáveis no nosso país.
Eu sinto orgulho de votar NULO e de sempre ter uma desculpa para JUSTIFICAR minha ausência nas eleições.
Nunca fiquei satisfeita com nada em relação a justiça neste país.Se não consigo mudar prefiro ficar de longe vendo o povo se matar.
Cadê os "caras pintadas",os revolucionários que arrancavam os pilantras do governo,manifestações em prol do povo....
Acho que o comodismo tomou conta...
E acho que também faço parte dele....
<_<
Lana Bandiera
Consultora Comercial

#6 Fernando M.

    CEO

  • Administradores
  • 685 Posts:
  • Twitter:@Martinewski
  • Estado:Rio Grande do Sul
  • Cidade:Porto Alegre

Postou 11 novembro 2009 - 12:12

Esse pessoal é filiado ao PT ou PCdoB e agora têm de ficar quietinhos porque os ídolos deles são os que estão fazendo boa parte da sujeira. Agora é pouca coisa. Tudo é justificável agora ou os governos anteriores eram piores e por isso o atual pode fazer porcaria também.


Fernando M.

-- "Existem 10 tipos de pessoas no mundo: as que entendem binário e as que não entendem."

-- "Qualquer idéia boa que precise ser realizada imediatamente, acredite, não é uma idéia boa."





Ajude a manter o fórum e tenha benefícios! Veja os detalhes aqui.

Imagem





#7 Lana

    Está sempre por aqui!

  • Premium
  • 72 Posts:
  • Twitter:lanabandiera
  • Estado:São Paulo
  • Cidade:São Paulo

Postou 13 novembro 2009 - 16:24

Rsrsrs...pois é Fernando.
Quando será que teremos a ORDEM e PROGRESSO descrita e escrita em nossa bandeira....
;)
Lana Bandiera
Consultora Comercial





1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)