Jump to content
Siscomex - Comércio Exterior
KatiaRB

Nota Retorno de Exportação CFOP 7949

Recommended Posts

Boa tarde,

Emitida NF com CFOP 7949, para enviar amostras ao exterior. Porém a transportadora foi alterada, e o prazo para cancelar a NF de 24 horas expirou.

Neste caso, a mercadoria nem chegou a sair do país e precisamos de alguma forma cancelar a nota ou efetuar a devolução dela, para posteriormente fazer uma nova nota, dessa vez com a transportadora correta.

Dúvida: a contabilidade orientou utilizar o CFOP 3949. Porém na transmissão da nota ocorre erro indicando que para esse CFOP é necessário o número da Declaração de Importação. Porém, não existe uma DI de algo que nem chegou a sair do país. Tentamos deixar o campo zerado e também não aceitou.

Alguém já fez procedimento similar? Como podemos resolver?

Obrigada pelo retorno Maicon.

Então, essa opção nossa contabilidade sugeriu. Porém, futuramente teremos novos envios ao exterior, dessa vez como venda, e, minha preocupação será, caso a nota esteja feita e por algum motivo essa mercadoria não seja exportada, não por divergências na nota, mas por algum outro motivo diferente, algum desentendimento entre comprador e vendedor, ou outra situação qualquer que não permita ajustar dados da nota, mas que obrigatoriamente tenha que ser lançada a entrada dessa mercadoria. Acredito que seja difícil ocorrer algo assim, mas ocorrendo, precisaremos saber qual a forma correta de fazer.

Neste caso, a nota precisará ser retornada, porque ocorreu uma saída de estoque, e posteriormente um retorno ao estoque, sem que a mercadoria tenha sido exportada de fato. 

Logo, penso que deve existir alguma maneira fiscalmente correta de efetuar essa entrada, esse retorno. Ao citar esse exemplo à nossa contabilidade, até o momento, eles não souberam me indicar qual procedimento adotar e iriam pesquisar.

Se tiver mais alguma ideia, por favor me informe.

Agradeço novamente pelo retorno, algumas informações acredito que só conseguimos conversando com que já viu ou já fez, neste caso, eu fiz algumas pesquisas, mas não encontrei nada até o momento.