Jump to content
Siscomex - Comércio Exterior

Recommended Posts

Olá a todos.

Sou MEI da cidade de São Paulo. Compro vestidos infantis para revenda e  vou revender para Portugal, para uma pessoa revender lá. Como nunca exportei estou cheia de dúvidas de principiante. (Exportarei 20 vestidos inicialmente, peso aproximado de 5kg)

- Posso emitir Nota fiscal com o Alvará provisório? (trabalho online da minha casa)

- Enviando pelo Exporta fácil dos correios é necessário o cadastro no Siscomex? (Entendi que o próprio correio fará este cadastro, correto?)

- Como preencher o local de embarque na NFe e Invoice mandando pelos correios de SP?

-  O valor da NF é preenchido em Reais?

- Qual a melhor forma de receber o pagamento do meu cliente?

- Este tipo de Exportação (Compro e revendo) é caracterizada como direta ou indireta?

Agradeço a quem puder me ajudar!

- Posso emitir Nota fiscal com o Alvará provisório? (trabalho online da minha casa)

Resposta: Existem tipos diferentes de Notas Fiscais. Sendo gerada a NF de venda para o exterior pode ser com o alvará provisório.

A Nota Fiscal de venda para o exterior tem algumas peculiaridades que você deve observar no momento de sua geração.

Resumidamente:

• a) Cliente final precisa estar localizado em uma cidade do Exterior. Município: EX
  • b) diferenciação nos impostos - Imunidade de ICMS e IPI além de isenção de PIS e COFINS
  • c) CFOP deve iniciar em "7" exemplo: 7.102. (no seu caso)

- Enviando pelo Exporta fácil dos correios é necessário o cadastro no Siscomex? (Entendi que o próprio correio fará este cadastro, correto?)

Resposta: As exportações cursadas pelo Exporta Fácil não necessitam de cadastro no SISCOMEX. Basta um CNPJ ativo.

http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/aduaneira/manuais/habilitacao/Pessoa-Juridica/Operacoes-Dispensadas

- Como preencher o local de embarque na NFe e Invoice mandando pelos correios de SP?

Resposta: Todas as exportações dos Correios tem como local de embarque o Aeroporto Internacional de Guarulhos

-  O valor da NF é preenchido em Reais?

Resposta: Com respeito à Nota Fiscal, documento exigido para que a mercadoria possa ser movimentada no território nacional, até seu efetivo desembaraço e embarque para o exterior, esta deverá ter seu valor expresso em moeda nacional (reais)

- Qual a melhor forma de receber o pagamento do meu cliente?

Resposta: Nem sempre é possível mas numa primeira exportação o ideal é que você receba o pagamento de forma antecipada ao embarque da mercadoria.

Você pode receber o valor referente às suas exportações:

• mediante crédito do correspondente valor em conta no exterior mantida em banco pelo próprio exportador;
  • mediante crédito em conta mantida no exterior por banco autorizado a operar no mercado de câmbio no País;
  • por meio de transferência internacional em reais, aí incluídas as ordens de pagamento oriundas do exterior em moeda nacional;
  • por meio de cartão de uso internacional, emitido no exterior;
  • por meio de vale postal internacional, nas operações até o valor equivalente a US$ 50 mil, observada a regulamentação dos Correios;
  • em espécie, observada a regulamentação específica;
  • por meio de empresa facilitadora de pagamentos internacionais domiciliada no País. Nesses casos, o exportador receberá os recursos em reais, mediante crédito à conta de depósito do exportador ou em cartão de crédito de sua titularidade.

https://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/expImp.asp#2

- Este tipo de Exportação (Compro e revendo) é caracterizada como direta ou indireta?

Resposta: Direta. Seria uma exportação indireta se o produto fosse vendido por você a uma empresa habilitada a exportar (Ex: trading companies ou empresas comerciais exportadoras) que seriam as responsáveis pela exportação. 

Boa tarde,

Fernanda, caso tenha interesse em tornar estas vendas em realidade, podemos ajuda-la com auxilio em toda assessoria e consultoria.

Estou à disposição nos contatos abaixo.

Rafael Faria

Sales Import/export

rafael_faria@ymail.com

11 99785-8030