Jump to content
Siscomex - Comércio Exterior
Victorstu

Importação de perfumes

Recommended Posts

Caros amigos,

Sou novo no fórum, e gostaria de saber se algum de vocês poderia me ajudar com relação as exigências governamentais envolvidas na importação de perfumes.

Lembrando que já possuo habilitação no RADAR da RFB, e na ANVISA respectivamente.

Há alguma exigência além destas? como algum tipo de selo ou autorização?

é necessaria a emissão de Licensa de Importação prévia ao embarque?

Desde já agradeço a atenção, e conto com vossa compreensão.

Obrigado,

Victor

Caros amigos,

Sou novo no fórum, e gostaria de saber se algum de vocês poderia me ajudar com relação as exigências governamentais envolvidas na importação de perfumes.

Lembrando que já possuo habilitação no RADAR da RFB, e na ANVISA respectivamente.

Há alguma exigência além destas? como algum tipo de selo ou autorização?

é necessaria a emissão de Licensa de Importação prévia ao embarque?

Desde já agradeço a atenção, e conto com vossa compreensão.

Obrigado,

Victor

Olá

Vai importar de forma normal ?

Se sim, terá que fazer a licença antes de importar.

Não precisa ter selo algum, só a autorização da ANVISA.

Victor, bom dia!

Só para acrescentar, todas as embalagens tem que vir devidamente etiquetadas em português, se puder manter esse patrão não terá problemas com a RF e a Anvisa.

Atenciosamente,

Marcos Rodrigues.

Pessoal,

Aproveitando a pergunta sobre importação de perfumes/cosméticos.

Nosso amigo disse que já possui registro na ANVISA. Vocês poderiam me fornecer alguns detalhes sobre quais são esses registros e como conseguir? Li muita coisa, mas pouca de qualidade. Há pessoas dizendo que é inviável uma empresa de pequeno porte importação cosméticos e perfumes devido aos complexos trâmite e altos custos dos registros.

Obrigado!

Pessoal,

Aproveitando a pergunta sobre importação de perfumes/cosméticos.

Nosso amigo disse que já possui registro na ANVISA. Vocês poderiam me fornecer alguns detalhes sobre quais são esses registros e como conseguir? Li muita coisa, mas pouca de qualidade. Há pessoas dizendo que é inviável uma empresa de pequeno porte importação cosméticos e perfumes devido aos complexos trâmite e altos custos dos registros.

Obrigado!

Fabio, já falou com a própria Anvisa para obter estas informações?

Victor, bom dia!

Só para acrescentar, todas as embalagens tem que vir devidamente etiquetadas em português, se puder manter esse patrão não terá problemas com a RF e a Anvisa.

Atenciosamente,

Marcos Rodrigues.

obrigatoriamente tem que vir em portugues? Não pode etiquetar aqui no brasil no momento do desembaraço? Obg

Olá Todos!

Estas regras são validas também para COSMÉTICOS (apenas autorização da ANVISA)? É a propria agencia sanitaria quem fornece as LI's?

Obrigado

Wilson

eu tb estou com mtas dúvidas a respetio de importação ...

na vdd qto mais eu leio mais fico confusa...

Gostaria de importas perfumes tb

mas pelo jeito

para pequenos empreendedores não é viável.

Não por onde devo começar;;;

trabalho com empresas q já me vendem o produto aqui no país

mas acho o preço muito muito caro

estava pensando em eu mesma fazer o contato com as empresas lá fora e trazer os perfumes pra cá

mas estou perdida até por onde devo começar!

Preciso da ajuda de voês...

grata!

eu tb estou com mtas dúvidas a respetio de importação ...

na vdd qto mais eu leio mais fico confusa...

Gostaria de importas perfumes tb

mas pelo jeito

para pequenos empreendedores não é viável.

Não por onde devo começar;;;

trabalho com empresas q já me vendem o produto aqui no país

mas acho o preço muito muito caro

estava pensando em eu mesma fazer o contato com as empresas lá fora e trazer os perfumes pra cá

mas estou perdida até por onde devo começar!

Preciso da ajuda de voês...

grata!

Suellen, a primeira coisa a fazer é contatar a ANVISA para saber todas as exigências e detalhes de importação deste tipo de produto. Se conseguir atendê-las, então dê prosseguimento ao restante da análise de importação.

Boa sorte.

Prezados colegas,

O Ministério da Saúde controla a fabricação e a importação de todos os produtos cosméticos, no Brasil. A intenção do controle sobre os cosméticos é garantir a segurança e a qualidade do produto para proteger a saúde das pessoas.

Para que a empresa possa importar produtos para saúde, cosméticos e saneantes, deverá solicitar uma autorização de funcionamento (AFE) que é concedida de acordo com as atividades da empresa. A atividade de importação tem como atividade inerentes a armazenagem e expedição. A empresa deverá pedir autorização para ambas atividades.

Alguns produtos cosméticos precisam ser registrados, outros notificados e outros devem ser apenas comunicados, de acordo com a finalidade de uso e o risco que eles podem oferecer à saúde da população. Existem normas técnicas específicas para cada tipo de produto que precisam ser observadas para que a empresa consiga um registro, uma notificação ou uma comunicação prévia junto à Anvisa. Essas normas poderão ser consultadas no site www.anvisa.gov.br

Os produtos sujeitos ao registro possuem um maior risco e são classificados em grau de risco 2. Por isso, antes da concessão do registro, as empresas deverão apresentar os documentos exigidos na legislação, que são conferidos e analisados tecnicamente pela Anvisa.

Adicionalmente há regras gerais para rotulagem. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, todo rótulo de produto deve prover ao consumidor com correta, clara, precisa e facilmente legível informação em português sobre a qualidade, quantidade, preço, garantia, validade, origem e riscos do produto a saúde e segurança do consumidor. Produtos importados devem realizar uma tradução para o português destas informações. Requerimentos específicos de rotulagem são encontrados na Resolução 211/05.Rótulos de produtos devem indicar o nome e o endereço do escritório registrado do fabricante ou importador (ou a pessoa responsável por comercializar o produto cosmético).

Caberá ao importador e/ou detentor da regularização do produto a obrigação pelo cumprimento e observância das normas regulamentares e legais, medidas, formalidades e exigências ao processo administrativo de importação, em todas as suas etapas, desde o embarque no exterior até a liberação sanitária no território nacional.

Estas importações estão sujeitas ao registro de Licenciamento de Importação no SISCOMEX, submetendo-se à fiscalização pela autoridade sanitária antes de seu desembaraço aduaneiro.

Por fim, cabe destacar que em alguns casos as marcas possuem representantes exclusivos no Brasil. A importação sem a autorização do fabricante ou representante poderá ser vedada.

Como toda importação, em muitos casos os custos fixos acabam inviabilizando a operação. Além disto haverá custos extras com a documentação na Anvisa. A pergunta a se fazer neste momento é o motivo pelo qual poucas empresas fazem a importação de cosméticos no Brasil. A resposta pode estar na burocracia e custos. Há muitas barreiras para entrada neste segmento apesar das inúmeras oportunidades comerciais.

Atenciosamente,

Equipe IBSolutions – Soluções em Comércio Internacional

• Like 1

nossa... é muito burocrático... por trading seria um pouco mais fácil pelo que percebi...

mas não sei se a relação custo x benefício compensaria..

obrigada pelas informações gente!

Alem de ser burocratico, a ANVISA parece ser uma dos orgoes mais corruptos do governo.

Empresas, especialmente farmaceuticas, acabam de pagar propina para que as licenças saem.

Ja eh difiicil sem, imagina ainda depender de um orgao como este para importar.....

Ai fica mais evidente que as importadoras fazem a festa para revender os produtos.