Jump to content
Siscomex - Comércio Exterior
helderlima

Estou começando a importar e tenho muitas dúvidas - Alguém me ajude, por favor!!!

Recommended Posts

Estou começando a importar produtos para minha loja recém-criada e estou enfrentando uma série de dúvidas e dificuldades.

Para facilitar um pouco, pretendo usar o Importa Fácil por enquanto.

Se alguém puder ajudar respondendo às perguntas a seguir, eu agradeço!

1- Quero importar, dentre outras coisas, bolsas de mulheres (dessas normais, que se usa no colo, marcas conhecidas e material sintético, nada de couro). Mas pelo que vi no Simulador de Importação no site da Receita, parece que é necessária a anuência do DECEX. É isso mesmo? Não consigo acreditar que uma mercadoria tão inofensiva precisa de autorização prévia para importação. Ou estou usando o NCM errado? Qual código vocês sugerem?

2- Aliás, no Importa Fácil se usa TSP (Tabela Simplificada de Designação e de Codificação de produtos), ao invés de NCM. Então neste caso se aplicam as mesmas restrições de licenciamento contidas na tabela de NCM? Ou existe uma tabela específica listando as hipóteses de necessidade de licenciamento para TSP? Se existir, alguém pode me enviar?

3- Antes de criar a pessoa jurídica, comprei alguns produtos com meu cartão de crédito pessoa física. Tem algum problema se a PJ importar tais produtos (para revenda) utilizado o Importa Fácil? Como o fiscal vai saber a forma que utilizei para pagar os produtos? Se tiver problema, o que pode acontecer? Pagar multa? De quanto? Tem como eu (pessoa física) fazer algum documento para transferir a propriedade desses bens para a pessoa jurídica, a fim de regularizar a situação?

4- Utilizando o Importa Fácil, o fornecedor deve colocar o nome "Importa Fácil" e o número do procedimento no local do Destinatário, no pacote? E onde vai meu endereço, onde a mercadoria deve ser entregue ao final?

Edited by helderlima
  • Like 1