Jump to content
Siscomex - Comércio Exterior
Sussu

Rateio do frete em uma nota de entrada (importação)

Recommended Posts

Prezados, bom dia!

Gostaria de me desculpar pois não entendo de importação e seus cálculos mas estou procurando aprender. Preciso de uma ajuda quanto o calculo de rateio do frete em uma adição. Possuo um sistema ERP que está realizando o calculo do rateio do frete pegando o peso liquido da adição e calculando em cima do peso total liquido da DI. Exemplo:

Peso liquido total da adição: 4.000,00000 Peso liquido da adição: 3.193,00000

Calculando: 3193/4000*100= 79,825

Entretanto, um funcionário que se diz entendedor de importação informou categoricamente que este calculo está errado. O correto seria pelo valor do frete e capatazia. Exem´plo

Peso liquido da adição: 3.193,00000 Frete: 3.600,00 Capatazia: 439,81 (estes valores em dolar, totalizando 4039,81)

Calculando: 3193/4039,81*100= 79,04

Mas não estou encontrando nada que informe que o calculo do meu colega está certo. E ao verificar com o suporte do software me informam que o calculo deles está correto. Preciso de help urgente pois o "sabe tudo" está colocando em dúvida todo o calculo realizado pelo software.

Desde já agradeço!

Boa tarde,

Cada sistema ERP possui uma PRÉdefinição em suas configurações para o rateio tanto do frete como do seguro e demais acréscimos da DI para cada adição.

Vá nas configurações do seu sistema e veja como esta definido.

Porem existe tbm a forma de criar a DI diretamente no siscomex, e dessa forma vc teria que fazer o rateio manualmente. Cada despachante utiliza um método para rateio, porem em sua maioria assim como eu faço pelo peso.

Se precisar de qualquer ajuda estou a disposição.

Abraços e bons negócios,

Olá. No meu entendimento e experiência, no FRETE vai apenas o frete mesmo.

A capatazia (THC) entra nas "despesas de qualquer parcela".

Atenciosamente,

Fernando Martinewski

Bom Dia!

Agradeço pelas respostas.

Nesse caso, o meu sistema ERP está fazendo o calculo correto, ou seja, rateio do frete pegando peso liquido da adição com o peso total da da DI??

Bom Dia!

Agradeço pelas respostas.

Nesse caso, o meu sistema ERP está fazendo o calculo correto, ou seja, rateio do frete pegando peso liquido da adição com o peso total da da DI??

No meu entendimento, sim.

Mas não esqueça que cada unidade da Receita Federal (ou até mesmo cada fiscal) pode requerer de uma forma diferente. No Brasil é assim que funciona, infelizmente.